Pronunciamento

Julio Garcia - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/12/2005
O SR. DEPUTADO JULIO GARCIA - Sr. presidente, sra. deputada Ana Paula Lima, srs. deputados e apaeanos de Santa Catarina, é chegado o momento de deliberarmos sobre o projeto que concede recursos do Fundo Social às Apaes de Santa Catarina.
Foi um caminho longo, desde o conhecimento, a convivência, a paixão pela causa, até chegarmos a esta ocasião. Eu penso que a grande virtude está na somatória de todas as forças que se uniram para que este momento pudesse se tornar realidade. E o momento não pode ser outro senão, sr. presidente, sra. deputada e srs. deputados, de agradecimento.
Quero agradecer à assessoria e consultoria parlamentar diligente, competente e persistente no sentido de buscar a melhor redação para o projeto que propúnhamos. Desejo agradecer à minha assessoria, que da mesma forma se empenhou da melhor maneira possível, nos seus limites, para tornar realidade o projeto que votaremos daqui a pouco.
Não poderia ter tornado, desta forma, realidade o presente projeto, se não fosse o gesto do governador, Luiz Henrique da Silveira, e do vice-governador, Eduardo Moreira. Ao governador e ao vice-governador o meu mais profundo agradecimento pela oportunidade de ter governado Santa Catarina por 12 dias e ter-me permitido apresentar o projeto de lei, que ora está em discussão, à sociedade catarinense, contemplando todos os especiais de Santa Catarina.
Desejo, evidentemente, agradecer de modo muito especial aos parlamentares desta Casa, que foram receptivos desde a presença lá no palácio, quando lançamos o nosso projeto, e que foram igualmente receptivos quando aqui visitamos esta Casa, na condição de governador em exercício, para trazer a mensagem à Assembléia Legislativa. Mas s.exas. foram mais além: quando o projeto foi distribuído às comissões - e é preciso que ele tramite em três comissões -, novamente os srs. parlamentares não faltaram à causa apaeana. E é preciso que se registre que o presente projeto foi aprovado nas três comissões por unanimidade dos seus membros e sem nenhuma emenda sequer, com um único objetivo: não atrapalhar, não colocar nenhum empecilho que pudesse atrapalhar a trajetória desse projeto, para que ele chegasse, ainda em 2005, ao plenário desta Casa para a sua aprovação. Então, a todos os parlamentares o nosso mais sincero agradecimento pela compreensão, pelo estímulo e pela visão que tiveram. Todos conhecem perfeitamente bem a causa, cada um ajuda na sua região e todos deram a sua colaboração para que este momento pudesse se tornar realidade.
Desejo, evidentemente, agradecer às Apaes, que me deram a oportunidade de conhecê-las. De modo especial agradeço à Apae de São Martinho, que está aqui representada pela Fernanda, uma aluna da Apae de lá. Foi em São Martinho que tudo começou, chamado que fui pela então presidente da instituição a dar minha contribuição para os projetos daquela Apae. E dali para frente foi uma ampla convivência, que se foi estendendo às outras Apaes, até que coloquei na minha cabeça que não poderia deixar passar a minha vida parlamentar sem dar uma contribuição que fosse perene, que fosse mensal e que permitisse às Apaes, de modo especial, fazer o seu planejamento. E é isto que estamos a conseguir!
O nosso projeto vai garantir em dinheiro de hoje, caro presidente Jairo Cascaes, uma média de R$ 1 milhão todos os meses, para ser repassado às instituições, em cada município onde elas existam - e são 185 -, proporcionalmente ao número de alunos de cada escola. Digo o nosso projeto, porque esse é o projeto da Assembléia Legislativa, é o projeto dos parlamentares, é o projeto dos apaeanos, é o projeto do governador, Luiz Henrique da Silveira, e do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira.
