Pronunciamento

Manoel Mota - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/03/2011
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, visitantes que prestigiam o Parlamento catarinense na tarde de hoje.
Queremos saudar o secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Schmidt, que a trabalho está presente prestigiando-nos, acompanhado do ex-presidente do partido em Turvo.
O ex-deputado Lírio Rosso, que também nos dá o prazer da sua presença, já é da Casa, pois está aqui todos os dias.
Eu quero registrar, com muito orgulho, um acontecimento da região do vale do Araranguá, mais especificamente de Balneário Arroio do Silva, que é o maior evento do Brasil e do mundo no gênero. Trata-se do Quilômetro de Arrancada de Caminhões, cuja abertura foi na quinta-feira. Os corredores começaram a chegar do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul para o evento, que teve o maior número de inscrições até hoje e contou com uma participação popular sem limites.
Falavam que era um grande evento porque estava sendo realizado no verão, na temporada, no final de janeiro. Aí passou a ser realizado no final da temporada e disseram que era um grande evento porque a população ainda estava veraneando. Hoje está sendo realizado no final de março e o sucesso é estrondoso.
Esteve na abertura o eminente deputado José Nei Ascari, que foi prestigiar aquele grande evento. Só no dia 20 de março, deputado Gilmar Knaesel, contamos com a presença de 200 mil pessoas. Esse grande evento, o maior realizado até agora, é uma festa que começou há 25 anos, visando à valorização do motorista profissional e teve uma organização extraordinária.
Eu, que fui caminhoneiro, resolvi criar na época alguma coisa para valorizar o motorista profissional. Estudando todas as formas de valorizá-lo, resolvi criar o Quilômetro de Arrancada na areia, que num primeiro momento, deputado Gilmar Knasel, foi alvo de gozação, pois as pessoas não entendiam o que aquilo poderia significar. Mas trabalhamos e no 1º Quilômetro de Arrancada, em 1986, já conseguimos movimentar cerca de dez mil pessoas. Na segunda edição do evento, participaram de 20 a 30 mil pessoas e já conseguimos a cobertura de todas as revistas nacionais. De lá para cá, o evento cresce sempre. Houve eventos com a presença de 50 mil pessoas e depois chegamos à casa das 100 mil pessoas. Hoje, estamos realizando um grande evento, que é o Quilômetro de Arrancada de Caminhões, com a participação de 200 mil pessoas.
Estiveram presentes no evento o vice-governador Eduardo Pinho Moreira; o governador Raimundo Colombo; os deputados estaduais José Nei Ascari, Joares Ponticelli, Valmir Comin e José Milton Scheffer, e os deputados federais Edinho Bez, Ronaldo Benedet e Jorge Boeira. Eram tantas pessoas, que posso ter esquecido algum nome.
Como podem perceber, a festa contou com uma participação efetiva da classe política, como também da população da área dos transportes, que é fundamental neste país. Os caminhoneiros foram prestigiados porque carregam nos tapetões deste país 95% do PIB, e essa foi a forma que encontramos de prestigiá-los.
Na areia o motorista tem que ir para frente e para trás. Entretanto, um deles, na hora de arrancar, esqueceu de colocar a marcha para frente e arrancou para trás! Não foi nessa festa que aconteceu isso, foi numa outra, com um profissional com três, quatro títulos de campeão. Por que acontece isso? Porque a emoção, a adrenalina toma conta do motorista!
Deputado Gilmar Knaesel, v.exa., como secretário, sempre contribuiu muito em todas as edições da festa e hoje tenho orgulho de ter criado um evento que é um dos maiores do mundo na área de transportes. Recebemos o apoio da Petrobras e de tantas outras empresas, que tenho a convicção de que, logo em seguida, será transmitido ao vivo para Santa Catarina e para o Brasil.
Então, é dentro dessa linha que estamos feliz porque o 21º Quilômetro de Arrancada de Caminhões foi um dos maiores já ocorridos e contou com uma organização extraordinária, mesmo tendo sido realizado depois da temporada de verão, mostrando que não é preciso muito para colocar 200 mil pessoas no maior evento que o Brasil conhece e que o mundo inteiro respeita.
O Sr. Deputado Gilmar Knaesel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não, deputado, a palavra está com v.exa., que contribuirá com o nosso discurso porque sempre ajudou e participou do evento. Assim, seu aparte é muito importante neste nosso pronunciamento.
O Sr. Deputado Gilmar Knaesel - Deputado Manoel Mota, agradeço o aparte e quero cumprimentá-lo duplamente. Em primeiro lugar, por trazer esse assunto a esta Casa. Entendo que é importante nós, deputados, divulgarmos as coisas boas que acontecem nos municípios e a Casa do Povo é o espaço primordial para que a mídia interna divulgue.
Em segundo lugar, quero cumprimentar v.exa., pois quando foi prefeito, se não me engano, idealizou esse evento que se transformou num dos maiores do gênero no mundo. E quando v.exa. fala que lá estiveram 200 mil pessoas, muitos podem pensar se é verdade ou não. É verdade, sim! Eu tive a oportunidade de participar várias vezes com v.exa., deputado Manoel Mota. Não pude estar nesta última, mas soube do sucesso.
Assim, quero cumprimentá-lo e a todo o extremo sul do estado, que muitas vezes carece de grandes eventos. Mas o Quilômetro de Arrancada de Caminhões representa uma carga de energia positiva para a nossa gente, e a junção do lado esportivo, de competição, com o lado turístico é muito gratificante. Tudo isso demonstra que estamos implementando, em Santa Catarina, a política da valorização dos grandes eventos esportivos e, automaticamente, a valorização do turismo.
Mas gostaria de fazer duas perguntas ao nobre deputado. V.Exa. competiu novamente, como fez em outras épocas? V.Exa. foi campeão em alguma oportunidade?
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Quero agradecer a v.exa. o seu aparte, deputado Gilmar Knaesel, incorporá-lo ao meu pronunciamento e dizer-lhe que
não corri, mas me arrependi porque tive que dar explicações o dia inteiro. No entanto, podem ter certeza de que no ano que vem estarei concorrendo, pois tenho nove títulos entre campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Neste ano eu iria participar, pois é uma exigência dos caminhoneiros, mas não pude fazê-lo em razão de compromissos com os fumicultores e arrozeiros.
Quero agradecer ao prefeito Evandro Scaini e a toda a sua equipe; à empresa de publicidade Aspekto, de propriedade de José Pereira, pela organização, que foi cem por cento; e aos empresários, que levaram os caminhões, que festejaram, que comemoraram. Quero dizer que Santa Catarina tem orgulho, hoje, de sediar o maior evento do gênero no país e no mundo.
Agradeço, por fim, aos parlamentares que não compareceram, mas que contribuíram para que aquele grande evento continuasse acontecendo em Balneário Arroio do Silva.
Muito obrigado, sra. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)