Pronunciamento

Marcos Vieira - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/04/2011
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, nós vamos votar favoravelmente ao projeto. É um projeto necessário, importante, pois Santa Catarina precisa ter um aeroporto realmente internacional compatível com o tamanho do seu estado.
Mas eu não posso, sr. presidente, deixar de registrar que mais uma vez o governo do estado de Santa Catarina faz a sua parte. Deputado Valmir Comin, na década de 60, o governo do estado, quando da instalação da Universidade Federal de Santa Catarina, doou para aquela instituição grande parte dos imóveis que hoje a universidade possui, e inclusive aquele terreno na Tapera que hoje está sendo permutado para que nós possamos ter o aeroporto construído. Esse terreno foi destinado à construção de um centro de ciências agrárias, mas infelizmente até hoje a Universidade não o ocupou no geral.
E quando nós, catarinenses, mais precisamos da Universidade Federal no sentido de que ela própria cedesse à Infraero o terreno que fora do estado, ela nega, deputado Joares Ponticelli, um terreno que era do estado. Nós já podíamos ter resolvido isso três, quatro, cinco anos atrás. Trata-se de terrenos que os governadores Celso Ramos, Ivo Silveira, Colombo Salles e outros doaram à Universidade, tanto esse aqui do campus da Trindade quanto o da Tapera. E quando nós, catarinenses, precisamos do terreno de volta, enquanto o Paraná e o Rio Grande do Sul já tinham o seu aeroporto internacional, a Universidade nos negava o direito de reaver aquilo que já fora dos catarinenses.
O governador Luiz Henrique, durante o seu primeiro e segundo mandatos, fez com que esta Casa examinasse essa permuta, mas infelizmente não se resolveu. E agora o governador Raimundo Colombo toma uma decisão rápida e faz a sua parte. Nós só vamos esperar, deputado Moacir Sopelsa, que a Infraero cumpra a promessa de dotar Santa Catarina de uma infraestrutura digna do tamanho e da importância deste estado.
É uma obra que se arrasta há mais de uma década, já prometida por diversas vezes, mas que infelizmente até hoje nem projeto final de engenharia tem. Sabe-se que vai custar cerca de R$ 400 milhões, deputado Joares Ponticelli. E, como sabemos que todas as capitais que vão sediar a copa do mundo terão melhorias em seus aeroportos, infelizmente a Infraero vai retardar os trabalhos aqui.
Mas deixo, sr. presidente, a minha manifestação de que o projeto é importante para o desenvolvimento de Santa Catarina, e a Universidade Federal de Santa Catarina deveria, sim, contribuir com todos nós, devolvendo o terreno de todos os catarinenses.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)