Pronunciamento

Marcos Vieira - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/02/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, membros da Mesa Diretora, sras. deputadas e srs. deputados, estou orgulhoso pela conquista da confiança de milhares de catarinenses que me levou a obtenção desse mandato. Estou nesta data presente ocupando a tribuna da Assembléia Legislativa de Santa Catarina pela primeira vez, em razão desse mandato conquistado pelo Partido da Social Democracia Brasileira.
Quando digo pela dupla responsabilidade é em razão de, primeiro, ser deputado do PSDB, um partido com uma estrutura forte em Santa Catarina, constando em seus quadros mais de 85 mil filiados, e, segundo, por pertencer a uma bancada de deputados experientes, já detentores de vários mandatos, deputados esses que já desempenharam nesta Casa diversas funções: o deputado Jorginho Mello, que já foi líder da minha bancada por várias vezes e, por último, ocupou a Presidência da CCJ; o deputado Gilmar Knaesel, que já foi presidente desta Casa e parte para o seu quinto mandato; o deputado Dado Cherem, que chega a esta Casa para cumprir o seu segundo mandato e passa a reocupar a pasta da Saúde, sendo que em seu lugar haverá de estar aqui, talvez na semana que vem, o eminente deputado Serafim Venzon; e o deputado Clésio Salvaro, que também por vários mandatos já se fez presente nesta Casa, que até há pouco tempo exerceu a liderança do meu partido, e que agora, com muito orgulho, exerce a primeira-vice-liderança desta Casa.
Fazendo um pequeno parêntese, sr. presidente, gostaria de dizer que v.exa. tem dado uma demonstração de força nesta Casa porque a república de Criciúma se faz fortemente presente na Mesa Diretora, com v.exa. presidindo-a, com o deputado Clésio Salvaro como primeiro-vice-presidente e com o deputado Valmir Comin como segundo-secretário, sendo praticamente a metade da composição da Mesa Diretora.
Além desses deputados, temos ainda na nossa bancada o eminente deputado Nilson Gonçalves, campeão de votos do PSDB na eleição passada e que, por certo, será um dos líderes do PSDB que colocará seu nome à disposição para o pleito que ora se avizinha.
Quando mencionei, no início da minha fala, que vim com muito orgulho para esta Casa, foi porque aqui já passei por duas vezes. A primeira delas, sr. presidente, na condição de servidor efetivo do estado de Santa Catarina e depois da Assembléia Legislativa, e depois por ter sido chefe-de-gabinete da Presidência da Assembléia, na gestão do então presidente Francisco Küster. E agora estou aqui na condição de deputado.
Tenho orgulho, sim, também de ter sido escolhido líder da minha bancada para o próximo exercício. E a bancada do PSDB trará para o debate nesta Casa Legislativa temas e assuntos de interesse de Santa Catarina. O nosso estado, como é do conhecimento de todos, tem somente 1.1% de todo o território nacional e 3.3% de toda a população nacional, mas é o sexto maior produtor de alimentos do país. E para que Santa Catarina continue aparecendo cada vez mais no mapa do Brasil, faz-se necessária a união de todas as bancadas e de todas as sras. deputadas e os srs. parlamentares desta Casa, para que possamos dotar o nosso estado cada vez mais de uma melhor infra-estrutura, e para que a nossa gente possa ter a sua produção levada aos mais distantes rincões do mundo.
Para tanto, precisamos estar engajados na luta para a conclusão da BR-282, no trecho de São Miguel d´Oeste até o rio Peperiguaçu, na fronteira com a Argentina, e no trecho São José do Cerrito até a BR-470. Trabalharemos fortemente para a duplicação da BR-470 e da BR-280; pedimos ao governo federal que acelere a duplicação do trecho sul da BR-101, sem contar a conclusão de importantes aeroportos, como o Regional de Jaguaruna e o de Correia Pinto, dotando-os de equipamentos necessários no sentido de fazer com que a gente localizada em cada uma dessas regiões pudesse ter a infra-estrutura necessária ou de escoamento de produção ou de deslocamento próprio. Além disso, pedimos a aceleração de dotação orçamentária e de infra-estrutura aos portos de Santa Catarina.
O nosso estado precisa, sim, da participação de cada um dos srs. deputados e das sras. deputadas, pois, com certeza, todos nós, juntos, haveremos de fazer o melhor pela nossa gente. E uma demonstração de união que os srs. deputados deram já no início da 16ª Legislatura foi na eleição da Mesa, quando, por unanimidade, escolheram os sete membros. E na manhã de hoje os líderes, reunidos juntamente com o sr. presidente, deliberaram já praticamente 100% das comissões da Casa, cabendo a cada uma das bancadas indicar os seus membros.
Sr. presidente, eu espero que todos os deputados de cada uma das bancadas, unidas, possam ter o sucesso desejado no seu mandato. E com certeza absoluta o sucesso de cada um desses mandatos fará com que a sociedade catarinense tenha também o sucesso alcançado e desejado por todos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)