Pronunciamento

Marcos Vieira - 091ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/10/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente e srs. deputados, estamos na semana de mais um feriadão no Brasil. Na sexta-feira, dia 2 de novembro, será o dia de Finados e milhares e milhares de catarinenses, mais uma vez, haverão de tomar as estradas para se dirigirem a outros municípios com a finalidade de visitar parentes, divertir-se, passar um final de semana prolongado com a família.
A imprensa catarinense, a cada mês que passa, dá destaque ao estado de conservação das rodovias federais em Santa Catarina. É sabido de todos que temos cerca de 2.300 quilômetros de rodovias federais em nosso estado. Eu ocupo a tribuna no dia de hoje para, mais uma vez, parabenizar a imprensa catarinense, que continua batendo na tecla de que as rodovias federais têm que estar bem conservadas para que a população catarinense possa ter tranqüilidade ao trafegá-las.
No dia de hoje, em especial, quero cumprimentar o Grupo RBS, mais especificamente o Diário Catarinense, tendo em vista este encarte que fez publicar na edição de domingo, dia 28 de outubro, com o título: "BRs de Santa Catarina; Obras e Promessas". Trata-se de um encarte com 12 páginas tratando da real situação das rodovias federais em Santa Catarina, discorrendo sobre as BRs: 101, 470, 282, 116 e 280.
(Passa a ler.)
"Já na capa, a reportagem do Diário Catarinense alerta: 'No primeiro semestre de 2007, três pessoas morreram a cada dois dias nas rodovias federais que cortam o Estado'.
O balanço do Diário Catarinense é assustador. A BR-282, que liga o litoral à região oeste de Santa Catarina, chamada pomposamente de Rodovia da Integração, que é o Corredor do Mercosul, está em situação precária. São 678 quilômetros sem estrutura adequada para receber o fluxo crescente de veículos, especialmente de caminhões com cargas pesadíssimas, o que nos leva a tragédias anunciadas, como o duplo acidente ocorrido em outubro, com 27 mortes e 90 feridos."
A BR-282 está estampada nas folhas dois e três do encarte citado anteriormente, que diz como manchete: 'BR-282, a mesma há 30 anos'. E é verdade, ela é a mesma há trinta anos! Eu mesmo a conheci quando ainda estava sendo asfaltada, principalmente no trecho de Campos Novos em direção a Chapecó, no meio da década de 1970.
Mas o próprio DNIT, que é o órgão responsável do governo federal, admite e reconhece o descompasso entre as rodovias federais e o crescente desenvolvimento de Santa Catarina.
A BR-470 é uma das principais vias de acesso ao Porto de Itajaí, mas não recebe a atenção necessária do governo. A estrada é pecaria! A estrada, como diz o encarte do jornal Diário Catarinense: "É uma rodovia do lado de casa" - e é verdade! As fotos estampadas pelo encarte demonstram que a rodovia precisa de reparos, de cuidados, mas precisa, sobretudo, de dois pontos fundamentais. O primeiro deles é a humanização para que lá não ocorram mais acidentes; e o segundo, é a devida duplicação para que o trânsito possa ser escoado da melhor forma possível.
Por esses e outros problemas, a BR-470 figura no ranking das estradas perigosas como a segunda em número de mortes nos trechos de Santa Catarina. Mas na liderança de mortes por acidentes, sem sombra de dúvida, está a BR-101. O trecho norte foi duplicado depois de incessantes campanhas populares, dentre as quais uma encabeçada pelo Grupo RBS que fez um abaixo-assinado com mais de um milhão de assinaturas. Já o trecho sul, está em obras, é verdade, mas o trânsito continua complicado.
Precisamos fazer com que as obras sejam aceleradas, pois Santa Catarina viverá, a partir dos meses de novembro e dezembro, a sua alta estação de turismo, pois centenas, milhares de turistas virão para Santa Catarina, e a BR-101, que está descrita também no encarte das páginas 6 e 7, diz o seguinte: "BR-101 norte, verão na estrada".
Srs. deputados, hoje temos dois pontos críticos: o túnel do Morro do Boi, que foi fechado para reparo; e um túnel que está sendo construído no trevo da cidade de Governador Celso Ramos. Já nas páginas 8 e 9, o próprio jornal traz: "BR-101 sul, um canteiro de obras". Realmente é um trabalho extraordinário que está sendo feito pelo Grupo RBS e também por toda a imprensa de Santa Catarina, no sentido de alertar as autoridades competentes para que possamos ter rodovias mais transitáveis, com sinalizações adequadas em Santa Catarina e que possam dar condições de trafegabilidade para que os catarinenses e o turista que se dirige a Santa Catarina possa viajar de forma extremamente confortável.
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Deputado Marcos Vieira, quero pedir permissão a v.exa e à mesa para registrar, com muita alegria, a presença do deputado federal do Rio Grande do Sul, Francisco Appio. Ele foi por muito tempo deputado estadual, trabalhou muito na usina Barra Grande de Anita Garibaldi, como assessor parlamentar do Rio Grande do Sul e eu, como assessor parlamentar de Santa Catarina. Então, o deputado Francisco Appio me honra muito pela sua amizade. Foi um grande deputado estadual e agora deputado federal.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - É bom tê-lo aqui, sr. deputado.
Deputado Onofre Santo Agostini, qual é o partido do nobre deputado?
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - É do PP, do Rio Grande do Sul.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, srs. deputados e sra. deputada, as rodovias federais precisam efetivamente da mão estendida do governo federal. E ainda não menos perigosas temos a BR-280 e a BR-116. Sexta-feira, 02 de novembro, comemora-se o Dia de Finados, portanto, havendo feriado as estradas terão um tráfego ainda mais intenso. Além de alertar as autoridades federais e defender os interesses catarinenses, que faz parte da missão parlamentar, nos cabe ainda pedir, com certeza, prudência aos motoristas quando trafegarem pelas rodovias federais de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)