Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/05/2019
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Informa que recebeu a resposta de uma moção legislativa de apelo ao governador do estado para que se faça estudos de viabilidade para a instalação de um porto seco na região serrana, tendo como sugestão a cidade de Correia Pinto. Esclarece que este porto seco vai agregar muito valor para a região, para o grande oeste, contribuindo também para as demandas do Rio Grande do Sul. Entretanto, considerou a resposta um tanto confusa, uma vez que diz que é importante, que vai trazer desenvolvimento social e econômico, mas que o projeto deverá ser financiado pela Assembleia Legislativa. Declara-se contrariado com a resposta recebida, e vai continuar lutando para que a serra catarinense tenha um porto seco, que trará inúmeros benefícios para toda região.
Registra que deu entrada em um projeto de lei que reconhece São Joaquim como a Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude. Faz apresentação de vídeo sobre esta importante cultura para o estado catarinense, destacando a relevância do título para o enoturismo, que fortalece a economia de modo geral. Fala, ainda, sobre os Caminhos da Neve, que liga as serras catarinense e gaúcha, destacando que o governo se comprometeu a encaminhar o projeto da desafetação da SC-114, que logo será analisado pelas comissões e votado em Plenário.

Fabiano da Luz (Aparteante) - Parabeniza pela iniciativa e pelo projeto, apoiando-o, entretanto espera ter uma prova dos vinhos para poder atestar a qualidade dos mesmos.

Nazareno Martins (Aparteante) - Igualmente parabeniza o deputado, considerando um projeto de grande envergadura, pois São Joaquim tem um vinho especial e é uma terra maravilhosa. [Taquígrafa: Sara]