Pronunciamento

Manoel Mota - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/03/2012
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, gostaria de cumprimentar os prefeitos que, a trabalho, visitam-nos na tarde de hoje: Eclair Alves Coelho, de Timbé do Sul; e Wagner da Rosa, de Maracajá. Eles nos prestigiam com a sua presença, na tarde de hoje, no Parlamento catarinense.
Quero, neste instante, parabenizar o prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi, pela emancipação daquele glorioso município que é o campeão de arroz irrigado do mundo. Hoje é o dia da emancipação política daquele município e com certeza estão fazendo uma grande festa em Turvo.
Gostaria de cumprimentar o prefeito Ronaldo Carlessi, o vice-prefeito Everton Aldir Schmidt, o presidente da Câmara Municipal, vereador Esio Simão, os vereadores, enfim, toda a sociedade turvense que comemora o aniversário de uma cidade que orgulha toda Santa Catarina.
Sr. presidente, dei entrada a um requerimento que foi aprovado na tarde de hoje, que diz o seguinte:
(Passa a ler.)
"O Deputado que este subscreve, nos termos do art. 40 e parágrafos do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, REQUER seja encaminhado ao Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Sr. Avaro Toubes Prata, a implantação de um Curso de Medicina no Campus da Cidade de Araranguá.
A Universidade Federal de Santa Catarina tem por finalidade 'produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida'.
A Missão do Campus de Araranguá: 'gerar, socializar e aplicar conhecimentos oferecendo ensino, pesquisa e extensão, inovando na formação de cidadãos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região'.
A procura pelo curso supracitado é imensa e a oferta disponibilizada pelas universidades da região sul não supre a grande demanda.
É nesse sentido que solicitamos a implantação desse importantíssimo curso para o Vale do Araranguá.
O atendimento a essa reivindicação se reveste de maior relevância e seus benefícios serão imediatos.
Sala das sessões, em
(a) Deputado Manoel Mota"[sic]
Por que serão imediatos? Porque aquela é uma região muito forte no setor da agricultura. E hoje empresas estão-se instalando na região, como a Philip Morris, a CTA, a Alliance One e a Tramonto Alimentos. Foram gerados mais de seis mil empregos em virtude das empresas que se instalaram em Santa Catarina, fruto de um trabalho de Luiz Henrique e depois de Raimundo Colombo.
A Unisul chegou a Araranguá, mas no campus não há um curso de Medicina. A Unesc chegou a Araranguá, mas não tem um curso de Medicina. Nós queremos fazer um apelo para que a Universidade Federal de Santa Catarina, que tem um campus em Araranguá, implante um curso de Medicina naquela região, que precisa desenvolver-se, ter os seus profissionais e qualificá-los. E um curso de Medicina trará muitos benefícios à região.
Por isso, tenho convicção de que isso é possível, porque sei do potencial que a Universidade Federal de Santa Catarina tem.
Peço o apoio dos nobres pares do Parlamento catarinense para que contribuam com a região sul do estado, que é a segunda região mais pobre de Santa Catarina. Vejam que qualquer projeto que entrar nesta Casa e que disser respeito às regiões sul e serrana terá o meu apoio antecipado, porque essas são duas regiões onde precisa haver investimento.
Estou convicto de que uma grande empresa irá instalar-se em Tubarão - há apenas uma dificuldade em relação ao terreno -, gerará muitos empregos e ter um faturamento de R$ 1 bilhão por ano. Quer dizer, com isso já dá para se ver a dimensão dessa empresa e o que poderá proporcionar à região.
Agora, quero fazer um apelo aos senadores Luiz Henrique da Silveira, Casildo Maldaner e Paulo Bauer e de Santa Catarina, principalmente os do sul, Edinho Bez e Jorge Boeira, para que entrem nessa luta para que tenhamos de fato e de direito um curso de Medicina lá instalado.
O deputado Antônio Aguiar, que preside neste momento esta sessão e é formado em Medicina, sabe a importância de uma região ter um curso de Medicina. Temos o orgulho e a honra de ter quatro universidades, porque temos também o Futurão, mas não temos nenhuma com curso de Medicina. E a Universidade Federal de Santa Catarina, que tem um campus em Araranguá, recebeu um terreno onde dá para construir o que se imaginar. O terreno, que deve ter 20 hectares de terra, localizado no centro da cidade!
Então, tenho certeza de que o reitor Álvaro Toubes Prata, da UFSC, com a visão que tem, irá fazer um estudo profundo e ver que a demanda é enorme e que esse curso é fundamental para desenvolver aquela região.
Temos lá o Hospital Regional de Araranguá, que sempre quisemos transformar num Hospital Universitário. Agora uma OS está assumindo a sua administração, mas por que não a Universidade Federal de Santa Catarina daqui a pouco utilizar-se do próprio hospital para transformá-lo num hospital universitário, para transformá-lo num hospital com qualidade em saúde no sul do nosso estado?
O curso de Medicina leva os melhores profissionais para dar aula. Quer dizer, se são os melhores profissionais para dar aula, são os melhores profissionais para atender à população. Por isso, estou aqui, meu caro presidente, fazendo uma convocação para que todos os parlamentares ajudem o sul de Santa Catarina a crescer, a desenvolver-se, a gerar emprego, renda, qualidade de vida e preparar o ser humano para o futuro.
Queremos agradecer, sr. presidente, e dizer que vamos lutar de corpo e alma para que tenhamos essa bandeira levantada e o curso de Medicina instalado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)