Pronunciamento

Julio Garcia - 018ª SESSÃO SOLENE

Em 17/09/2007
O SR. DEPUTADO JULIO GARCIA - Sr. presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão, João Carlos de Souza;
Sr. Ennio Selva Gentil, ex-presidente da entidade;
Sr. Fernando Luiz Soares de Carvalho, também ex-presidente da federação;
Ex-atleta e ex-dirigente, Aldo Nunes de Souza;
Caros companheiros de Assembléia Legislativa;
Queridos amigos João Henrique Blasi e Cesar Souza Júnior;
Familiares dos homenageados, companheiros de juventude, amigos, senhoras e senhores.
Normalmente, na condição de presidente não me manifesto nas sessões solenes, mas hoje, por um motivo especial, meu coração me obriga a dizer duas palavras.
Quando me procurou o deputado João Henrique Blasi para que pudéssemos prestar uma homenagem à Federação Catarinense de Futebol de Salão num momento tão importante da sua rica história, de pronto acolhi a idéia, mas confesso que fiquei preocupado pensando: será que os nossos ex-atletas e ex-dirigentes vão comparecer a essa sessão? Será que teremos quórum para prestar essa homenagem?
A minha preocupação tinha sentido porque convivi com muitos deles e sei de suas atribuições e do tanto que a grande maioria não é afeita a esse tipo de solenidade. Vi, no entanto, que estava enganado e com que felicidade percebi o meu equívoco.
Reencontrar tantos amigos aqui, nesta noite, por ironia do destino, na condição de presidente desta Casa, é realmente um motivo de alegria e não posso esquivar-me de relembrar que tivemos uma juventude privilegiada. Tenho certeza absoluta de que todos nós tivemos, graças ao esporte, uma juventude privilegiada.
Vou aqui, deputado João Henrique Blasi, dizer que esta sessão para mim teve três momentos: o memento do vídeo, a viagem conduzida por v.exa. em seu discurso e o filme que passou na minha cabeça de momentos contáveis e de outros inconfessáveis, tal a riqueza do momento que vivemos naquela época tão boa da qual, tão bem destacada por v.exa., em que praticávamos o esporte graciosamente. Até juntávamos cruzeiro a cruzeiro para comprar um tênis Rainha, daquele duro. Era preciso saber jogar muito bem para poder superar as dificuldades. Hoje a tecnologia ajuda os atletas.
Então, fico muito feliz por ver aqui muitos amigos. Como o esporte é uma coisa muito informal, vou permitir-me relembrar o nome de alguns deles. Alguns de nada adiantaria lembrar o nome, posto que ninguém os reconheceria. E para confirmar o que eu estou dizendo, se eu dissesse que está presente aqui o Auri Silva, talvez muito poucos soubessem que o Tamino chegou e está aqui nos acompanhando.
O Édio Nunes de Souza, que nos acompanha na mesa, na época em que jogava futebol de salão era tão preciso nos passos que nós o chamávamos de "matemático", tal a precisão dos seus passos.
O Tamino, com seus dribles desconcertantes, eu ouso dizer que não concordo com v.exa., quando cita o Falcão como o melhor jogador do mundo. O melhor jogador do mundo de futebol de salão foi o Tamino.
(Palmas)
Vejo lá em cima o Davi, que era o fornecedor de material. E tanto pendurado quanto fiado, na A Esportiva não foi quitado depois de um longo tempo.
O Luiz Flávio está aqui conosco, o nosso Rita, querido amigo; o Marco, que foi goleiro; o Quinho, que foi ponta esquerda também do futebol profissional; o nosso Pires; o Raul; o Biasoto; o Capela; o Osvaldo Olinger, o Vadeco; o Pires; o Bento; o Aluízio Machado Filho, o Alu, a quem quero prestar um agradecimento em meu nome, em nome do deputado João Henrique Blasi e em nome do deputado Cesar Souza Júnior, pela ajuda que nos deu para a organização desta sessão; o Sílvio, nosso querido Pião; o Va, do bandolim; o João Lúcio da Costa Baracuhy; o Accioly; o Zulmar; o Beto; o Laurinho Melin; o Mauri; o Celso; o Cachorro; o Nenén, enfim, uma plêiade de craques que fizeram a história do nosso futebol de salão.
Que alegria, que emoção poder reencontrá-los nesta noite na Assembléia Legislativa. Tenho certeza de que muito embora esta homenagem tenha sido muito singela, ela brotou do coração, do sentimento do deputado João Henrique Blasi, que foi um aguerrido central - e continua aguerrido -, de todos os parlamentares que entenderam perfeitamente o espírito desta sessão e a necessidade de reconhecermos o valor desta Federação, que conduziu o salonismo catarinense a grandes conquistas, mas, acima de tudo, permitiu-nos momentos de glória na prática do esporte.
Vocês estão realmente de parabéns! A Federação Catarinense de Futebol de Salão recebe da Assembléia Legislativa uma justa homenagem e os atletas e os dirigentes igualmente.
Muito obrigado a todos que acorreram à Assembléia Legislativa para participar desta singela, mas sincera homenagem ao salonismo de Santa Catarina.
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)