Pronunciamento

Luciane Carminatti - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/08/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Discorre sobre um tema que considera muito importante para o Brasil, assim como para a política externa do país. Em referência as políticas ambientais, diz que infelizmente o presidente eleito se auto-intitulou "Bolsonaro Motosserra" e nada está sendo feito para frear as ações do mesmo.
Chama atenção para publicações de duas das revistas mais respeitadas do mundo, The Economist e Nature, que alertam para os riscos do desmatamento e do descaso com questões ambientalistas no território brasileiro. Cita três medidas inadmissíveis, considerando os retrocessos que as mesmas podem causar: promover a exploração econômica das reservas indígenas, tentar diminuir o tamanho das áreas protegidas da Amazônia e rasgar as leis ambientais construídas ao longo da ultima década. Lembra a existência do chamado Selo Verde, certificação cobrada mundialmente, atestando que produtos como carne e grãos não saíram de uma floresta virgem desmatada. Salienta a importância econômica de agir com responsabilidade ambiental.
Declara solidariedade ao cientista Ricardo Galvão, servidor público federal que, após ser atacado pelo Presidente da República, se viu obrigado a deixar a presidência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe. Conclui, expondo imagem registrada por método científico, que retrata o desmatamento atual na Floresta Amazônica. [Taquígrafa: Ana Maria]