Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/10/2020
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Reporta-se ao aumento dos preços dos materiais da construção civil, citando a variação de alguns itens, como: cimento - de 7% a 18%; concreto - de 6,5% a 9%; bloco cerâmico - de 8% a 15%. Dessa forma, faz um apelo à comissão de Finanças e Tributação no sentido de analisar um projeto para que as emendas impositivas possam ser aplicadas em 2021, em função do aumento dos preços, pois acredita que muitas obras licitadas não serão concluídas.
Menciona a ligação da serra de Santa Catarina com a serra gaúcha, conhecida como "Caminhos da Neve", e diz estar monitorando essa pauta importante, porque o protocolo do estudo de viabilidade técnica e econômica, do DNIT, foi entregue em Brasília. Cita que, em dezembro de 2019, foi aprovada a lei que desafeta o trecho de 10 km, da SC-114, o qual não está asfaltado, e a União precisa fazer a sua parte para concluir a federalização. Discorre a respeito da Ponte das Goiabeiras, que não consta nos mapas, porque foi construída pelos colonos para escoarem seus produtos.
Também, faz apelo à CCJ para dar uma atenção especial ao projeto de sua autoria que trata da questão da merenda escolar para as crianças carentes nas férias, pois muitas realizam o almoço somente na escola, sendo que outros Estados da Federação já realizam essa prática e, ao menos, se garante um kit de alimentos nos meses de julho e janeiro, proporcionando um desenvolvimento saudável. [Taquigrafia: Sílvia]