Pronunciamento

José Milton Scheffer - 065ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/06/2012
O SR. DEPUTADO MILTON SCHEFFER - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que nos assiste, quero aqui registrar a presença nesta Casa do vereador Valmor Roxo, presidente da Câmara de Vereadores de São João do Sul, juntamente com o presidente da Colônia Z-27, sr. José Marinho, duas grandes lideranças do extremo sul do estado, que estão tratando de assuntos de interesse dos municípios, juntamente com o Batista, que é assessor de comunicação de São João do Sul.
Quero, nesta tarde, registrar também o lançamento na manhã de quinta-feira do 1º Seminário da Região Sul do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos.
É um seminário promovido pela secretaria estadual da Saúde, da Vigilância Sanitária, com o apoio da comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da qual somos presidente e que ao longo dos próximos dois dias debaterá aqui, na Assembleia Legislativa, com pessoas de três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, um programa voltado à rastreabilidade e acompanhamento de resíduos de agrotóxicos nos nossos alimentos.
É um caminho que busca mais qualidade para proteger o consumidor, o agricultor e acima de tudo valorizar o produto que respeita as normas de produção. Portanto, é um seminário com abertura às 8h30, aqui, no auditório da Assembleia Legislativa.
O primeiro bloco desse seminário vai tratar do programa de análise de resíduos de agrotóxicos nos alimentos, que vem sendo realizado pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina, acompanhando os produtos dos supermercados e do Ceasa.
O segundo bloco tratará da importância da rastreabilidade para a cadeia produtiva de alimentos in natura: frutas, legumes e verduras. Enfim, é a defesa do consumidor na proteção e promoção da saúde humana e também do meio ambiente.
Em outro bloco iremos debater com técnicos de universidades e de governos do Paraná e do Rio Grande do Sul os impactos do uso de agrotóxico na saúde pública. Fala-se muito em saúde e, hoje, isso foi falado aqui no Plenário, mas é necessário se trabalhar as causas; é necessário que se busque saúde através da prevenção, para que não tenha que tratar a doença. Por isso, a questão do uso do agrotóxico de forma racional é um debate muito interessante a ser feito.
Por último, estaremos tratando também da produção agrícola sustentável na manhã desta sexta-feira. É um convite que faço a todos os srs. deputados para essa programação, que é bastante vasta, mas muito necessária para o início do programa de rastreabilidade dos nossos alimentos.
Hoje, aqui em Santa Catarina, já temos redes de supermercados que apenas comercializam produtos (frutos, verduras e legumes) rastreados com a questão do uso do agrotóxico.
Isso é preocupação com a saúde humana, com o meio ambiente, mas também valorização dos nossos produtos agrícolas.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Pois não!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Muito obrigado, deputado José Milton Scheffer.
V.Exa. traz um grande tema com o qual esta Casa precisa se preocupar, o senhor como agrônomo e eu como agricultor.
Os nossos profissionais da área da saúde e nós estamos dialogando com o presidente para fazermos uma grande campanha sobre isso. Estamos discutindo a questão da alimentação escolar de nossas crianças para que elas tenham um alimento saudável.
Por isso, quero parabenizá-lo e somar-me a essa luta. Com certeza, se trabalharmos firmes, mudaremos essa realidade. Infelizmente, muitas vezes as pessoas compram um produto mais barato, não se preocupam com a qualidade do alimento e isso a médio e longo prazo custa caro para as pessoas em termos de saúde para o futuro.
Então, às vezes o imediato custa barato, mas o futuro custa caro. Portanto, essa avaliação nós temos que construir e trabalhar muito em termos de Epagri, Cidasc, para que nos acompanhem e para que nos deem suporte nessa questão de construirmos uma nova alternativa para a qualidade do alimento em nosso estado.
Assim, quero cumprimentá-lo pelo discurso nesta tarde e somar-me a essa luta.
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Muito obrigado, deputado Dirceu Dresch, incorporo o seu aparte ao meu pronunciamento, assim como a sua preocupação com esse setor.
Quero registrar o trabalho realizado pela equipe da Vigilância Sanitária da secretaria da Saúde, liderado pela engenheira agrônoma Helena Cristiane de Oliveira Hoffmann, que faz um trabalho extraordinário juntamente com os nossos técnicos da comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia.
Quero registrar a presença, nesta Casa, do vereador Geraldo Garcia, do município de Jaguaruna, que está aqui tratando de assuntos de interesse daquele município, juntamente com Arnaldo Garcia.
Gostaria, sr. presidente, de agradecer ao secretário da Segurança Pública, ao coronel Nazareno Marcinero, pelas inaugurações que aconteceram ontem na cidade de Sombrio, da nova sede do quartel, bem como também da entrega de nove veículos para as Polícias Militares do vale do Araranguá. São investimentos entre o quartel e a entrega de veículos de mais de um milhão de reais, que vai sem dúvida nenhuma qualificar ainda mais a segurança pública do extremo Sul de Santa Catarina, que é sem dúvida nenhuma a porta de entrada dos gaúchos em Santa Catarina.
Queremos registrar a importância do ato. Agradecermos ao secretário da Segurança Pública. E foi colocada em funcionamento ontem na cidade de Sombrio o primeiro sistema de monitoramento por câmeras na cidade. Um começo que vai se estender para outros municípios da região, que vai sem dúvida nenhuma qualificar e melhorar muito a segurança pública no estremo Sul.
Por isso na qualidade de deputado estadual representando as pessoas que moram naquela região, quero aqui agradecer ao governador Raimundo Colombo, ao secretário César Grubba, que têm feito um trabalho extraordinário na segurança pública do estado.
Agradeço ao coronel Marcinero e a toda a cúpula da Polícia Militar, que com sensibilidade está ajudando a melhorar a segurança pública de nossa região.
A todos o nosso muito obrigado.
Obrigado, sr. presidente, pela oportunidade.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)