Pronunciamento

José Milton Scheffer - 100ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/10/2012
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Quero, presidente, agradecer a oportunidade e cumprimentar todos os srs. deputados, a sra. Deputada e o público da TVAL.
Primeiro, registro a presença do vice-prefeito Abel da Silva, de Chapadão do Lageado, que prestigia esta Casa hoje, e do vereador José Hilário Melato, de Gaspar, também presidente do Partido Progressista, que muito nos honram com a presença e com a participação assistindo a esta sessão.
Nesta tarde especial gostaríamos, em nome da bancada do Partido Progressista, de ressaltar aqui hoje o dia 15 de outubro, quando há dois anos, em 2010, ocorreu o falecimento do deputado Lício Mauro da Silveira, aos 67 anos, após alguns dias ter conquistado a reeleição para mais um mandato na Assembleia.
O deputado Lício da Silveira fez história em Santa Catarina e nesta Casa com vários mandatos conquistados, com várias ações desenvolvidas nesta Casa. Também na qualidade de presidente da Casan o Lício da Silveira se destacou pelo seu espírito público, pelo seu trabalho sempre em defesa dos interesses da Casan e da Celesc, atuando muito fortemente contra a privatização das duas companhias, quando sofriam ameaças por parte dos governos da época.
O Lício da Silveira também foi professor durante sua carreira profissional na Escola Técnica Federal. Iniciou a vida pública em 1982, mas deixou uma folha de serviços prestados para a sociedade catarinense que orgulha muito todos nós.
O seu compromisso com a educação em Santa Catarina foi referência, tanto é que esta Casa hoje homenageia o professor Lício Mauro da Silveira com o nome da nossa Escola do Legislativo, tendo em vista a sua luta em prol da educação de Santa Catarina. O Lício da Silveira realmente é uma referência política para todos nós.
Queremos aqui homenagear, através da sua pessoa, a sua família, o legado que deixou para Santa Catarina e também para o Partido Progressista.
Por isso, a nossa homenagem em nome de todos os nossos deputados da bancada, como dos demais colegas desta Casa, pelo trabalho desenvolvido pelo deputado Lício da Silveira, que há dois anos deixou todos nós, cuja passagem por vários mandatos nesta Casa muito engrandeceu o trabalho de todos os deputados estaduais de Santa Catarina.
Então, ao completar dois anos, fica aqui a homenagem de todos nós a esse grande deputado que foi Lício Mauro da Silveira.
O Sr. Deputado Silvio Dreveck - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Pois, não, deputado.
O Sr. Deputado Silvio Dreveck - Obrigado, deputado José Milton Scheffer, apenas quero enaltecer o seu pronunciamento em relação ao nosso grande líder que deixou a sua marca, que deixou os seus feitos na Assembleia Legislativa e também em Santa Catarina.
Ainda nos últimos dias viajou conosco para a Argentina, juntamente com o nosso colega deputado Nilson Gonçalves, e em breve nos deixou. Mas quero enaltecer pela lembrança desta data tão importante e também pelo seu pronunciamento lembrando a história que Lício Mauro da Silveira construiu não só na Assembleia, como disse, mas também para o estado de Santa Catarina, para os catarinenses, pela sua coerência, pela sua fidelidade, pela sua solidariedade principalmente com a coisa pública, em especial às empresas por onde trabalhou e na Assembleia. É uma lembrança que merece com certeza todos os anos recordar nesta Casa.
Parabéns pelo seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Agradeço ao nosso grande líder e nobre deputado Silvio Dreveck e incorporo o seu pronunciamento ao nosso.
Quero aproveitar para fazer algumas considerações sobre o aeroporto de Jaguaruna, que está praticamente concluído. Toda a infraestrutura nos próximos dias encontrar-se-á concluída. As esteiras do terminal de passageiros já foram instaladas. O acesso da BR-101 até o trevo do aeroporto já está totalmente concluído. Já está aberto ao tráfego. Os demais equipamentos estão todos adquiridos, apenas estão aguardando a escolha da empresa que irá administrar o aeroporto de Jaguaruna, e a partir daí há todas as condições de entrar em funcionamento. Faltam apenas alguns detalhes na questão do estacionamento e retoques finais na parte elétrica do aeroporto, que está encaminhada.
Agora, queremos aproveitar a tarde de hoje para reivindicar ao governador Raimundo Colombo que assine de uma vez por todas o edital para que se possa contratar a empresa que irá administrar o aeroporto e até o final do ano possamos contar em Santa Catarina com o aeroporto funcionando para receber os turistas e atender aos negócios do sul do estado, que estão na espera desse aeroporto e também da conclusão da BR-101.
Esse aeroporto é um sonho antigo de todos nós, principalmente da população de Tubarão, de Criciúma, que aguarda ansiosa a assinatura do edital para a contratação da empresa que deve nos próximos anos administrar o aeroporto. O sul do estado não está sendo servido por nenhuma companhia aérea já há mais de quatro anos, tendo em vista que a TAM deixou de operar voos na cidade, prejudicando muito o desenvolvimento, o deslocamento das pessoas, dos empresários do sul do estado, para outras partes do país.
E para o funcionamento do aeroporto de Jaguaruna, um investimento feito pelo governo do estado, aguardamos apenas a assinatura do edital. O governador Raimundo Colombo é um cumpridor de compromissos, tem mostrado isso no sul de Santa Catarina, e temos certeza de que nos próximos dias seremos brindados com essa grande notícia que será o lançamento do edital, coroando o projeto do aeroporto de Jaguaruna aguardado pela população do sul do estado por muito tempo.
Fica aqui o registro em nome da população de Santa Catarina e o pedido para que o governador dê a cartada final.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)