Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/08/2020
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Relata que a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, autoriza a Celesc a ter um aumento de 8,42% na tarifa de luz. Constata que a mesma teve um lucro líquido de R$144 milhões no primeiro trimestre. Essa agência reguladora tem um olhar apenas para as empresas e não para o consumidor, mostrando desrespeito, em um momento de instabilidade, especialmente para um setor privado, com desemprego de forma acelerada. A Celesc busca esse aumento, sendo que o IPCA, nos últimos 12 anos, de julho, teve um índice de 2,13%.
Afirma que, por ser uma pessoa que mora sozinha, sem muitos equipamentos elétricos, gasta R$200,00 de luz, e imagina uma família com mais pessoas quanto gastará de energia. Isso é o capitalismo, não é socialismo.
Ressalta que a Celesc presenteia a população, em um momento de crise, com a Covid falindo empresas, várias lojas fechadas, agora, com esse reajuste.
Informa que irá protocolar na Casa uma moção de repúdio à Aneel e à Celesc, e uma moção solicitando apoio à bancada de Santa Catarina para que seja revisto esse reajuste. É um golpe para o povo catarinense e um tapa na cara do pagador de imposto. [Taquígrafa: Eliana]