Desejo agradecer ao presidente da federação, que a partir do primeiro contato também não mediu esforços, visitando o nosso gabinete periodicamente, acompanhando pari passu cada letra do projeto que era esculpido em favor daqueles que, tendo nascido especiais, precisam de tratamento especial. E o Jairo Cascaes sabe muito bem do que estou falando e conhece melhor do que todos nós a causa que ele defende no estado de Santa Catarina.
Quero que todos vocês saiam daqui convencidos de que não tenho o convencimento de que resolvemos todos os problemas das Apaes de Santa Catarina. Mas é um começo para a causa social do nosso estado. Certamente outras ações virão. Novas ações, quer do governo ou dos parlamentares, acontecerão, motivados muito pela presença de vocês, pela participação e pela capacidade que têm de, além de cuidar dos nossos especiais, sensibilizar-nos para esta causa tão nobre.
Quero que levem daqui a certeza de que esse projeto teve o apoio dos 40 deputados, ausentes e presentes. Alguns, por motivos de doença, não estão aqui, outros, por motivos de viagem já assumida anteriormente, também não estão, mas tenho certeza de que esse projeto leva daqui o voto de cada parlamentar que compõe a Assembléia Legislativa, começando pelo deputado Afrânio Boppré, que está aqui presente, deputado Altair Guidi, que muito nos estimulou nessa caminhada, deputada Ana Paula Lima, que também cumpre o seu papel na defesa dos interesses sociais da nossa sociedade, deputado Antônio Carlos Vieira, deputado Antônio Ceron, deputado Celestino Secco, deputado Cesar Souza, deputado Clésio Salvaro, deputado Dionei Walter da Silva, deputado Francisco de Assis, deputado Francisco Küster, deputado Gelson Merísio, deputado Gelson Sorgato, deputado Genésio Goulart, deputado Herneus de Nadal, deputado João Henrique Blasi, deputado Joares Ponticelli, deputado Jorginho Mello, deputado José Carlos Vieira, deputado José Serafim, que me ligou há pouco, dizendo que estava fazendo um esforço na viagem que empreende para chegar a tempo de votar, deputado Lício Silveira, deputado Manoel Mota,
deputado Narcizo Parisotto, deputado Nelson Goetten, deputado Nilson Gonçalves, deputado Nilson Machado, deputada Odete de Jesus, deputado Onofre Santo Agostini, deputado Paulo Eccel, deputado Pedro Baldissera, deputado Reno Caramori, deputado Rogério Mendonça, deputado Romildo Titon, que também se encontra em viagem, deputado Sérgio Godinho, deputada Simone Schramm, deputado Vânio dos Santos, deputado Wilson Vieira e deputado Valmir Comin, que se encontra, como já disse o seu líder, enfermo, na cidade de Porto Alegre.
Levem para as suas cidades a certeza de que todos esses votos são a favor do projeto que vamos aprovar logo em seguida.
Quero, deputado Herneus de Nadal, não abrir mão da minha prerrogativa de presidente desta Casa. Eu que tenho na companhia de v.exa., como vice-presidente, a convivência mais harmônica, mas já que assinei o projeto como governador, já que o apresentei na Assembléia, já que fiza defesa numa deferência de todos os parlamentares, quero ter a oportunidade de passar a presidência dos trabalhos para v.exa., para que conduza a votação desse projeto, numa demonstração clara de que ele não é pessoal mas, sim, um projeto de todos os parlamentares.
A causa das Apaes deve a esses 40 deputados esse gesto magnânimo que certamente haverá de ficar na história de Santa Catarina, mas muito mais do que isso, haverá de estimular os voluntários de nosso estado, não para que trabalhem mais, porque é impossível trabalhar mais do que vocês trabalham, mas para que outros voluntários possam se juntar a essa causa tão nobre que vocês defendem e fazem por Santa Catarina.
Só a união de todos os esforços pode nos ajudar, e sonho em podermos sonhar, realizar e ter um dia uma sociedade menos injusta, mais fraterna, humana e solidária.
Parabéns às Apaes do nosso estado!
(Palmas das galerias)
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)