Pronunciamento

Marcos Vieira - 065ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/07/2011
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - A partir de hoje, sr. presidente e srs. deputados, entro de licença desta Casa por 60 dias. Qual a razão que me leva a tomar tal decisão?
Daniel Tozzo, peessedebista, foi candidato a deputado estadual pelo grande oeste, pelo PSDB, e totalizou mais de 27 mil votos, sendo que somente no meio-oeste e no oeste de Santa Catarina alcançou a marca de quase 24 mil votos.
Como candidato a deputado estadual pelo PSDB, sr. presidente, no meio-oeste, no grande oeste e no extremo oeste alcancei a marca de pouco mais de 19 mil votos. Nós dois, somados, fizemos praticamente 2/3 dos votos do PSDB na região. E nada mais justo do que, a partir de hoje, oportunizar a Daniel Tozzo que ocupe uma cadeira nesta Casa para defender os interesses dos municípios de Santa Catarina, pois, municipalista que é por convicção, tenho certeza de que trabalhará nessa linha.
Deputado Daniel Tozzo, seja bem-vindo a esta Casa para ocupar a cadeira que a população catarinense lhe outorgou. E ao cumprimentá-lo, faço questão de cumprimentar sua esposa, Juliana Tozzo, e suas filhas, que aqui se fazem presentes, além de Maria Tereza e Ana Júlia, o seu grande avô e amigo Antônio Tozzo e a sua avó Lídia Tozzo, bem como os seus tios Valério Trevisan e Irinéia Tozzo.
Parabéns a v.exa. e parabéns, sobretudo, ao PSDB, que oportuniza a um dos seus candidatos a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Sr. presidente, solicito a v.exa. que proceda, em nome da Assembléia Legislativa, à posse do deputado estadual Daniel Tozzo.
Sucesso, deputado!
O SR. PRESIDENTE (Deputado Gelson Merisio) - Convido o deputado Daniel Tozzo para prestar o seu juramento.
Enquanto isso, destaco a presença do prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, do presidente da Câmara Municipal, vereador Itamar Agnoletto, do prefeito de Cordilheira Alta, Ribamar Alexandre Assonalio, de Ivalberto Tozzo, presidente do Sicom, de Alaor Francisco Tissot, presidente da Facisc, e dos demais familiares do deputado que a partir de agora presta juramento da tribuna.
Antes disso, deputado Daniel Tozzo, permita-me comunicar a esta Casa o seguinte:
(Passa a ler.)
"ATO DA PRESIDÊNCIA N. 009, DE 2011
O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, de acordo com o art. 52, inciso III, do Regimento Interno, no uso de suas atribuições
CONCEDE licença ao senhor deputado Marcos Vieira, por um período de sessenta dias, a contar de 14 de julho do corrente ano para tratar de assuntos particulares.
PALÁCIO BARIGA-VERDE, em Florianópolis, 14 de julho de 2011.
(a) Deputado Gelson Merisio
Presidente" [sic]
"ATO DA MESA N. 031-DL, de 2011
A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, em conformidade com o dispositivo no art. 57, inciso III, do Regimento Interno, no uso de suas atribuições
CONVOCA o cidadão Daniel Tozzo, 6º suplente da coligação DEM, PMDB, PSDB, PTB, PTC, PSL, PRP e PSC, para ocupar cadeira de deputado neste Poder, em decorrência do afastamento do deputado Marcos Vieira, para tratar de assuntos particulares.
PALÁCIO BARIGA-VERDE, em Florianópolis, 14 de julho de 2011.
(a) Deputado Gelson Merisio
Presidente"[sic]
Agora, sim, v.exa. pode fazer o seu juramento.
O SR. DEPUTADO DANIEL TOZZO - "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado de Santa Catarina e observar a leis, desempenhando leal e sinceramente o mandato que me foi outorgado pelo povo catarinense."
(Palmas)
O SR. PRESIDENTE (Deputado Gelson Merisio) - Declaro empossado o deputado estadual Daniel Tozzo.
Em nome dos demais 39 deputados, dou-lhe boas-vindas e desejo-lhe muito sucesso na sua passagem por esta Casa.
Especialmente para nós, que somos da região oeste, ter mais um representante legítimo da nossa região é muito importante, para que possamos trabalhar em prol do oeste de Santa Catarina.
V.Exa. tem a palavra por até dez minutos, para fazer o seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO DANIEL TOZZO - Gostaria de cumprimentar v.exa., presidente desta Casa, meu amigo deputado Gelson Merisio. Permita-me, em seu nome, cumprimentar todos os deputados que compõem a mesa.
Gostaria de, carinhosamente, cumprimentar o meu amigo deputado estadual Marcos Vieira e dizer-lhe que hoje é uma data muito importante em minha vida. A partir de hoje poderei, em meu currículo, colocar que exerci o cargo de deputado estadual. E certamente o nome de v.exa., deputado Marcos Vieira, estará registrado, porque somente exerço esse mandato devido à sua licença, pela qual serei grato durante toda a minha vida.
Muito obrigado, deputado Marcos Vieira.
