Pronunciamento

Marcos Vieira - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/08/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sra. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, ocupo esta tribuna, na condição de líder da bancada do PSDB e de representante do meu partido em Santa Catarina para tratar do requerimento para a criação da CPI da Casan.
Estou aqui para, em nome dos deputados e do meu partido, o PSDB, reiterar o meu apoio à coligação, ao governador do estado Luiz Henrique da Silveira e ao vice-governador Leonel Arcângelo Pavan, como parte integrante da base governista de Santa Catarina.
(Passa a ler.)
"Este compromisso com a coligação é sólido, histórico e vencedor, tendo sido selado, primeiramente, em 2002 e reforçado em 2006, já com a participação de outros partidos. Relembro estes compromissos com a autoridade de quem participou do processo desde o início e ajudou a construir as duas alianças vitoriosas, com a convicção de trilhar o caminho certo. Convicção que se mantém intacta, pois foram alianças prósperas para o povo catarinense, fundamentais para a realização de grandes ações. Alianças que ajudaram a traçar e consolidar a reforma administrativa que culminou com a descentralização e a desconcentração do governo catarinense, trazendo uma nova realidade para este estado.
Os partidos coligados escreveram a história recente, mas marcante de Santa Catarina, que contou com a participação efetiva também dos demais deputados tucanos. Todos nós sabemos e respeitamos o peso desta união. Diante disso, nós, deputados peessedebistas, temos a missão de cumprir este acordo e de preservá-lo.
Em decisão conjunta com os demais deputados do PSDB, declaro que a decisão do deputado Clésio Salvaro em assinar a criação da CPI para a investigação da Casan, tomada hoje, foi individual e em desacordo com o sentimento reinante na bancada. Unidos, apelamos ao ilustre deputado Clésio Salvaro que reveja sua posição e retire seu nome da criação da referida CPI."
Quero, neste instante, sra. presidente e srs. deputados, ler uma declaração pública, conjunta, dos demais deputados do PSDB e da Executiva Estadual do PSDB.
(Passa a ler.)
"Os deputados do PSDB nesta Casa, em consonância com o Diretório Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira, DECLARAM aos demais Senhores Deputados e à sociedade catarinense, que a decisão tomada pelo Senhor Deputado CLÉSIO SALVARO em assinar requerimento para criação de CPI para investigação da CASAN, é uma atitude individual, de sua exclusiva responsabilidade, não tendo nenhum respaldo da Bancada ou do PSDB.
DECLARAM, também, que a Bancada reunida nesta data se manifesta contrariamente à posição individual adotada pelo Deputado SALVARO, em absoluta sintonia com os compromissos do PSDB com o Governo do Estado.
DECLARAM, ainda, em face do ocorrido, sua reafirmação de compromisso com o Partido e o Governo Luiz Henrique da Silveira e Leonel Arcângelo Pavan, reafirmando sua contrariedade à posição do Senhor Deputado Clésio Salvaro, apelando ao mesmo para retirada de seu nome no requerimento e de revisão de sua posição perante a Bancada e o Partido.
Florianópolis, 08 de agosto de 2007.
Deputado MARCOS VIEIRA
Líder da Bancada do PSDB DALÍRIO BEBER
Presidente do PSDB/SC."[sic]
O Sr. Deputado João Henrique Blasi - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado João Henrique Blasi - Deputado Marcos Vieira, quero deixar expresso o reconhecimento da importância transcendental do PSDB na construção de um novo projeto político, para Santa Catarina, capitaneado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, que tem, desde a sua gênese, a participação fundamental do PSDB.
Lá nos idos de 2002, foi a decisão de um pugilo de homens públicos daquele partido, respaldando desde logo uma caminhada, um projeto, uma campanha, uma candidatura, que muitos já anteviam sem êxito, que acabou redundando numa eleição inesquecível, cujo resultado até hoje alguns não aceitam, mas que mudou o perfil político do estado de Santa Catarina. E com certeza, o governador Luiz Henrique da Silveira deve ao PSDB essa participação lá desde o primeiro momento e as inúmeras e reiteradas manifestações de lealdade e de fidelidade que esse partido, o PSDB, tem demonstrado ao longo do tempo ao governador Luiz Henrique da Silveira.
Por isso, na condição de líder do governo, sinto-me compelido, por dever de justiça, em firmar esta manifestação.
Muito obrigado!
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - Nobre deputado e meu líder Marcos Vieira, quero agradecer ao líder do governo, deputado João Henrique Blasi, e dizer que a nossa bancada, reunida hoje de manhã, de todas as maneiras tentou demover o deputado Clésio Salvaro da sua atitude de colocar a assinatura no pedido de instalação da CPI.
Mas deixo aqui uma mensagem, no sentido de que os grandes parceiros do PSDB, nesta Casa, com certeza absoluta serão os deputados do PMDB, que haverão de compreender tudo aquilo que foi colocado no papel e lido pelo meu líder. E peço que ajudem a amenizar esse problema em todos os níveis da administração de Luiz Henrique da Silveira e de Leonel Pavan.
Então, srs. deputados do PMDB, nós somos 100% solidários ao governador e ao vice-governador, mas queremos a solidariedade da bancada do PMDB nesta Casa.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Muito obrigado, deputado.
Para finalizar, quero dizer que, com certeza absoluta, o PSDB e os demais partidos que fazem parte da coligação saberão continuar a escrever a história de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)