Pronunciamento

Julio Garcia - 033ª SESSÃO ORDINARIA

Em 24/04/2002
O SR. DEPUTADO JULIO GARCIA - (Passa a ler)
“Sr. Presidente e nobres Srs. Deputados, ocupo a tribuna na tarde de hoje, no horário do meu Partido, para enaltecer um trabalho elogiável realizado pela SATC - Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão -, que foi fundada em 02 de maio de l959, por iniciativa da Indústria de Extração de Carvão Mineral da Região Carbonífera de Santa Catarina.
Em 10 de abril de 1963, a SATC criou a Escola Técnica General Oswaldo Pinto da Veiga, em convênio com o Senai. Com a escola, o setor carbonífero passou a oportunizar o ensino a pessoas de baixa renda, priorizando filhos de mineiros.
Pelo fato de o estabelecimento estar classificado entre os melhores do Estado em aprovação no vestibular, mesmo sem ter essa função de preparar para o concurso, todos os seus alunos encontram espaço no mercado de trabalho.
A Escola Técnica da SATC já formou mais de 3 mil técnicos nos mais variados cursos. Hoje em dia, coloca à disposição de seus alunos os cursos de design, eletrônica, meio ambiente, eletrotécnica, mecânica, projetos mecânicos, informática e mineração. Oferece ainda, em parceria com o Senai, os de confecção de vestuário, sistema de gás combustível, química/plástico e segurança no trabalho.
Em 1989, o setor enfrentou a sua maior crise devido às medidas adotadas pelo Governo Federal. Essas medidas, Srs. Deputados, quase inviabilizaram a indústria carbonífera e a SATC praticamente foi fechada.
Em 1990, graças a contribuição de pais e alunos, a escola foi reativada. Depois de passar por uma ampla reformulação, a entidade deixou de atuar apenas como escola.
Hoje a SATC está integrada por 05 grandes áreas: Centro Educacional SATC; Escola Técnica Oswaldo Pinto da Veiga; Centro Superior de Tecnologia; Centro de Capacitação Empresarial; e Centro de Serviços Empresariais e Assistência Comunitária.”
No último dia 12, a SATC, dando uma demonstração de que não está preocupada apenas com a formação pura e simples, mas também com a integração da área de mineração com a sociedade, lançou duas cartilhas desenvolvidas lá mesmo. Uma cartilha versa sobre o meio ambiente, cujo título é “Vamos Aprender sobre o Meio Ambiente”, e a outra presta ensinamentos sobre o carvão, cujo título é “Vamos aprender sobre o Carvão”.
O lançamento dessas duas cartilhas, Sr. Presidente e Srs. Deputados, foi, sem dúvida nenhuma, um marco a mais na história da SATC. E tudo isso é coordenado, desde 1995, pelo Presidente do Sindicato das Indústrias de Extração do Carvão no Estado de Santa Catarina, Dr. Ruy Hülse.
O Dr. Ruy Hülse é Presidente do Sindicato, Engenheiro de Minas e Eletrotécnica, foi Gerente Industrial da CBCA e teve, além da sua vida na atividade privada, uma vida pública igualmente brilhante: Deputado Estadual em 03 Legislaturas; Presidente da Assembléia Legislativa; Governador interino de Santa Catarina; Prefeito Municipal de Criciúma e Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado da Tecnologia, Energia e Meio Ambiente, em 1994.
A par desse reconhecimento que fazemos ao trabalho da SATC, queremos também homenagear aqui, nesta Assembléia Legislativa, essa ilustre figura, esse ilustre homem público, que é o Dr. Ruy Hülse.
Com 76 anos de idade, Deputado Gelson Sorgato, ele trabalha como se fosse um jovem, servindo de exemplo a todos nós. Eu mesmo, quando em algumas jornadas ao lado do Dr. Ruy, fico impressionado com o seu vigor, com a sua disposição e o tanto quanto ele ainda pensa no futuro.
E esse exemplo, na minha opinião, não pode ser passado em branco aqui na Assembléia Legislativa. Temos que reconhecer e homenagear pessoas desse quilate, que tem essa biografia, que ajudam, como ele ajuda, as pessoas, através da SATC, que ajudam a sociedade, como ele ajuda na Presidência do Sindicato. Ele é um exemplo de homem público.
Escolhi essa data, que é a véspera do centenário do seu falecido pai, o ex-Governador Heriberto Hülse, para apresentar aqui na Assembléia Legislativa um projeto de resolução que concede a honraria de mérito ao engenheiro Ruy Hülse.
Amanhã o Sr. Heriberto Hülse completaria 100 anos de idade. E vejam como este homem já estava à frente do nosso tempo: a marca do seu Governo, quando ele assumiu o Governo do Estado de Santa Catarina com o falecimento do então Governador Jorge Lacerda, era a marca da austeridade e da organização da finanças públicas.
Tudo aquilo que se prega e que se faz necessário hoje... E se fosse implantado e se o seu exemplo tivesse sido seguido à risca, certamente nem Santa Catarina nem o Brasil teriam passado pelos tempos difíceis por que passaram.
Sem dúvida nenhuma, Deputado Milton Sander, é uma homenagem mais do que justa que tenho orgulho de fazer. E tenho certeza de que essa homenagem não será só minha, mas também dos Deputados Ronaldo Benedet, Manoel Mota, José Paulo Serafim, Joares Ponticelli, Clésio Salvaro, Altair Guidi e Valmir Comin, que representam aqui, com muita honra, a região do Sul de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Milton Sander - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JULIO GARCIA - Pois não!
O Sr. Deputado Milton Sander - Queremos cumprimentar V.Exa. pela oportunidade desta manifestação e, em nome da Bancada do PPB, pedir autorização para inserir no seu pronunciamento, pela Bancada do PPB, os nossos cumprimentos a essa figura ímpar e exemplar para toda Santa Catarina, e não só para os Deputados nominados do Sul. Por isso, como Deputado do Oeste, queremos também nos incluir, e toda a Bancada do PPB...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)