Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/07/2023
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Refere-se ao projeto elaborado pelo Prefeito Topázio, de Florianópolis, sobre a compra de alguns fones de ouvido para favorecer crianças que têm hipersensibilidade auditiva, como os autistas. Menciona o horário de recreio nas escolas, onde as crianças gritam muito, e com o fone se sentem melhor e poderem interagir melhor. Solicita ao Governo do Estado para que também tenha esse olhar com essas crianças que não podem comprar os fones de ouvido. Diz ser um investimento muito grande que traz uma nova postura para a criança atuar no mundo.
Esclarece que somente o conhecimento não adianta, é preciso colocá-lo em prática, e para isso as crianças precisam ter um local adequado e usar novas ferramentas. Explica que, dentro da programação neurolinguística, existem três tipos de sistemas em cada ser humano: auditivo, visual e sinestésico. Cita como exemplo, uma sala de aula com vários cartazes coloridos, isso tira a atenção visual do aluno. Fala também das sinetas que têm um barulho muito estridente, usadas nos intervalos das aulas, que já deveriam ser substituídas até por músicas clássicas, que não assusta ninguém.
Faz referências aos parques infantis coloridos que foram colocados nos bairros da cidade de Lages, de iniciativa de emendas impositivas do Deputado, e foram bem aceitos pelos pais com filhos autistas, porque eles ficam atraídos pelas cores.
Deputado Pepê Collaço (Aparteante) - Confessa que ficou sabendo desse projeto do Prefeito Topázio agora pelo pronunciamento do Deputado. Ressalta que lidera a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Espectro Autista, aqui na Assembleia, e que os diagnósticos mostram o aumento de casos de autismo no mundo, e a sociedade não está preparada para incluir essas pessoas. Acrescenta que ontem houve uma reunião com a Federação Catarinense de Educação Especial para discutir medidas pelas quais o Governo do Estado possa ampliar suas atitudes com mais eficiência direcionadas a essas pessoas. [Taquígrafa: Eliana]