Pronunciamento

Kennedy Nunes - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/02/2021
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Relata, com consternação, um pouco da história de sua mãe, Zenaide Francisco Nunes, que faleceu dia 15, segunda-feira, vítima de Covid.
Menciona ter sido ela uma mulher guerreira, dona de um sorriso encantador, que nasceu no município de Sangão, na época em que o município era um distrito chamado Rua do Fogo, era estilista e também foi professora. Filha de Eloi Francisco Nunes, Juiz de Paz, que foi eleito por voto popular, e de Cantalice Dias, e coloca que talvez tenha sido essa a sua essência na política.
Ressalta que sua mãe era pedagoga, se aposentou como professora estadual, foi autora do livro A alegria de ser mãe, que conta como foram criados seus filhos, ensinando-lhes a amar a Deus acima de todas as coisas, e respeitar todas as pessoas porque todas elas têm alguma coisa boa. Salienta que os ensinamentos eram, no culto doméstico, onde ela os ensinava a ofertar, e para isso, dava-lhes moedinhas para ofertar a Deus.
Acrescenta que são quatro irmãos: Claudinei, seu irmão mais velho, Zilnety, a segunda, o Claristoni, seu terceiro irmão. Seu irmão Claudinei faleceu há quatro anos, e diz que quando essa lógica se inverte, de os pais sepultarem os filhos, é muito triste. Sua mãe não suportou essa perda, e a partir daí começou a desenvolver o Alzheimer, mas não deixou de reconhecer ninguém e, muito menos, esquecer as letras das músicas que fez, autora de mais de 100 delas.
Declara seu agradecimento ao Brasil, a todos os lugares, às manifestações de vários países, por sua mãe ser uma mulher tão amada. Era a matriarca do Grupo Musical Dedos de David, formado por ela e seus quatro filhos. Afirma que tiveram a honra de cantar com a mamãe, durante 46 anos, viajando para onde fossem chamados.
Agradece a Deus por ter sido gerado por esse pedaço de Deus na terra, e entende que sempre tiveram um cuidado especial pela mãe e pelo pai. Sendo assim, faz um apelo àqueles que têm seu pai e sua mãe, no seu convívio, para que os beijem, os abracem, digam que os amam, pois não existe coisa mais importante na vida do que mãe e pai. Diz que seu pai, quando era vivo, colocava perfume na cabeça, pois falava que seus filhos chegariam e iriam lhe beijar. E sua mãe já sabia que quando ele chegasse iria desmanchar seu penteado de tanto beijá-la.
Cita um mandamento da Bíblia, o único com promessa: "Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias sejam prolongados na terra." E são dias prolongados por estar vivendo em paz, por saber que, como filho, honrou, amou e cuidou de sua mãe. [Taquígrafa: Eliana]