Pronunciamento

Luciane Carminatti - 050ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/06/2021
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Traz a tribuna um tema que lhe é muito caro, e apresenta dados sobre a violência contra a mulher nos últimos anos. Relata que, no ano anterior, ocorreram 21 feminicídios em Santa Catarina, e este ano, somente nos primeiros cinco meses, já foram 12 feminicídios, ou seja, 57% do total do ano anterior. Lembra que, desde o início do isolamento social, na pandemia, o aumento da violência doméstica contra mulheres foi crescente.
Diz que este fenômeno não é exclusivamente brasileiro, mas também internacional. E, por consequência deste cenário, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública iniciou um monitoramento de casos de violência contra mulher, procurando compreender como a pandemia havia afetado a vida das mulheres brasileiras em situação de violência.
Lembra que é importante destacar o papel desta Casa, em especial da Bancada Feminina, e fala do primeiro Observatório de Combate à Violência Contra a Mulher do País, apoiado e coordenado pela Assembleia Legislativa. Diz que vários órgãos públicos apoiaram a ideia, e agradece a todos pelo apoio para a construção desta ferramenta que é importantíssima para todas as mulheres. [Taquigrafia: Guilherme]