Pronunciamento

Kennedy Nunes - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/03/2021
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Primeiramente, se posiciona dando apoio às palavras da Deputada Ana Campagnollo e do Deputado Sargento Lima, quanto ao colapso anunciado, e observa que o comércio não foi o culpado disso, pois há o controle da temperatura, uso de álcool em gel e máscara quando ali se entra. Fala o que ferrou a população, que foram as festas de Carnaval.
Declara preocupação com o aumento do combustível e do gás de cozinha, pois houve quatro aumentos já nesse ano, agora o quinto, totalizando 37%, e fala que por mais que o Presidente Bolsonaro zere tudo, o IPI e COFINS, os Governos dos Estados continuam cobrando muito em ICMS.
Ressalta que a solução é o Presidente intervir nos preços, ou vai se pagar caro para que a Petrobrás tenha lucro de R$60 bilhões em três meses, sendo que o objetivo de uma empresa pública não é dar lucro, é atender o cidadão.
Apresenta, no telão, uma fala do diretor-presidente da NDTV, Marcello Petrelli, que faz uma análise sobre esse aumento. Ele diz: "Por que razão, sempre que o preço do petróleo sobe lá fora, no exterior, tem que subir aqui no Brasil? Afinal, o nosso país é praticamente autossuficiente em petróleo. [...] Então, por que a nossa gasolina é tão cara, uma das mais caras do mundo. Eu sei que, mesmo sendo controlada pelo Governo, uma parte da Petrobrás pertence a investidores privados, que são pessoas que compram ações da empresa esperando que ela dê lucro. E esta é a regra do jogo. E como as ações da Petrobras são negociadas no mundo inteiro, quanto mais a gasolina sobe aqui no Brasil, mais investidores ganham e ficam felizes, seja aqui ou na Alemanha. Mas quem está pagando essa conta? É a dona Maria, o seu José, somos todos nós. Só neste ano, a gasolina já subiu 34%, foram 4 aumentos seguidos em menos de 2 meses, totalizando 34%." [...] Questiona, "se o preço do petróleo impacta tanto assim na vida de todos os brasileiros, será que a gestão de uma empresa como a Petrobras, que é controlada pelo Estado, não deveria ser feita pensando, antes de tudo, no desenvolvimento do Brasil. Será que está correto a Petrobras distribuir lucros e bônus fantásticos, espetaculares, aos seus acionistas, diretores, ganhos justamente as custas do suor do trabalhador brasileiro? Vejam, foram R$60 bilhões de lucro apenas nos últimos três meses do ano anterior. [...]Quase metade do custo da gasolina são impostos, aqui em Santa Catarina, por exemplo, 18% de tudo que o Governo arrecada, vem justamente dos impostos sobre os combustíveis. [...] Por isso é preciso rediscutir qual o verdadeiro papel da Petrobras, sem medo de debate, sem preconceito, e principalmente sem falsas ideologias. Na minha modesta opinião, a política da Petrobras precisa voltar a pensar no que é melhor para o nosso Brasil. [...] O Estado existe para servir o cidadão, e não se servir do cidadão."
Agradece ao Marcello Petrelli, concordando com a sua fala, e complementa que se deve repensar sobre este fato, porque senão o caminhoneiro vai parar. Foi tirado o presidente da Petrobrás, e o que entrou já anunciou um novo aumento.
Ressalta que o Presidente Bolsonaro tem, sim, que se posicionar intervindo nesse processo, pois a Petrobras não é feita para dar lucro. Questiona também o custo das distribuidoras, indagando por que o dono do posto não pode comprar direto da Petrobras.
Afirma que é preciso discutir tudo isso, o Congresso Nacional, principalmente as Assembleias Legislativas, já que o maior imposto são os estaduais. [Taquígrafa: Eliana]