Pronunciamento

LUCAS NEVES - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/03/2023
DEPUTADO LUCAS NEVES (Orador) - Posiciona-se a favor das escolas cívico-militares em Santa Catarina. Antecipa que esse modelo de ensino não tem viés político, afirmando que a educação está acima de qualquer bandeira política. Informa que o atual Governo Federal desativou a diretoria que cuidava do programa no Ministério da Educação, acrescentando que isso resultará na extinção do modelo de escolas cívico-militares no Brasil.
Comenta que integrantes do novo governo afirmam que o projeto das escolas cívico-militares fracassou, porém o Deputado argumenta que o balanço das escolas onde o programa funciona mostra o contrário.
Relata que acompanhou a implantação da escola cívico-militar na Escola Cora Batalha da Silveira, em Lages, e diariamente recebe relatos positivos a respeito do programa cívico-militar implantado naquela escola. Acrescenta que também recebe relatos de temor sobre a extinção das escolas cívico-militares em Santa Catarina.
Registra que recentemente esteve em Curitiba para conhecer o Programa Colégios Cívico-Militares. Comenta que o programa foi instituído pelo Governo do Estado e conta com quase 200 unidades escolares geridas pela Secretaria de Estado da Educação. Traz dados e estatísticas sobre a melhoria do desempenho dos alunos e da segurança dentro das escolas cívico-militares do Paraná.
Propõe que os deputados estaduais de Santa Catarina se organizem para estadualizar o programa de ensino cívico-militar e que o Governo do Estado dê continuidade ao projeto. Comenta que esteve com o Secretário de Educação de Santa Catarina, e o mesmo foi receptivo à proposta. Acrescenta que estará encaminhando ao secretário o anteprojeto de lei que trata de instituir o programa das escolas cívico-militares, manter as atuais doze escolas e, a médio prazo, ampliar o número de escolas cívico-militares em Santa Catarina.
Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo tema e enfatiza a importância de informar a população sobre os benefícios das escolas cívico-militares.
Deputado Carlos Humberto (Aparteante) - Ressaltando a importância destas escolas, conta que na cidade de Balneário Camboriú a implementação da escola cívico-militar foi aprovada por mais de 85% dos pais. [Taquigrafia: Northon]