Pronunciamento

MÁRIO MOTTA - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/10/2024
DEPUTADO MÁRIO MOTTA (Orador)- Informa que a saúde mental dos jovens nas escolas públicas e privadas de Santa Catarina precisa de atenção imediata e urgente. Como representantes do povo catarinense, é necessário tratar com seriedade este problema, que vem se agravando nas instituições de ensino. Chama a atenção para o aumento expressivo do número de estudantes vítimas de bullying, pois, segundo pesquisas, o percentual subiu de 30,9% em 2009 para 40,5% em 2019, um aumento que revela uma realidade preocupante e que exige de todos os envolvidos ações concretas e imediatas.
Afirma que a Pandemia da Covid-19 agravou os problemas de saúde mental dos jovens, intensificando o isolamento social, a ansiedade e a depressão. Isso demonstra a necessidade de políticas públicas que abordem a saúde emocional dos alunos de forma preventiva e estruturada.
Relata que é preciso agir para que as escolas tenham espaços seguros e acolhedores para todos, ou talvez não tenhamos mais tempo.
Menciona iniciativas de outros estados, onde alunos e professores têm acesso a profissionais que ajudam a lidar com problemas como bullying, dificuldades causadas pela pandemia e a depressão, resultando em um ambiente mais leve e feliz, onde todos se sentem acolhidos. Essas experiências mostram que com equipes capacitadas e instruídas podem promover ambientes saudáveis e acolhedores. Portanto, diante dessas experiências bem-sucedidas comenta que vai apresentar uma indicação ao Secretário de Educação para a realização de estudo de viabilidade, visando implementar estes programas em nossas escolas, pois a saúde mental de nossas crianças e adolescentes é um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equilibrada. [Taquigrafia: Jênifer]