Pronunciamento

Marcos Vieira - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/03/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente e srs. deputados.
(Passa a ler.)
"Estamos hoje falando e celebrando o aniversário de dois municípios irmãos, Florianópolis e São José, que compõem a região metropolitana da Grande Florianópolis. Em comum essas duas cidades têm a natureza exuberante, a prosperidade econômica, as atrações turísticas e o povo acolhedor, além, é claro, da tradição luso-açoriana. Também em comum estes dois importantes municípios têm a marca da administração Dário Berger.
A história deste administrador público teve início em São José, onde foi vereador e prefeito por duas vezes. Quando da sua reeleição, obteve da população josefense a marca de mais de 80% dos votos obtidos nas urnas. Sua gestão marcou época, transformando o município com uma concepção inovadora e moderna.
O êxito de suas ações, como não poderia deixar de ser, chamou a atenção da população florianopolitana e também deste deputado, que como presidente do PSDB de Florianópolis, juntamente com outras lideranças, manifestou o desejo de abrigá-lo no ninho tucano e lançá-lo como candidato a prefeito da capital.
A empatia entre candidato e eleitor foi instantânea e Dário Berger, juntamente com seu vice-prefeito Bita Pereira, venceu as eleições em segundo turno, com a marca histórica de mais de 130 mil votos.
Já como prefeito da capital, Dário Berger imprimiu aqui a sua marca administrativa, pensando a cidade do interior para o centro, direcionando os recursos públicos não apenas para as obras que aparecem nos cartões postais, mas também nos bairros, nas servidões, levando infra-estrutura para o maior número possível de pessoas. Mais de 250 ruas foram pavimentadas na primeira etapa da Operação Tapete Preto. Os bairros foram atendidos com postos de saúde, como a Costa da Lagoa e a Tapera.
A rodovia Aparício Ramos Cordeiro, da Tapera, antiga reivindicação dos moradores do sul da Ilha de Santa Catarina, foi totalmente pavimentada, em parceria efetiva e com a colaboração importante do governo do estado de Santa Catarina, reduzindo distâncias e valorizando aquela região.
Foi implantada a tarifa única do transporte coletivo da capital, o que representou economia no bolso do usuário. As desconfortáveis catracas e o pagamento da segunda passagem nos terminais de integração também foram eliminados, agilizando os processos de embarque.
Importantes obras estão em andamento: o elevado do Itacorubi, que vai proporcionar segurança no trânsito, eliminando um gargalo no fluxo de veículos em direção à Lagoa e às praias do norte. Naquele trevo, infelizmente, perdi, num acidente de automóvel, um ente muito querido, meu pai, Francisco Magno Vieira.
O continente será contemplado com o elevado de Capoeiras, bairro que também vai ganhar seu centro de convivência. Destaque ainda para a Beira-Mar Continental, que finalmente saiu do papel, beneficiando os moradores do Estreito.
Na área da saúde, o grande salto de qualidade foi a decisão de construir as policlínicas no norte, no sul e no leste da ilha, descentralizando e humanizando o atendimento.
Um capítulo importante foram as obras tocadas em parceria com o governo do estado, como a revitalização do Mercado Público, a restauração da Catedral Metropolitana, a recuperação da SC-404, desde a avenida da Saudade até a Lagoa da Conceição.
Nesta semana de aniversário da cidade, 23 obras estão sendo entregues nos setores de educação - e o professor Rodolfo Pinto da Luz vem realizando um trabalho extraordinário em favor da educação de Florianópolis -, da saúde, com o nosso secretário José Cândido da Silva; da infra-estrutura, com o nosso secretário Norberto Stroisch, bem como na área do Desenvolvimento Social, com a nossa secretária Rose Berger.
Dentre as obras que serão entregues nesta semana, quero destacar: a inauguração do centro de saúde do Balneário do Estreito, dos postos de saúde do Campeche e do Morro das Pedras; a inauguração das creches do Morro do Mocotó e da Vila União; a inauguração do Centro de Educação Complementar do Itacorubi; a entrega de casas populares na comunidade Chico Mendes; a inauguração das obras de revitalização da avenida das Nações, em Canasvieiras, de reforma do Teatro da Ubro, no centro; da nova ponte da Barra da Lagoa; a entrega de dez ruas na Operação Tapete Preto e vistorias nas obras do elevado do Itacorubi e da Beira-Mar Continental.
Novas ações estão sendo colocadas em prática: lançamento do edital para construção da Cidade do Idoso e melhorias na Cidade da Criança; 13 praças e áreas verdes estão recebendo cuidados especiais através de mutirões de limpeza realizados numa parceria com a Floram, com a Comcap e com a secretaria de Obras; a praça da Bandeira deve ser revitalizada por intermédio de termo de cooperação com a iniciativa privada; implantação do Centro de Educação Continuada no Parque Ecológico do Córrego Grande.
Na parte esportiva, Florianópolis deve sediar até o final do mês oito eventos em diversas modalidades, para todas as faixas etárias.
Florianópolis é a Capital do Turismo do Mercosul e tem o melhor Carnaval de Santa Catarina.
O futuro da cidade está sendo pensado. O espaço Viva Bem Floripa - um projeto realizado pelo Instituto Floripamanhã, em parceria com diversas entidades, instalado no Largo da Alfândega e aberto ao público, vai abrigar projetos inovadores como a Calçada Digital, o Sapiens Parque e o Museu Digital.
Enfim, a administração Dário Berger se pauta pela humanização, sempre colocando em primeiro plano o morador desta cidade e direcionando todas as suas ações para a garantia da qualidade de vida desta capital, que atrai os olhares de todo o país e até mesmo de fora do Brasil.
Detentora de um dos mais altos IDHs - Índice de Desenvolvimento Humano - entre todas as capitais do país, Florianópolis reúne preservação do meio ambiente com boa infra-estrutura de serviços, raro patrimônio histórico e, quase é desnecessário dizer, praias maravilhosas.
Mas, como todas as cidades em crescimento, Florianópolis também tem seus problemas, que estão sendo contornados com muito cuidado nesta administração.
Neste momento, eu quero destacar também a atuação da primeira-dama do município, Rose Berger, que desenvolve um trabalho formidável à frente da secretaria do Desenvolvimento Social Criança, Adolescente, Idoso e Família.
Na última década a migração desordenada formou bolsões de pobreza, que hoje chegam perto de 70 mil pessoas. Uma camada da sociedade que vive na informalidade, sem carteira assinada e que precisa de atenção especial da administração pública, de um olhar sensível sobre os problemas da urbe, um olhar atento para os conflitos que qualquer cidade moderna enfrenta no cotidiano, um olhar de quem sabe que Florianópolis é, acima de tudo, o lar de milhares de pessoas que vieram aqui depositar seus sonhos e seus propósitos especiais.
Parabéns à administração Dário Elias Berger e de seu vice-prefeito Rubens Carlos Pereira Filho; parabéns aos secretários municipais que estão dando suporte a esta administração; parabéns, sobretudo, a todos aqueles servidores públicos que fazem parte desse quadro maravilhoso de pessoas que ajuda Florianópolis a aparecer cada vez mais e melhor no mapa do Brasil e no mapa-múndi.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)