Pronunciamento

José Milton Scheffer - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/05/2012
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Caro deputado Reno Caramori, companheiro que preside esta sessão, em nome de quem quero cumprimentar todos os deputados presentes, público que nos assiste pela TVAL, nesta tarde queremos ressaltar um fato histórico e de alta relevância que aconteceu na tarde de ontem em nosso querido e amado município de Laguna, com a visita da presidente Dilma Rousseff, do ministro dos Transportes e de toda a comitiva do governo federal, dos deputados federais, dos deputados estaduais, do governador do estado João Raimundo Colombo, do vice-governador, de todos.
É um momento histórico para Santa Catarina, quando a presidente Dilma vem até as margens da BR-101 conhecer todas as suas nuances e a sua importância para o desenvolvimento deste estado e entrega ali uma ordem de serviço, no valor aproximado de R$ 600 milhões, para a construção da tão falada e sonhada ponte de Laguna.
Temos certeza de que este ato ocorrido no município de Laguna é um marco na retomada das obras da BR-101, principalmente no que concerne aos três gargalos prejudicando e estressando as pessoas que utilizam a BR-101, seja profissionalmente ou para viagens de turismo.
Essa obra se tem arrastado ao longo dos anos. E esperamos que com o anúncio da presidente Dilma Rousseff, agora garantindo a construção da ponte estaiada sobre o canal Laranjeiras, em Laguna, marcar-se-ia uma retomada também das obras do túnel do Morro dos Cavalos, próximo a Florianópolis, que é necessário para desafogar o trânsito nessa região. A presidenta também pediu a aceleração dos projetos, da parte burocrática, e assumiu o compromisso da relicitação do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão.
Com isso, se essas ações não paralisarem mais, o trecho sul da BR-101 tomará forma e encaminhar-se-á para um final e acima de tudo vai reascender em todos nós, catarinenses, a esperança do desenvolvimento integrado entre o sul e o norte catarinense, que ao longo dos anos ficou esquecido. A integração social de todo estado foi prejudicada, e a visita da presidente Dilma vem reascender essas esperanças.
Nós, deputados da bancada do sul de Santa Catarina, estávamos presentes. Também estava lá o deputado Manoel Mota, que luta em todos os seus mandatos pela duplicação, juntamente com os demais deputados. E nós, que fomos a Brasília e que reivindicamos a obra desta tribuna, também sabemos fazer o nosso reconhecimento e dizer muito obrigado à presidente pela sensibilidade e pela ordem de serviço que marca um momento especial na nossa história. Sabemos que essa obra deve demorar dois, três anos. Mas se começar, vai terminar.
A situação pior é a atual, com o estrangulamento do tráfico de veículos, que tem atrasado viagens e causado mortes, perdas de vida, como aconteceu neste último final de semana no lote 29, em Sombrio, com a perda de um filho de um grande amigo, em função do trecho não duplicado. Um jovem de 21 anos, o Jandir, que vinha da faculdade, onde cursava Engenharia Agrimensura, teve a sua vida interrompida por uma ultrapassagem mal feita no trecho não duplicado, no lote 29 da BR-101. É com grande tristeza que falamos sobre isso aqui, mas também aproveitamos para ressaltar a importância da duplicação no sentido de preservar vidas, de facilitar o trânsito das pessoas. Foi muito bom ver a presidente Dilma Rousseff assumir o compromisso de que essa ponte será um monumento turístico, mais um na bela Laguna, para enfeitar o canal Laranjeiras, a lagoa do Imaruí e toda essa região culturalmente muito rica de Laguna. Essa ponte estaiada será um monumento turístico que vai servir para emoldurar todo o complexo lagunar do sul do estado, embelezando cada vez mais aquela região e servindo de atração turística.
Por isso, a presidente Dilma Rousseff relembrava no seu depoimento quando ela morava no Rio Grande do Sul e vinha passar as férias em Santa Catarina pela BR-101, e hoje ela nos acena com essa grande notícia.
É importante citar também que estamos felizes com a presidente em anunciar esses investimentos não somente no trecho sul da BR-101, mas, também, assumir compromissos com a BR-470, que é importante para o desenvolvimento de Santa Catarina, principalmente no fluxo de exportação do oeste até o litoral. Também a presidente assumiu o compromisso de licitar ainda este ano a BR-285, que fica no extremo sul de Santa Catarina. Uma rodovia que tem 740km, mas que faltam apenas 30km para encerrar uma luta do Rio do Grande do Sul e de Santa Catarina, que vai interligar inclusive parte do território da Argentina até o litoral catarinense, que vai integrar econômica e socialmente os dois estados.
Na última semana estivemos no Ibama do Rio Grande do Sul, conversando com o superintendente riograndense João Pessoa, no sentido de destravar os impasses burocráticos. E este deputado, juntamente com o presidente da Daciva, no momento representado pelo empresário Venâncio Menegaro, ouviu do Ibama o compromisso de tão logo o DNIT encaminhe as pendências liberará esse projeto.
Estivemos também na direção nacional do DNIT conversando com a coordenadoria de meio ambiente, também com o presidente general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, no sentido de que não esqueçamos a BR-285, deputado Manoel Mota, pela importância que ela tem para a nossa região. E a vinda da presidente Dilma serviu para reforçar esse pleito.
Por isso, fico muito satisfeito ao ler na manhã de hoje todas essas boas notícias para o setor de transporte viário de Santa Catarina. Mas é preciso que continuemos todos nós deputados estaduais, líderes empresariais, atentos, acompanhando e cobrando para que essas ações possam virar na prática obras que beneficiem a população catarinense.
Quero, como deputado do sul de Santa Catarina, deixar o nosso agradecimento, o nosso reconhecimento, à presidente Dilma Rousseff e toda a sua equipe pela sensibilidade que está tendo com a questão da ponte de Laguna, também com o Morro do Formigão e o Morro dos Cavalos, muito importantes para todos nós.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)