Pronunciamento

Marcos Vieira - 025ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 01/07/2009
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente e srs. deputados, em 1° de julho de 1994 nascia o real como uma nova moeda brasileira.
O Plano Real nasceu no governo Itamar Franco, quando Fernando Henrique Cardoso era o então ministro da Fazenda do Brasil, que soube escolher bem a sua equipe de economistas e elaborar um plano que realmente controlaria a inflação no país.
O plano teve como objetivo principal criar a Unidade Real de Valor, a URV, onde todos os produtos ficariam desvinculados da então moeda vigente que na época denominava-se cruzeiro real. Ficou estabelecido que uma URV corresponderia a R$ 1,00.
O cruzeiro real da época se desvalorizaria em relação à URV se desvalorizaria também em relação ao Real. Porém, foi determinado um prazo para a vigência e depois a URV passou, então, a ser referência de cálculo para preços e contratos firmados desde a sua criação. O cruzeiro real foi deixando aos poucos de ser referência e também o caráter de moeda.
Deputado Professor Grando, vou mostrar uma reportagem apresentada hoje em uma principal rede de televisão do país.
Peço, favor, à assessoria que proceda a exibição do vídeo.
(Pausa)
Pode estar dando problemas técnicos no áudio apresentado, mas não deu problemas, evidentemente, na elaboração e na execução do Plano Real.
Mas quero ler textualmente as palavras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso hoje para a revista Exame.
Eu peço à assessoria, se não há áudio, que retire a matéria, por favor!
O Sr. Deputado Professor Grando - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O SR. DEPUTADO PROFESSOR GRANDO - Deputado Marcos Vieira, eu apenas gostaria de, em um minuto de aparte, se v.exa. permitir, anunciar, com alegria, a filiação do ex-presidente Itamar Franco ao PPS. E juntamente com a filiação que ocorreu, pois ele promete que voltará à política não com pretensões nacionais, mas no sentido de construir, também será lançada uma biografia escrita pela ex-assessora Denise Paiva, com o título Era Outra História:
(Passa a ler.)
"O ex-presidente Itamar Franco, que acaba de se filiar ao PPS e promete voltar à política, também ganha biografia, escrita pela ex-assessora Denise. 'Era Outra História' pretende 'recolocar as coisas nos seus devidos lugares e dar nome aos bois', diz ela. Exemplos: O Plano Real é criação de Itamar Franco 'e não apenas de Fernando Henrique Cardoso'; a lei dos genéricos foi assinada por Itamar, em 5 de abril de 1993, 'e não pelo José Serra'. O lançamento será hoje, em Juiz de Fora, com a presença de ex-ministros de Itamar. FHC não deve comparecer." [sic]
Esperamos que o ex-presidente Fernando Henrique lá esteja, com o seu gesto de grandeza de homem público, que para nós do PPS é uma grande alegria ter um homem com o seu passado, sua seriedade e honestidade fazendo parte dos quadros do PPS.
Muito obrigado pelo aparte, deputado.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Deputados Professor Grando e Sargento Amauri Soares, se não tive condições de mostrar ao vivo a reportagem que foi ao ar ontem à noite e hoje pela manhã, quero aqui tentar descrever os mais diversos depoimentos que a população mais humilde do país deu em relação ao Plano Real. Em um dos depoimentos um senhor de aproximadamente 50 anos dizia da satisfação de, quando da criação do Plano Real, poder comprar a geladeira mostrada na reportagem; de ter condições de comprar mais alimentos, de ter condições de se alimentar mais e melhor com produtos de qualidade.
Esse foi o Plano Real que veio fazer com que a economia brasileira se estabelecesse de uma vez por todas. E faz 15 anos que a economia está absolutamente sob controle no país.
Mas o que mais chamou a atenção na época, talvez não para a população como um todo, mas para a classe política dominante, foi a posição clara e firme do Partido dos Trabalhadores, da bancada do Partido dos Trabalhadores, quando atuava no Congresso Nacional. Volto a dizer que foi uma posição firme, forte da bancada do PT no Congresso Nacional que votou, pasmem senhoras e senhores, contra o Plano Real, contra a estabilidade econômica, contra a população brasileira, contra esse plano de dar mais alimento, mais dinheiro ao povo brasileiro. E hoje estão usufruindo daquilo que de bom o Plano Real ofereceu nesses 15 anos, dando para a população aquilo que de melhor se pode ter.
Chegaram, inclusive, a provocar a desfiliação de um deputado federal do PSDB de Goiás, que tinha sido o mais votado naquele estado, para ser, nada mais nada menos, do que o primeiro e único presidente do Banco Central do Brasil no governo do presidente Lula. Até isso fizeram: tiraram do PSDB o presidente do Banco Central.
Mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista, no dia de hoje, à Rádio CBN, em rede nacional, disse que quando da elaboração do Plano Real no Brasil procurou todas as bancadas com assento no Congresso Nacional para expor o plano a todos os srs. deputados, inclusive à bancada do Partido dos Trabalhadores, dentre os quais o seu presidente, o então presidente do PT, deputado federal José Dirceu.
Dizia hoje o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: "Convidei o então presidente do PT José Dirceu, que era deputado federal, para uma conversa na minha casa e disse o que iríamos fazer em benefício da sociedade brasileira. Disse ainda que gostaria do apoio para a implantação do Plano Real no Brasil". E o então presidente do PT perguntou ao então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso: "E por acaso o PSDB vai ter candidato à Presidência da República para competir conosco?"
Ou seja, deputado Dagomar Carneiro, o Partido dos Trabalhadores representado pelo então presidente José Dirceu, naquela época e naquele momento, olhou para o seu próprio umbigo, olhou para aquilo que o PT poderia usufruir se o Plano Real não desse certo. E se o Plano Real não desse certo eles estariam ganhando, e ganhando muito.
Mas felizmente o Plano Real deu certo, felizmente a equipe foi competente, felizmente o povo brasileiro hoje tem mais alimentos à sua mesa, felizmente o povo brasileiro hoje tem mais dinheiro no bolso e felizmente também o Partido dos Trabalhadores adotou a política econômica do ex-governo de Fernando Henrique Cardoso e até hoje tem o seu presidente do Banco Central, um ex-deputado federal do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB, Henrique Meirelles.
Parabéns, presidente Lula, por manter Henrique Meirelles no Banco Central do Brasil!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)