Pronunciamento

Luciane Carminatti - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/08/2011
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Sr. presidente, srs. deputados, todas as pessoas que acompanham esta sessão, quero cumprimentar também, em nome da Abraço, a presidente Inês Fortes, desejando-lhe muito sucesso para que possamos também avançar na viabilização de políticas que fortaleçam as rádios comunitárias.
Quero, hoje, manifestar-me com referência ao aniversário do município de Chapecó, porque, amanhã, dia 25 de agosto, completamos 94 anos. Tenho orgulho de ser chapecoense e boa parte do tempo acompanho o crescimento de Chapecó. Considerada a capital brasileira da agroindústria, possui 183.530 habitantes, sendo a sexta mais populosa cidade deste estado.
A origem do nome Chapecó provém da palavra tupi xapeco, que significa lugar de onde se avista o caminho da roça. Também é importante dizer que a cidade é composta por populações vindas do Rio Grande do Sul, de etnia alemã, italiana e polonesa, bem como por muitos caboclos, que foram formando a composição étnica da cidade.
Temos uma marca forte, a agroindústria, que deu o tom do desenvolvimento e que hoje inclusive passa por uma grande transformação. Lá, produzem-se aves, suínos. Do ponto de vista econômico, a agroindústria continua sendo a atividade mais importante, mas hoje percebemos vários outros eixos de desenvolvimento. Quem passa por lá sabe que no ramo da indústria Chapecó produz desde máquinas pesadas, que são exportadas, como também têxteis, além de serviços, e que se tem transformado num grande pólo educacional e agrícola.
Quem conhece aquele município sabe que uma das grandes feiras que lá ocorrem é a Efapi. Inclusive, na próxima semana será lançada oficialmente nesta Casa a nossa Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial, que deu origem a um dos maiores bairros da cidade, que hoje abriga nada mais nada menos do que a Sadia, a Aurora, a UnoChapecó e a Universidade Federal da Fronteira Sul, nossa última grande conquista.
Chapecó conta também com um aeroporto municipal, que atende a cerca de 15 mil passageiros/mês, sendo que quatro empresas lá operam atendendo às cidades de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.
Há um setor que vai muito bem obrigada. Refiro-me ao setor hoteleiro, que conta com 33 empreendimentos e mais de 2.500 leitos, o que faz com que Chapecó tenha boas surpresas em termos de hotéis. Recentemente, inclusive, recebi uma correspondência de uma liderança do litoral dizendo-me que não imaginava que Chapecó tivesse hotéis de tão boa categoria.
Na verdade, o nosso município cresceu muito, está-se desenvolvendo a olhos vistos e já é conhecido como uma grande cidade de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputada Luciane Carminatti, permita-me somar-me às suas congratulações ao município de Chapecó, do qual tenho certa nostalgia, uma vez que lá passei três anos da minha infância. Seu desenvolvimento deve-se à visão e à determinação de seus pioneiros e daqueles que fazem a sua riqueza.
Muito obrigado!
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Sr. presidente e srs. deputados, a nossa cidade conta com duas emissoras de televisão de canal aberto, quatro estações de rádio FM e duas AM, três jornais diários, vários semanais, além de revistas e outros itens que caracterizam uma grande produção nessa área.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Pois não!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Parabenizo v.exa. por levar à tribuna essa homenagem a um grande município que é líder no oeste catarinense.
Sou oriundo de uma cidade vizinha, mas a cidade de Chapecó marcou muito a minha história política, até em função da nossa luta junto aos movimentos sociais. Chapecó é o maior pólo da agricultura familiar do Brasil e por isso é símbolo da resistência e da força de luta dos movimentos de mulheres, dos sindicatos e da Fetraf/Sul.
Muita gente escolheu Chapecó para morar, inclusive pessoas do sul do Brasil, porque veem naquela cidade oportunidade de uma vida melhor. Dessa forma, é muito importante, na passagem dos seus 94 anos, registrar nesta Casa todas as suas qualidades, os seus avanços, o seu crescimento e o seu potencial extraordinário.
Muito obrigado e sucesso aos chapecoenses!
O Sr. Deputado Neodi Saretta - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Pois não!
O Sr. Deputado Neodi Saretta - Deputada, não poderia deixar de parabenizar v.exa., no momento em que homenageia a cidade de Chapecó, no oeste de Santa Catarina.
Aproveito a oportunidade para enviar ao povo chapecoense o nosso abraço, as nossas felicitações e que a cidade continue ajudando o nosso oeste a se desenvolver.
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Muito obrigado, deputado Neodi Saretta.
É importante dizer que essa cidade construiu grandes lideranças para o estado todo. Como exemplo, cito o ex-deputado federal Cláudio Vignatti, uma liderança que continua viva e permanente em nossa memória como uma pessoa atuante, o nosso ex-prefeito José Fritsch, o hoje deputado estadual no Rio Grande do Sul Altemir Tortelli, que coordenou a Fetraf-Sul. Muitas outras lideranças construíram-se em nossa cidade, por isso a importância de se fazer esse registro.
As lideranças, obviamente, são resultado da construção do coletivo. E nesse sentido quero destacar a forte atuação dos movimentos sociais ligados ao campo, ao meio rural, bem como a própria organização dos movimentos sociais. E em Chapecó surgiu também o Movimento das Mulheres Camponesas. Então, faço o registro também da força que vem da organização popular, sindical e dos movimentos sociais. Mas não poderia deixar de dizer o quanto o município de Chapecó destaca-se no campo educacional. Temos hoje a Udesc, a UnoChapecó, a Unoesc, a UFSC, o Instituto Federal, o antigo Cefet, a Celer, a Unipar/Chapecó, ou seja, universidades públicas, comunitárias e privadas. E a nossa última grande conquista, que nos orgulha muito, é a sede da Universidade Federal Fronteira Sul.
Portanto, se o município souber organizar bem o seu futuro, planejar com participação, com uma gestão decente, séria, Chapecó de fato vai conseguir ser uma cidade que constrói bens, equipamentos públicos, mas também qualidade de vida e cidadania para o seu povo.
Não poderia deixar de falar também do Chapecoense, o furacão do oeste, deputado Daniel Tozzo, que nos orgulha muito e que recebeu o título em 2011 do Campeonato Catarinense de Futebol.
Temos muitos desafios a construir nessa virada de século. Faltam seis anos para o primeiro centenário da cidade de Chapecó. E isso requer muito planejamento, muita ousadia, muito pé no chão e muito respeito aos moradores do centro da cidade e dos bairros, no sentido de que o município acolha todos.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)