Pronunciamento

Luciane Carminatti - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/06/2015
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Quero fazer o registro, sr. presidente, do nosso 5º Congresso Nacional, realizado no período de 11 a 13 de junho, em Salvador, na Bahia.
(Passa a ler.)
"Nosso congresso contou com uma mobilização nacional, através das etapas municipais e estaduais, uma delegação de quase 800 delegados, e representou a diversidade que compõe o Partido dos Trabalhadores e, consequentemente, uma parte considerável do povo brasileiro. Um congresso diferenciado por garantir institucionalmente a riqueza cultural de todos os cantos do nosso Brasil, a paridade entre delegados e delegadas, a participação de etnias dos mais diferentes rincões e mais de 25% dos congressistas jovens.
Foram diversas pautas nacionais e internacionais debatidas, a vida interna partidária e a relação com o governo e com a sociedade. Importante destacar a presença da Presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula reforçando a ideia da importância de um partido que tem em seu projeto de nação a defesa da classe trabalhadora. O PT sai do seu congresso com a certeza em defender o governo Dilma e as inúmeras políticas públicas que têm garantido a elevação da qualidade de vida do nosso povo. Foi no Governo da presidenta Dilma Rousseff que o nosso país saiu do mapa da fome no mundo.
Entre os eixos centrais do debate que dialogou com a pauta da organização interna, colocamos mais uma vez o financiamento da atividade partidária como elemento chave para a construção de um partido cada vez mais probo e transparente.
Nossa militância foi convocada a participar de uma campanha de autofinanciamento das ações políticas. A campanha de arrecadação da legenda, com o mote 'Seja Companheiro', receberá doações apenas de pessoas físicas.
O combate à corrupção foi um tema marcante no encontro. O PT continuará sua luta implacável contra esse mal que há séculos está incorporado na vida privada e pública brasileira, salientando que nunca antes na história desse país o combate a esse mal teve tanta veemência, comprovadamente obtivemos uma larga diminuição da corrupção a partir dos mecanismos criados nos governos Lula e Dilma Rousseff.
Nosso compromisso e dedicação a este tema é um recado ao Brasil: nenhuma pressão política nos desviará desse caminho sem volta.
A manutenção das eleições diretas para direção do PT ficou definida neste 5º Congresso Nacional. Somos o único partido com um instrumento que garante a participação da maioria dos filiados e filiadas.
O PT nasceu para fazer diferente. Mas a maior ousadia foi construir um partido que pudesse abrigar militantes das diversas correntes de esquerda, das juventudes, dos meios acadêmicos, dos movimentos sociais, de setores da igreja católica, dos sindicatos, muitos deles sem vínculo com uma concepção política mais acabada.
Vale destacar que o congresso do PT foi esperado e comentado em todo o Brasil e internacionalmente. Penso, no início dessa trajetória, há 35 anos, das dificuldades que encontramos para se firmar como partido, o que parecia algo impossível de acontecer. Hoje, é real sólido e motivo de orgulho para milhares de brasileiros. Hoje, somos o Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras que governa o Brasil de todos."
Quero agradecer a oportunidade e, mais uma vez, cumprimentar todos os visitantes, especialmente os que chegaram agora e que trazem faixas "Fora Feira do BRÁS", promovido pela CDL de todo o estado, "Não tememos a concorrência, porém não suportamos a injustiça".
Um grande abraço.
Sejam bem-vindos!
Obrigada!
(Palmas das galerias)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)