Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/06/2021
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Diz ter ficado um pouco chocado quando leu uma matéria, noticiando que o índice de recuperação dos internados com Covid, na UTI do Hospital Tereza Ramos, foi de 58,38%. Chamou-lhe a atenção, porque entra um cidadão com Covid e sai recuperado, entra outro cidadão e morre, e isso quer dizer que ainda não foi descoberto como agir em relação à Covid. Fala que é preciso saber a verdade, porque é um índice muito alto.
Relata que, ontem, o Governador Carlos Moisés esteve em São Joaquim, a capital catarinense dos vinhos finos de altitude, e assinou a ordem de serviço para a obra da Serra do Corvo Branco, com um asfaltamento que irá trazer mais condições de trafegabilidade, unindo o sul do Estado com a serra catarinense. Menciona que o Governador também prometeu buscar o asfaltamento no acesso às vinícolas, trazendo mais segurança para escoamento da produção dos vinhos e para o trânsito de turistas.
Registra que o Prefeito de São Joaquim foi juntamente com o Governador Moisés até a Ponte das Goiabeiras, e quando, em 2019, entregou ao Governador uma lista com as demandas da serra catarinense, uma delas era essa, Caminhos da Neve, que ligará a serra gaúcha com a região serrana, onde haverá uma ciclovia na antiga ponte, e uma ponte nova.
Ressalta que sempre está monitorando essa questão Caminhos da Neve, solicitando informações ao DNIT, buscando conexão com o Senador Jorginho Mello para que ele ajude em Brasília. Pede que o líder do Governo solicite ao Governador para que possa agregar politicamente às lideranças, e mostra-se surpreso porque ele, como Deputado da região serrana, não foi convidado para participar da mesa de autoridades no ato do Governo. E também não foi convidado para ir junto, na Ponte das Goiabeiras. Fala que está aqui para agregar valor, e gostaria de ser prestigiado, pois parece que não fez nada.
Pontua que uma das formas por ter esse capital para o Governo aplicar em infraestrutura é porque não houve reajuste aos servidores públicos, e, com a questão da Covid, conseguiu fazer um bom capital e pagar dívidas da gestão passada, o que aplaude, mas considera muito importante que o Governo venha a reconhecer o trabalho das lideranças.
Comenta que o Governador, juntamente com o Secretário André Motta, irá a Lages para liberar a nova ala do Hospital Tereza Ramos, e liberar as emendas da região serrana. Esclarece que tem emenda impositiva depositada desde o ano anterior, que por questões burocráticas ainda estão travadas, gerando certa ansiedade. Mas deseja agregar valor e que seja um jogo de soma positiva, e se possa aplaudir as obras que estão ocorrendo. [Taquígrafa: Eliana]