Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/10/2019
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Convida todos os parlamentares para participar às 17h, no Plenarinho, do lançamento da Frente Parlamentar de Bem Estar e Proteção Animal. Comenta que o animal que vive nas ruas acaba adquirindo doenças chamadas zoonoses, e isso traz problema de saúde para as pessoas. Menciona que já existem grupos que atuam em favor do ser humano, mas para os animais que vivem em situação de abandono falta ainda um olhar diferenciado. Menciona ser necessário atuação de castração em massa, microchipagem, punição mais rigorosa para quem maltrata ou abandona os animais. Fala sobre os animais silvestres, sugerindo as passagens de fauna nas rodovias, pois vão evitar atropelamentos dos mesmos e garantir tráfego seguro aos motoristas.
Finaliza, ressaltando que uma das pautas das reivindicações da Frente Parlamentar de Proteção aos Animais seria a criação do Fundo Estadual de Proteção e Bem Estar animal, pois o mesmo vai atuar na questão do meio ambiente, da saúde, educação e contribuir de fato para que as novas gerações possam ter uma consciência mais elevada com a questão animal.

Deputado Volnei Weber (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela preocupação em trazer à Casa o debate, informando o exemplo da cidade São Ludgero, onde foi implantado um programa de controle com castração de cães e gatos da população de baixa renda, em convênio com a universidade e o Hospital Veterinário.

Deputada Marlene Fengler (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pela iniciativa, pois a considera muito bem-vinda, e comunica que já apresentou projeto de lei que permite a entrada de animais de estimação para visitar doentes, é lógico com todos os cuidados necessários.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Elogia o deputado pelo tema, colocando-se à disposição para fazer parte da sua causa. [Taquígrafa: Ana Maria]