Pronunciamento

José Milton Scheffer - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/05/2012
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Sr. presidente, quero cumprimentar em seu nome todos os demais deputados e deputadas que estão no plenário.
Registro a presença de José Dedé De Luca, suplente de vereador do município de Içara, de Rodrigo Gonçalves, presidente da Juventude Progressista de Içara, juntamente com Marcel Lodeti, o Tuca, vice-presidente do diretório, que estão-nos visitando e tratando de assuntos de interesse daquela querida cidade.
(Passa a ler.)
"Nesta tarde quero ressaltar o pioneirismo do Centro Universitário Barriga-Verde, Unibave, em Cocal do Sul, que baseado no fato de Santa Catarina possuir um importante polo cerâmico, sendo líder nacional na produção de cerâmica para revestimento e o segundo em exportação, demonstrou sua preocupação com o desenvolvimento regional implantando o curso de Engenharia Cerâmica, único curso nessa categoria na América Latina, dada a importância que a cerâmica tem para a economia de Santa Catarina e do Brasil.
Tal iniciativa vem ao encontro da necessidade regional, sendo que o nosso estado tem na região sul a maior concentração de indústrias, empregando mais de 18 mil trabalhadores.
O setor é responsável por 1,6% das exportações do estado, ou seja, próximo a US$ 126 milhões, mesmo num período de dificuldades para exportação. Graças à tecnologia e à competência da indústria cerâmica do sul do estado, as nossas exportações têm-se mantido, mas poderiam ser maiores se tivéssemos o apoio e políticas públicas voltadas ao incentivo das exportações do nosso produto.
Nesse contexto, a Unibave tem desenhado a estrutura de seus cursos sempre respeitando as especificidades e necessidades de sua área de abrangência.
A Unibave merece os nossos cumprimentos, o nosso reconhecimento, porque tem escolhido seus cursos universitários em função das demandas regionais. Foi assim que criou o curso de Engenharia Cêramica, que tem proporcionado para o setor na região sul um polo de pesquisa, desenvolvimento e formação de mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento desse setor.
Devemos ressaltar o compromisso institucional, bem como cumprimentar o reitor Celso, o atual reitor em exercício, Valmir Bratti, toda o corpo docente, os parceiros e a comunidade que pretendem transformar o campus da Unibave de Cocal do Sul em referência em qualidade de ensino, formando pessoas e construindo valores, auxiliando no crescimento e desenvolvimento sustentável da nossa região, sendo motivo de orgulho para todo estado de Santa Catarina por esse pioneirismo.
O curso de Engenharia Cêramica teve início em 2007, preenchendo uma lacuna existente na formação de profissionais qualificados com competência para atuar no mercado de cerâmicas tradicionais, avançadas e no desenvolvimento de pesquisas científicas, buscando suprir as necessidades regionais e nacionais do setor cerâmico. Setor este em constante crescimento, que teve somente na região de Criciúma um faturamento de R$ 3,2 bilhões em 2011, que com a qualificação de profissionais formados pela Unibave irá assegurar novas tecnologias de produção, tratamento e transformação da matéria-prima, de forma a assegurar maior competitividade do produto catarinense no mercado nacional e internacional.
Assim, quero cumprimentar a Unibave, todo o corpo docente, seus funcionários e os acadêmicos pelos trabalhos, estudos e pelos esforços empreendidos e desenvolvidos à frente do curso de Engenharia."
Todo estado de Santa Catarina tem vibrado com tais iniciativas e conquistas, posto que o curso, além de garantir o conhecimento técnico para os graduandos, leva a região ao crescimento e ao desenvolvimento, com geração de novas oportunidades de emprego e renda, atendendo por fim ao princípio da vida acadêmica, que só tem sentido se as habilidades e os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo curso também servirem para trabalhar em favor da sociedade em geral, da comunidade local e na consolidação da humanização das relações profissionais e humanas.
Quero cumprimentar a primeira turma de formandos do último mês de abril, bem como a coordenadora do curso, professora Karina Donadel. Através dela quero cumprimentar todos os estudantes do curso de Engenharia Cerâmica, pela primeira turma formada, que já está ocupando o mercado de trabalho, pois é um curso diferenciado.
É preciso dizer também que é um curso de dez fases, sendo que a nona fase é realizada em Portugal, um país em que a qualidade da cerâmica é a mais desenvolvida do mundo. A Unibave proporciona aos estudantes do curso de Engenharia Cerâmica a possibilidade de realizarem a nona fase em outro país, agregando mais conhecimento, universalizando a educação e trazendo para cá tecnologias empregadas em países líderes no setor."
Quero parabenizar a Unibave e todo o seu corpo docente por essa iniciativa e por essa conquista.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)