Pronunciamento

Luciane Carminatti - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/02/2022
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Discorre sobre a estiagem no Estado de Santa Catarina e expõe números. Conta que voltou de Chapecó recentemente, onde alguns bairros estão há 11 dias sem água. Informa que os prejuízos causados pela estiagem nas safras de milho, silagem, grãos, soja e feijão totalizam R$3,7 bilhões.
Exibe estudo da Epagri/Cepa que aponta queda de faturamento dos produtores de milho (grão), em 34,5%; dos produtores de soja, em 21,6%; dos produtores de feijão, em 22,4% e dos produtores de milho para silagem, em 31,8%. Ressalta que a maioria dos agricultores não possui outra fonte de renda.
Expõe que a previsão de investimentos do Governo do Estado no combate à estiagem, entre 2021 e 2023, representam o valor de R$300 milhões, que significam apenas 10% do total do prejuízo econômico causado pela falta de água. Destaca que não existe nenhum tipo de investimento por parte do Governo federal destinado à estiagem.
Reitera problemas quanto às estruturas escolares em Santa Catarina. Afirma que faz visitas frequentes aos colégios e cobra investimentos e reformas prometidos pelo Governo do Estado. Chama atenção para o andamento das obras no site Projeta SC, alertando que muitas das reformas que constam estar em andamento ainda não saíram do papel. Afirma que o Estado precisa agir e ter uma gestão mais eficiente na área da educação. [Taquigrafia: Roberto]