Pronunciamento

Marcos Vieira - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/03/2011
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada Dirce Heidersheidt, quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar todos os telespectadores da TVAL, bem como os ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Assomo à tribuna, no dia de hoje, em nome do PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira -, para falar exatamente sobre o partido, pois já lá se vão 23 anos desde o dia 25 de junho de 1988, quando nasceu o nosso partido, liderado por lideranças das mais expressivas até então no cenário nacional. Quem não se lembra do saudoso Mário Covas, de Franco Montoro, de José Richa, de José Serra, de Geraldo Alckmin e de Fernando Henrique Cardoso?!
Por que assomo à tribuna para falar exatamente sobre o PSDB? Porque no mês de março estamos vivenciando um momento importante, histórico para a sigla, não só em Santa Catarina, mas no Brasil como um todo. No mês de março estamos realizando o Calendário Nacional de Convenções do PSDB, calendário esse fixado pelo diretório nacional, com sede em Brasília. A chamada data-base para que possamos realizar as convenções municipais em praticamente todos os municípios do Brasil são exatamente os dias 19 e 20 próximos, sábado e domingo.
Então, o PSDB, em 1998, mostrou-se para o Brasil e desde então, inclusive no pleito presidencial de 1999, disputa as eleições para fazer chegar a cada um dos lares brasileiros o jeito peessedebista de governar. Nesses 23 anos de existência, o PSDB esteve presente na administração de vários estados, de inúmeros municípios e até na Presidência da República, através de Fernando Henrique Cardoso, que exercera a função de ministro da Fazenda do então presidente Itamar Franco, ocasião em que implantou o chamado Programa de Estabilização Econômica, instituindo o Plano Real no Brasil, que trouxe a estabilização da economia, com a queda vertiginosa da inflação, permitindo que o nosso trabalhador soubesse quanto custaria a sua alimentação no final do mês.
Mas se não bastasse esse primeiro mandato, a população brasileira deu-lhe o segundo. Mas foi exatamente no final do primeiro mandato que Fernando Henrique Cardoso, juntamente com a saudosa Ruth Cardoso, sua esposa, começou a implantar no Brasil a chamada rede de proteção social, que fez com que o presidente Lula se sobressaísse em todo o seu período de governo, juntando todos aqueles benefícios que Fernando Henrique e Ruth Cardoso haviam concedido ao povo brasileiro num único benefício, o Bolsa Família.
Quem não se lembra do Bolsa Escola, do Bolsa Gás, transformados pelo governo do PT em Bolsa Família? Se o presidente Lula teve sucesso, e merecido, foi fruto da estabilização econômica implantada por Fernando Henrique Cardoso. Se o presidente Lula teve sucesso com o Bolsa Família, cujo valor a presidente Dilma Rousseff vai aumentar, foi fruto da implementação da rede de proteção social pelo governo FHC.
Mas o PSDB também se faz presente na maioria dos estados. É o partido que governa o maior número de estados, dentre os quais São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Alagoas, entre outros. Em Santa Catarina já tivemos, na pessoa do senador, do ex-governador Leonel Pavan, uma figura que fez com que o PSDB crescesse muito neste estado, tendo exercido no ano passado a governança do estado.
Em Santa Catarina, o partido nasceu exatamente no dia 13 de julho de 1988. De lá para cá, e afirmo com muito orgulho, é o único partido neste estado que está sempre crescendo, desde a sua primeira eleição para prefeito e vereador, ocorrida em 1988, que foi amparo, inclusive, para a posterior eleição de deputado estadual e federal.
O PSDB elegeu o seu primeiro prefeito em 1992, na pequena cidade de Saudades, lá no extremo oeste de Santa Catarina. Em 1996, o PSDB elegeu 11 prefeitos; em 2000, 19 prefeitos; em 2004, 27 prefeitos; em 2008, 36 prefeitos. Da mesma forma, houve um crescimento vertiginoso no que diz respeito às Câmaras de Vereadores, fazendo com que o partido tenha, hoje, 400 vereadores.
No último pleito elegemos Jorginho Mello e Marco Tebaldi deputados federais. No âmbito estadual, o PSDB elegeu um deputado estadual pela vez primeira em 1994. De lá para cá não parou mais de crescer e sua bancada nesta Casa conta atualmente com seis deputados estaduais.
É com muito orgulho que divido o mandato, nesta Casa, com os eminentes deputados Maurício Eskudlark, aqui presente, Dado Cherem, Nilson Gonçalves, Dóia Guglielmi, Serafim Venzon e Gilmar Knaesel, que vai para o seu sexto mandato.
É com muito orgulho também que assomo à tribuna para falar sobre o PSDB, no sentido de conclamar todos os filiados, todos os simpatizantes a participarem das convenções municipais do partido em todo o estado de Santa Catarina, que estarão acontecendo entre os dias 19 e 20 de março.
É hora de renovarmos o partido, é hora de agregarmos novas lideranças, é hora de nos prepararmos para a eleição de 2012, que se avizinha. Vamos todos, pois, fazer com que o PSDB realize as suas convenções municipais, a fim de continuarmos crescendo em Santa Catarina e levando aos quatro cantos do estado o nosso jeito especial de governar.
Em nome do prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, do prefeito Beto Martins, de Imbituba, do prefeito Saulo Sperotto, de Caçador, do prefeito Bruno Bortoluzzi, de Xanxerê, e do prefeito Tomé Francisco Etges, de São Lourenço do Oeste, quero cumprimentar todos os prefeitos do PSDB de Santa Catarina.
Na condição de presidente do diretório municipal do PSDB de Florianópolis, quero pedir a todos que participem da convenção municipal do PSDB em cada um dos municípios, para que o PSDB possa, neste momento histórico, ter o seu crescimento efetivamente consolidado em nosso estado.
Boas convenções municipais para o PSDB e que no mês de abril possamos realizar a nossa convenção estadual!
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)