Quero cumprimentar todos os deputados e deputadas desta Casa, em especial os deputados do PSDB, pelos quais sempre fui tratado de maneira respeitosa e que me ensinaram muito durante a minha carreira política, que ainda é curta. Mas terei vários anos de vida pela frente, se Deus me permitir, para trabalhar pelo bem de Santa Catarina.
Quero cumprimentar também a minha família que aqui está, não esquecendo a minha mãe e o meu pai, que estão-me acompanhando da região nordeste do Brasil, através dos recursos tecnológicos que esta Casa dispõe; a minha esposa Juliana, que me ensinou o que é o amor; a minha filha Maria Tereza - você não sabe, filha, mas você me ensinou a ser pai; a minha pequena Ana Júlia, que também não sabe, mas ensinou o papai a ser amigo da natureza - temos que lembrar aqui dessa amizade que temos que ter com a natureza; o meu avô Antônio, um grande ídolo na minha vida, que me ensinou a fazer campanha política, que me ensinou os primeiros passos, sei que ele está orgulhoso; a minha avó Lídia, que também me ensinou os gestos de bondade que devemos ter com todos; o tio Ivan, a tia Astrid, o tio Valério, a tia Edinéia e todos os familiares que estão acompanhando este momento através da TVAL ou da Rádio Alesc Digital.
Também é importante para mim ver aqui o prefeito José Cláudio Caramori, da cidade em que nasci, Chapecó. Orgulha-me muito ser chapecoense e a sua presença aqui é uma honra. Muito obrigado mesmo.
Também, de maneira especial, quero cumprimentar o prefeito Ribamar Alexandre Assonalio, de Cordilheira Alta, onde tenho meu domicílio eleitoral, meu amigo de infância - muitas histórias temos para contar -, uma cidade pequenininha em tamanho, em população, mas grande no meu coração, como é grande no seu, prefeito. Muito obrigado pela presença.
A todos os amigos e amigas que nos estão acompanhando, que colaboraram e ajudaram para que pudéssemos fazer uma quantidade de votos expressiva, que acreditaram e que esperaram esse momento, muito obrigado.
Quero dizer, deputado Marcos Vieira, que neste primeiro pronunciamento certamente um filme deve passar na cabeça de todos que já tiveram essa oportunidade. E como é difícil, porque a palavra que for colocada aqui jamais será esquecida dentro de mim. Mas entendo que todo esse orgulho de estar aqui como deputado estadual, com uma quantidade expressiva de votos, com esse currículo de produtor rural e de empresário que me trouxe até aqui, dá orgulho, sim, mas até aqui, porque de agora em diante é uma nova etapa, é uma nova vida.
Eu me lembro de cada palavra que eu disse durante a campanha, defendendo o setor produtivo e o produtor rural. Lembro-me de cada dia quando aqui estava assistindo às sessões do outro lado do vidro e de quando, pela primeira vez, o meu nome foi citado aqui pelo amigo, e que na ocasião estava presidindo a sessão, deputado Jorginho Mello. Ele anunciou: "O empresário Daniel Tozzo está presente e veio comunicar ao PSDB que será candidato a deputado estadual e, com certeza, estará aqui no ano que vem", que é este ano. Essa certeza motivou-me muito e fez-me buscar força, entusiasmo e trabalho para estar aqui.
Realmente, temos certeza de que as quase 28 mil pessoas que acreditaram no nosso trabalho e na nossa proposta estão orgulhosas, assim como o meu avô Antônio, toda a minha família e todos os meus amigos que aqui estão. Mas de que adianta toda essa conquista até aqui? O que vai adiantar, prefeito, é o trabalho realizado daqui para a frente. E teremos que continuar com o compromisso de dar orgulho para a população de Santa Catarina, especialmente para o grande oeste do estado, a terra onde resido e onde tenho um compromisso maior com o setor produtivo.
Quero dizer aos produtores rurais que me estão ouvindo que eu não esqueço o compromisso, a vontade e o quanto é interessante e importante mantermos o homem no campo produzindo alimentos. Enfim, todo o setor produtivo e os demais setores são importantes, como é o da Educação. Inclusive, muitas vezes fui convidado a participar de reuniões e entendo da sua importância. E ontem foi discutido aqui o tema Educação; certamente estarei junto com o governo para que todos possam ser atendidos de uma maneira melhor.
Entendo que toda a proposta que fiz até agora tem que ser cumprida, sim. Esse é o meu propósito! Seja pelo jovem, seja pela criança, seja pelo idoso, seja por quem trabalha, por quem produz, eu estarei exercendo o meu mandato com muita honra, com muito trabalho, com muito entusiasmo e com muita honestidade, construindo a paz, plantando a semente do amor e trabalhando muito para que todas as pessoas deste estado sintam-se cada vez melhor. O meu compromisso é este: trabalhar por uma Santa Catarina cada dia melhor!
Muito obrigado pela oportunidade! Quero, sim, exercer esse trabalho com muita honra.
Obrigado, deputado Marcos Vieira! Certamente hoje mesmo iniciarei o meu trabalho como deputado estadual no oeste de Santa Catarina.
Obrigado a todos! Confiem sempre no deputado Daniel Tozzo, porque ele confia muito em todos os que estão aqui e sabe que juntos vão fazer um ótimo trabalho.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)