Pronunciamento

Luciane Carminatti - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/02/2022
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Refere-se a uma situação pessoal pela qual passou, quando precisou fazer consulta com um Mastologista, por conta do resultado dos seus exames, e foi então que precisou entender o que é a Neoplasia Mamária. Relata os momentos de angústia profunda, de negação, que viveu, e que depois veio a superação, a credibilidade nos bons profissionais que existem. Fala que somente a oração não tem o poder da cura, nesse momento, a cura vem com a atuação dos médicos, mas ela é fundamental para adquirir forças.
Constata que a agilidade, nesses casos, é fundamental, e se faz necessário agilizar no SUS, a quimioterapia e a radioterapia não podem demorar tanto, a consulta com o médico também, pois isso implica saúde. Questiona sobre as mulheres que recebem um salário mínimo de benefício do INSS, e muitas vezes gastam com remédios. Indaga como fica a vida dessas mulheres quando aparece um câncer de mama.
Ressalta, então, que fez contato com a Bancada Feminina da Assembleia, e conseguiram apresentar uma emenda à Lei Orçamentária deste ano, num valor de R$10 milhões para criar um programa de apoio às mulheres de baixa renda que passam também por um momento muito difícil como este.
Menciona o atendimento diferenciado no setor de radioterapia do Hospital Regional de Chapecó, onde fez tratamento, em que as pessoas eram tratadas também para aumentar sua autoestima na luta pela vida.
Faz um alerta de que é preciso olhar para o Hospital Regional do oeste com mais valor e importância, colocar mais aporte de recursos, pois ele atende um milhão de pessoas vindas de todas as regiões do meio-oeste catarinense.
Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Congratula-se com a Deputada por essa conquista particular e que, além de todo apoio que obteve, vê nos seus olhos o brilho da fé. Coloca que sua esposa também vivenciou esse tipo de tratamento há alguns anos e agora está bem.
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Presidente) -Parabeniza a Deputada e, como Presidente, fala em nome dos 40 Deputados, da alegria de recebê-la, e ver essa preocupação de estender o mesmo tratamento para todas as mulheres do Estado.
Deputado Ricardo Alba - Pede a palavra, pela ordem, ao Presidente, para externar um abraço à Deputada Luciane, e dizer que se solidarizou com ela, pois sua mãe passou por algo parecido e também superou. [Taquígrafa: Eliana]