Pronunciamento

Manoel Mota - 009ª SESSÃO 1ª CONV. EXTRAORDINÁ

Em 31/01/2006
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, visitantes que nos dão a honra de participar desta sessão, quero cumprimentar o sr. Murilo, presidente do sindicato das auto-escolas de Santa Catarina.
Quero dizer como é bom ouvirmos os parlamentares tecerem algumas críticas desta tribuna, e eu não poderia deixar passar em branco aquilo que o deputado Joares Ponticelli fez, sempre com a mesma fita, com o mesmo disco e com a mesma agulha que ainda não gastou a ponta, mas continua sempre batendo no governo, desestabilizando-o. É um desespero a toda prova.
Anteontem, o deputado Joares Ponticelli esteve na Rádio Araranguá tecendo alguns comentários que não eram outra coisa senão falar mal do governo, mas acho que se perdeu porque acabou entrando na vida familiar deste deputado. Em nenhum momento entramos nesse campo, na vida familiar. Ele fez algumas considerações da minha vida familiar e seu entrasse na vida familiar ficaria muito ruim esse desdobramento. Então, ele costuma sempre fazer assim, não coloca a bola na trave, fica sempre por cima e continua não fazendo os gols que são necessários. E aí o desespero surge a cada instante, cada vez mais. E ele vem aqui, faz um esforço fora do comum para tentar fazer a sociedade, principalmente aqueles que assistem à TVAL, acreditar que é verdadeiro aquilo que é colocado. Nós somos obrigados a resgatar a verdade e por isso estamos aqui.
Na semana passada, o governador Luiz Henrique da Silveira, um governador moderno, um governador comprometido com a sociedade catarinense, entregou a ordem de serviço da obra que liga Lauro Müller a Treviso. Depois inauguramos, juntamente com a senadora Ideli Salvatti, a primeira etapa do aeroporto de Jaguaruna, parceria feita entre os governos federal e estadual. A senadora estava representando o governo federal. Foi uma coisa linda. A pista é uma das maiores do sul do Brasil, é maior do que a de Florianópolis e a de Porto Alegre, deputado Vânio dos Santos. Lá também foi citado o nome de v.exa., naquele momento histórico e inesquecível. Tive que deixar o meu carro a um quilômetro de distância, não pude chegar de tanta gente que tinha. Os carros ficaram trancados e tivemos que andar um quilômetro a pé. Tinha muita gente, foi um evento muito prestigiado.
E já foi lançado o projeto da segunda etapa. O governo já fez o convênio da segunda etapa para que possamos ter, nessa parceria, o aeroporto regional da região sul e desenvolver aquela região.
Então, o deputado Joares Ponticelli tem razão de sobra de se desesperar. Foram governo, foram incompetentes, não realizaram as obras e agora só servem para fazer críticas. Não têm propostas e não tinham. Já ganharam o outro governo fazendo críticas e agora continuam porque não têm propostas para apresentar à sociedade e só têm uma coisa a fazer, que é criticar.
Mas a população cansa das críticas e por isso quanto mais batem, mais o governo cresce, mais a sociedade reconhece o bom governo que fazem Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira.
O deputado Joares Ponticelli tem razão de sobra de estar desesperado. Olhem bem, o presidente de honra do PP, o presidiário Paulo Maluf, afirmou ontem que pretende voltar ao cenário político. Vai-se candidatar a governador do estado de São Paulo ou a deputado federal. Será que o ex-governador Esperidião Amin irá apoiá-lo nesse movimento? Ele sempre apoiou os movimentos. Mas há um problema: será que irá abandoná-lo, como fez em 1998 na campanha presidencial, quando deixou Maluf e apoiou Collor?
Então, nós temos alguns episódios aqui em Santa Catarina para marcar muito fundo toda a história do nosso estado. E aí fica mais desesperado o deputado Joares Ponticelli.
Vejam: o líder do PP na Câmara Federal, deputado José Janene, está desaparecido há três meses! Ele foi acusado de participar ativamente do "valerioduto". Janene, que segundo a sua assessoria tem problemas cardíacos, poderá ser aposentado por invalidez. O presidente da Câmara, Aldo Rabelo, não está acreditando e já solicitou a ida de uma junta médica ao litoral do Paraná para examinar o parlamentar.
Quer dizer, está três meses desaparecido depois de ter sido acusado do recebimento de R$ 7 milhões do "valerioduto"! Aí só tem que se desesperar.
O desespero é maior do deputado Joares Ponticelli, quando vê nos jornais notícias assim:
(Passa a ler)
"Corrêa preferiu não acompanhar a leitura do relatório. O advogado Eduardo Ferrão, responsável pela defesa, afirmou que o caso não é semelhante ao dos demais envolvidos no caso do mensalão. Afirmou que o deputado atuou como presidente do partido, não ferindo, assim, o decoro parlamentar."
Então, ele afirma que era apenas o presidente do partido, que não atuou como deputado. Atuou como presidente, em nome do partido. Quer dizer, envolvendo todo o partido. Assim afirma o advogado de Pedro Corrêa.
O deputado Joares Ponticelli tem razão de sobra para desespero e acaba se atrapalhando: vai bater a bola, não chuta em gol, não faz gol. Eu tenho cansado de dizer que o PP tem grandes deputados, boas pessoas, tem boa defesa mas não tem ataque.
Aqui o deputado Joares Ponticelli não tem ataque. Não faz gol, só bate e coloca para fora. Mas acho que há uma solução pelo menos para Brasília: o Romário vai-se candidatar a deputado federal pelo PP e quem sabe lá em Brasília pode fazer gol, porque aqui o deputado Joares Ponticelli tem que ser substituído porque não sabe fazer gol, só chuta a bola para fora.
Então, acho que é preciso que nós, como políticos, respeitemos aqueles que venceram as eleições através do voto democrático. Santa Catarina escolheu, soube escolher e o PMDB ganhou as eleições.
Não adianta espernear para lá, para cá, tem que bater palmas para quem é competente como Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira, que estão fazendo um governo sério, um governo realizador, um governo comprometido com Santa Catarina, com o povo catarinense.
É isso que está-se vendo nos quatro cantos do estado e é por isso que, às vezes, as pessoas aqui se desesperam. Por quê? Porque estavam com o governo nas mãos, o deputado Joares Ponticelli era o líder da bancada, mas foram incompetentes e perderam as eleições. Agora não adianta, tem que aplaudir quem tem competência, quem tem criatividade, quem realiza, quem busca as grandes ações.
Ele disse que eu sonho e depois venho para cá com os meus sonhos. Mas ele estava lá na entrega da primeira etapa da pista. Acho que ele tinha que vir aqui e pedir desculpas por aquilo que disse, porque o sonho era o asfalto preto onde cinco aviões pousaram no dia da inauguração. E hoje pode pousar uma aeronave de qualquer tamanho do Brasil ou do mundo naquela pista.
Vamos ter um grande aeroporto para o desenvolvimento da região sul e vamos ter, para o desespero de muita gente, a ligação de Lauro Müller à serra do Faxinal, que vai diminuir em 200 quilômetros a distância até Canela e Gramado. E para o deputado Joares Ponticelli se desesperar um pouco mais, teremos a construção da Interpraias. Quem sabe eu esteja sonhando. Mas acho que é verdade e aí o desespero vai ser total.
Não adianta, quem é governo e sabe governar, sabe administrar para o povo, tem que ser aplaudido e é isso o que acontece com Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)