Pronunciamento

Luciane Carminatti - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/03/2015
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Sr. presidente, quero cumprimentar todos os servidores do Ministério Público Estadual que estão aguardando a votação logo mais do veto do governador a um projeto de lei. Quero cumprimentar também todos os vereadores, lideranças, deputadas e deputados, dizendo, com muito respeito, que a manifestação do deputado Marcos Vieira e sua comparação entre o Brasil e a Venezuela foi desmedida e injusta. Para tanto quero citar as palavras da líder da oposição Maria Corina Machado, que disse o seguinte:
(Passa a ler.)
"O Brasil é um país que pretende ser a voz regional da América Latina e por tal motivo solicitamos que exija ao presidente Maduro o respeito dos direitos humanos e das práticas democráticas. Sabemos que o Brasil entende a nossa situação, porque no passado já sofreu os estragos provocados pela ditadura."[sic]
Creio que a líder da oposição na Venezuela compreende que o Brasil é uma referência de democracia para a América Latina e para o mundo.
Eu falava aqui do Ministério Público. Se não tivéssemos uma democracia forte provavelmente o presidente ou a presidenta da República interferiria no Ministério Público, no Supremo Tribunal Federal, no Supremo Tribunal de Justiça, na mídia, enfim, nos poderes e na sociedade organizada. A democracia brasileira está consolidada e tornou-se referência para o mundo.
Acredito que essa já é uma boa resposta e não precisamos ficar comparando a Venezuela, um país com 30 milhões de habitantes, com o Brasil, que tem mais de 200 milhões de habitantes, que tem uma democracia consolidada e cuja população tem acesso à universidade, à casa própria, ao emprego, coisa rara anteriormente.
Gostaria de comentar com v.exas. algumas matérias publicadas por vários jornais, pois há pessoas neste país que só veem terra arrasada, que não veem luz, que não veem as coisas boas, que acham que quanto pior, melhor e que se puderem prejudicar o governo brasileiro, ajudar a colocar um pá de cal fariam com prazer.
Antes de proceder à leitura das manchetes a que me referi há pouco, quero dizer que elas não são da autoria da assessoria de imprensa do PT, mas de vários veículos de comunicação.
"Petrobras recebe o mais importante prêmio da indústria do petróleo" (Jornal do Comércio).
"Petrobras bate novo recorde de produção de derivados em 2014" (Valor Econômico).
"Produção de gás natural bate novo recorde" (Agência Nacional do Petróleo).
"Unesco premia trabalho de duas cientistas brasileiras".
"Pecuarista quintuplicou as margens de lucro em três anos" (Valor Econômico).
"Bens de capital têm o maior crescimento desde julho do ano passado" (Exame).
"Dilma inaugura o maior parque eólico das Américas".
"Ferrovia norte/sul entra em operação comercial".
"Demanda doméstica de voos alcança, em janeiro deste ano, o maior nível mensal em dez anos, diz a Agência Nacional da Aviação Civil" (Jornal do Brasil).
"O povo está viajando de avião" (Agência Nacional de Aviação Civil).
"ProUni é recorde com mais de um milhão e quinhentas mil inscrições".
"Bolsista do Ciência sem Fronteiras é eleito um dos jovens mais influentes do mundo". Trata-se de um programa com 100 mil jovens estudando pelo mundo afora - e oito mil são de Santa Catarina -, aperfeiçoando-se, qualificando-se para trazer para o Brasil as melhores experiências.
"Gasto com Fies cresce 13 vezes e chega a R$ 13,4 bilhões".
"Pedidos de falência caem 21,2% em fevereiro de 2015".
"Autorizado investimento de R$ 142 milhões da Ecoporto Santos".
"Nos últimos quatro anos a Saúde recebeu cinco bilhões".
"Profissionais brasileiros ocupam 92% das vagas do Mais Médicos" (Dia a Dia).
"Lei Maria da Penha diminuiu em 10% a taxa de homicídios domésticos, segundo o Ipea".
"Produção industrial avança 2% em janeiro, diz IBGE" (Portal G1).
"Idosos fizeram 18 milhões de viagens no ano passado".
"Brasil contratará escritório de advocacia para defesa das empresas na Organização Mundial do Comércio".
O Sr. Deputado Leonel Pavan - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Pois não!
O Sr. Deputado Leonel Pavan - Deputada Luciane Carminatti, fico imaginando o esforço que v.exa. fez para buscar alguns dados para defender o atual governo, mas ou a imprensa está mentindo ou o povo que está indo para as ruas está enganado.
Ora, é lógico que um governo precisa fazer alguma coisa, mas dizer que o recorde de produção da Petrobras é por causa da presidente Dilma é um absurdo. Só falta dizer também que ela construiu a jazida de gás e de petróleo.
Mas entendo, amiga Luciane Carminatti, que cada um tem que puxar a brasa para o seu assado. Dessa forma, cumprimento-a pelo esforço em coletar alguma coisa para defender a presidente Dilma.
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Mas deixei muito claro que não é a deputada Luciane Carminatti quem faz essas afirmações. Na verdade, demonstramos aqui que a mídia nacional, mesmo em letras pequeninas, escondidas, mostra que o Brasil cresceu muito nesses 12 anos. É claro que há dificuldades, nós sabemos, mas precisamos ser mais justos e olhar o conjunto das boas conquistas que também tivemos.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)