Pronunciamento

Luciane Carminatti - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/10/2013
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Sr. presidente e todos que acompanham esta sessão, relutei muito em me manifestar, mas como aprendi na minha vida que não nos movemos na política para agradar ou desagradar, mas por princípios, quero dizer aos deputados da base do governo que infelizmente este governo foi frouxo, inconsequente e jogou a responsabilidade sobre esta Casa.
Agora, o que vai acontecer é isto: quem vai decidir sobre o futuro do Corpo de Bombeiros não seremos nós, não será o Poder Executivo, será o Poder Judiciário, de forma arbitrária, porque não conseguimos chegar a um entendimento.
Comentava com as deputadas Ana Paula Lima e Angela Albino que estou sentindo-me extremamente constrangida. Por quê? Porque temos em nossa vida pública princípios que nos norteiam, deputado Darci de Matos, com quem votamos junto várias vezes, mas o estado não pode ser norteado por Joinville. Joinville não é uma república! Santa Catarina é que um estado formado por 295 municípios. Pode o estado, sim, entrar em Joinville como pode entrar em Chapecó também! Por que não? Por que não pode o estado entrar em Joinville?
Então, quero dizer que essa situação é extremamente constrangedora e não ajuda a construção daquilo que está na Constituição. Acho que avançamos no sentido de estabelecer o poder de polícia para o Corpo de Bombeiros Militar que até então não existia. Porém não avançamos porque vai aparecer uma Adin no Tribunal de Justiça e os deputados serão questionados sobre seus votos.
Portanto, o meu voto neste momento não é contra Joinville ou contra o estado, é por princípio. Dessa maneira, vou votar contra, sr. presidente.
Muito obrigada!
(Vaias das galerias)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)