Pronunciamento

MÁRIO MOTTA - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/03/2025
DEPUTADO MÁRIO MOTTA (Orador) - Discorre sobre o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como a dengue, a chikungunya e a zica. Afirma que os dados mais recentes são altamente preocupantes, uma vez que o Estado já registra mais de 16 mil focos do mosquito e mais de cinco mil casos prováveis de dengue. Revela que em Xanxerê duas mortes aconteceram por Chikungunya, que precisamos agir com a máxima urgência para conter o avanço dessas doenças, evitando novas perdas irreparáveis.
Explica que existe um método que introduz no ambiente mosquitos Aedes aegypti carregando uma bactéria chamada Wolbachia, tornando-os incapazes de transmitir dengue, zica e chikungunya, que já trouxe resultados expressivos nas cidades de Niterói e Belo Horizonte. Informa que em 2024 uma biofábrica foi inaugurada em Joinville.
Comunica que enviou uma indicação ao governador do Estado e ao secretário da Saúde para que estudem a viabilidade da instalação de pelo menos mais uma biofábrica. Acrescenta que, no dia de ontem, esteve em reunião com o secretário da Saúde e foi relatado que há uma perspectiva de instalação de mais duas biofábricas: uma em Blumenau e outra em Balneário Camboriú. Para Florianópolis, a expectativa é de que se iniciem as negociações. Promete destinar recursos do gabinete para viabilizar a instalação em Florianópolis. [Taquigrafia: Milyane]