Pronunciamento

Luciane Carminatti - 040ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2015
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Boa- tarde, sr. presidente, sra. deputada Dirce Heiderscheidt, srs. deputados e todas as pessoas que acompanham esta sessão. Vou fazer uma manifestação hoje referente à Unoesc.
(Passa a ler.)
"As universidades comunitárias de Santa Catarina exerceram e exercem papel fundamental para levar o ensino superior ao interior deste estado. Hoje, vamos falar da Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina, que se destaca por sua atuação no meio oeste catarinense e também na cidade de Chapecó.
A Unoesc possui campus em Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Chapecó. Também conta com unidades instaladas em Campos Novos, Capinzal, Fraiburgo, Maravilha, Pinhalzinho e São José do Cedro.
Encerrou o ano de 2014 com mais de 20 mil alunos matriculados nos mais de 50 cursos de graduação, especialização e mestrado.
Recebe cerca de oito mil estudantes bolsistas. Destes, 2.400 alunos são contemplados com as bolsas dos arts. 170 e 171, e mais de 1.700 alunos bolsistas do Prouni.
O reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, é um dos protagonistas pela interiorzação do ensino superior em Santa Catarina. Atualmente, preside a Associação Catarinenses de Fundações Educacionais (Acafe) e coordena um processo de conquistas para que estas instituições sejam cada vez mais reconhecidas.
A Unoesc é uma das maiores instituições propulsoras do desenvolvimento, da pesquisa e das perspectivas socioculturais e educacionais nas regiões de abrangência. São aproximadamente 118 município e mais de um milhão de pessoas, em uma área geográfica que vai desde Santa Cecília no planalto central catarinense até a fronteira com a Argentina, atingindo o sudoeste do Paraná e o Noroeste do Rio Grande do Sul.
Em Chapecó, um dos polos da educação superior do estado, que conta com universidades particulares, comunitárias, estadual e federal, a Unoesc tem contribuído para a formação de profissionais qualificados para atuarem na região.
Neste ano, a Unoesc Chapecó deixou de ser unidade e recebeu o status de campus universitário. Com isso, conquista autonomia acadêmica e administrativa para investimentos e a abertura de novos cursos são algumas das principais mudanças que ocorrerão na Unoesc Chapecó com a elevação de unidade local para o status de campus universitário.
As responsabilidades serão ampliadas para a incumbência de administrar, planejar, coordenar e controlar as atividades acadêmicas de ensino, de pesquisa e de extensão, bem como as atividades administrativas, financeiras, patrimoniais e de suporte da universidade no campus.
No início deste ano letivo, o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon deu posse aos seguintes dirigentes: vice-reitor de campus, professor Ricardo Antônio de Marco; diretor de graduação, professor Celso Paulo Costa; diretor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Gilberto Pinzetta; e gerente administrativo, professor Sérgio Prates.
Atualmente, a Unoesc Chapecó conta com cerca de 2.000 alunos matriculados em dez cursos de graduação: Administração, Administração Linha de Formação Comércio e Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Psicologia, Direito, Sistemas de Informação, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Ciências Contábeis e Tecnologia em Logística.
Nos cursos de especialização são 700 alunos e nos mestrados de Direito e Administração mais de 150 mestrandos. Mais de 700 alunos foram beneficiados com bolsas de estudo em 2014.
Somente no ano passado, a Unoesc Chapecó atendeu um público aproximado de 11 mil pessoas em 106 cursos e outras atividades de extensão. Foram desenvolvidos 40 projetos com recursos oriundos de institutos de fomento, além dos projetos incentivados com investimentos da própria instituição.
Outro diferencial da Unoesc são os intercâmbios internacionais. Em 2014, sete alunos retornaram de atividades realizadas em Portugal, México e Itália, além de outros seis que estão no exterior atualmente.
Dos seis mestrados da Unoesc, dois estão instalados em Chapecó, o de Direito e o de Administração. Meu reconhecimento a esta instituição, pelo compromisso comunitário e com a formação humana e cidadã de milhares de profissionais."
Nós temos ainda na Unoesc do total profissionais de educação de 965, 100 são doutores; 47% são mestres; 42,6% especialistas, portanto nós não temos nenhum com o nível de habilitação menos do que a especialização. E se somarmos, temos 57% entre mestrado e doutorado, que é inclusive uma das metas do Plano Nacional de Educação no ensino superior nós não termos mais nos próximos anos nenhum professor atuando com o nível abaixo de mestrado e doutorado.
Também dos profissionais que lá atuam 44,5% horistas, 21,6% tem um tempo parcial da sua atividade pedagógica, e 33,9% dedicação integral."
Portanto, 1/3 do quadro de profissionais da Unoesc são profissionais com dedicação exclusiva.
Então, sr. presidente, nesta minha manifestação quero enaltecer a importância desta instituição comunitária. E se não fossem as universidades comunitárias e se nós dependêssemos somente das instituições públicas nós não teríamos no interior do nosso estado em todas as regiões do estado de Santa Catarina o ensino superior, deputado Mário Marcondes, que também discute este tema do ensino superior chegando e formando profissionais nas diferentes áreas.
Tenho certeza de que formar, qualificar profissionais significa também contribuir com o desenvolvimento das nossas regiões. As universidades públicas estão chegando muito tempo depois. É o caso da Udesc e da UFSC. Sendo que a nossa população catarinense, inclusive do interior do estado, e digo interior para aquele que não está na capital, e nestas regiões nós demoramos cinco décadas, em média para expandir o ensino superior público. A nossa Federal Fronteira Sul, segunda universidade do estado de Santa Catarina, depois de 50 anos precisou ser criada pelas mãos de um operário que não tinha universidade.
Então, quero aqui enaltecer a expansão dessa modalidade de ensino, destas instituições.
O Sr. Deputado Luiz Fernando Vampiro - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Pois não!
O Sr. Deputado Luiz Fernando Vampiro - Deputada Luciane Carminatti, gostaria de parabenizar v.exa. por essa referência da atuação das universidades comunitárias, principalmente a Unoesc, em sua região, Chapecó.
Mas também quero registrar o trabalho importante que vem acontecendo com a Unesc, que também é uma universidade comunitária, no sul de Santa Catarina que, igualmente à universidade que v.exa. acabou de relatar tem um trabalho fundamental com 13 mil alunos diretamente ligados no sul de Santa Catarina, que criou efetivamente, uma personalidade jurídica de atuação forte na área educacional, pós-graduação, doutorado, e automaticamente vem contribuindo em muito na área da saúde, com o atendimento do centro das clínicas de nossa região.
Parabenizo a Unoesc e faço um gancho parabenizando o sul de Santa Catarina pela Unesc.
O Sr. Deputado Mário Marcondes - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Pois não!
O Sr. Deputado Mário Marcondes - Quero dizer que hoje eu estava conversando com um diretor de ensino superior da secretaria da Educação e ele falou que estará encaminhando a esta Casa um plano de educação, um projeto educacional para Santa Catarina. E certamente vai ser muito explorada a educação em nível superior. E pediu que esta Casa olhasse com carinho, e que ajudasse o governo do estado e a secretaria da Educação a ter ainda mais êxito na educação superior do nosso estado.
Estava recentemente com o reitor da Uniasselvi e ele falava da expansão do nível superior no estado de Santa Catarina. E os números realmente nos agradam muito. E a Unoesc também é uma participante de tudo isso.
Então, tenho certeza de que a Educação de Santa Catarina está no caminho certo.
Muito obrigado!
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Muito obrigada, presidente!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)