Pronunciamento

José Milton Scheffer - 013ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/03/2012
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Sr. presidente desta Casa, eminente deputado Gelson Merisio, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL, queremos, através da tribuna desta Casa, agradecer e relatar a audiência que tivemos, hoje pela manhã, com o governador Raimundo Colombo, o secretário da Agricultura, João Rodrigues, os prefeitos municipais de Forquilhinha, no sul do estado, de Nova Veneza e com todos os deputados que integram a região sul de Santa Catarina, para tratarmos de catástrofe causada pelo vendaval que atingiu esses dois municípios, causando um transtorno muito significativo na agricultura, no meio urbano, destruindo equipamentos urbanos, destruindo residências de pessoas e, acima de tudo, atingindo empresas, principalmente a nossa agricultura, os produtores de arroz e de frango daquela região que tiveram as suas colheitas totalmente perdidas pela ação do vento.
Imaginem um produtor, ao realizar a sua colheita no dia seguinte, ver o vento debulhar, degranar todas as panículas do arroz, deixando a sua família praticamente desabrigada. São prejuízos que levarão anos para ser refeitos.
O sr. governador, atendendo o pedido de um grupo de deputados da região, acolheu prontamente a solicitação dos prefeitos, das lideranças que se comprometeram a encaminhar soluções na medida do possível, através de estudos, de acordo com a legislação.
Nós queremos aqui, em nome da região sul, agradecer ao governador Raimundo Colombo o atendimento nessa ação, principalmente o envolvimento do deputado e secretário da Agricultura, João Rodrigues, que tem acompanhado todos os eventos da questão da agricultura.
Continua ainda nesse quesito a preocupação com os atingidos pela estiagem no oeste de Santa Catarina, que vem sofrendo bastante.
Gostaria de cumprimentar agora o deputado José Nei Ascari, presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que hoje reabriu os trabalhos com a participação de muitas lideranças e com muitas inovações.
Quero dizer, deputado José Nei Ascari, aquilo que tenho ouvido pelo estado acerca da importância dessa comissão na vida das pessoas e das famílias que têm crianças portadoras de deficiência e da esperança que a criação desta comissão nesta Casa gerou no seio de muitas famílias, na perspectiva de conhecermos toda a legislação pertinente e aquilo que pode ser melhorado. Mas, como disse v.exa. hoje, primeiramente vamos conhecer as leis já existentes e a sua aplicabilidade, para depois vermos o que poderá ser feito.
Foi aprovada por essa comissão a realização de seminário de inclusão das pessoas portadoras de deficiência no sistema educacional, que acontecerá nos próximos dias, em Blumenau, e reunirá todas as instituições de educação e outras, a fim de debater a maneira como nós, catarinenses, estamos agindo na inclusão dessas pessoas na escola, porque será através dela que poderemos mudar a realidade social.
Então, quero cumprimentar o deputado José Nei Ascari pelo trabalho que vem fazendo à frente da comissão e aproveitar para fazer um convite a todos os deputados para acompanharem o ato comemorativo que acontecerá nesta Casa, no dia 21, ocasião em pretendemos debater a síndrome de Down, porque esse é o Dia Estadual da Síndrome de Down, deficiência que atinge mais de 300 mil pessoas no Brasil. Segundo informações de pediatras e de geneticistas, o Hospital Darcy Vargas, no estado, é responsável pelo tratamento de mais de 20% da população com síndrome de Down do país.
No Brasil, cerca de cinco mil crianças nascem com síndrome de Down a cada ano; na América do Sul, a cada 600 crianças nascidas vivas, um bebê tem síndrome de Down. Nos idos de 1959, a expectativa de vida das pessoas com síndrome de Down era de apenas 15 anos. Graças à evolução da ciência, graças também à nova visão que a sociedade passou a dessa doença, o avanço foi muito grande. Hoje essas pessoas possuem uma expectativa de vida de cerca de 80 anos, o que mostra a evolução que há no tratamento, na inclusão e na atenção que lhes é dispensada.
O Brasil tem evoluído bastante, mas ainda temos um caminho muito grande pela frente e esta Casa pode ajudar. É preciso criar oportunidades para as pessoas, são inúmeros os exemplos de portadores de Down que têm capacidade. Nos últimos anos os exemplos têm-se multiplicado e um deles gostaria de citar aqui.
Um jovem de 21 anos, que é portador da síndrome de Down foi aprovado no vestibular para o curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás. O estudante não teve nenhum benefício na correção de sua prova, a não ser alguém que teve que o acompanhar para ler as perguntas a fim de que ele pudesse respondê-las, porque devido a sua deficiência de visão tinha as dificuldades para tanto.
Eu conheço muitos portadores de síndrome de Down que têm habilidades superiores a muitas pessoas da nossa sociedade.
Por isso, realizaremos, no próximo dia 21, um ato comemorativo ao Dia Estadual da Síndrome de Down, ocasião em que traremos um palestrante que escreveu um livro, e ele é portador de Down, e vai relatar a sua experiência para todos nós.
Fica aqui o convite aos srs. deputados para se fazerem presentes no dia 21, a partir das 9h, para debater com a sociedade catarinense, nesta Casa, os caminhos que devemos ter de apoio e inclusão para as crianças, os jovens e os adultos portadores de Down na nossa sociedade. E dessa forma a Assembleia Legislativa também passa a desenvolver o seu papel nessa área.
O Sr. Deputado José Nei Ascari - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Deputado José Nei Ascari, eu gostaria de ouvir o seu aparte.
O Sr. Deputado José Nei Ascari - Eu somente gostaria de cumprimentá-lo, deputado, pelo pronunciamento.
Quero registrar que de fato hoje pela manhã realizamos uma produtiva reunião na comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da qual v.exa. participou, definindo algumas ações para este ano de 2012.
A nossa constatação, e tenho certeza de que também é a sua, é que essa comissão tem um caminho interessante pela frente. Temos um terreno fértil. Acho que a Assembleia Legislativa sai na frente com a criação dessa comissão, verificada no ano passado por unanimidade, e teremos, com toda certeza, a oportunidade de proceder no âmbito da comissão debates importantes, dando também a Santa Catarina uma contribuição, em parcerias com as demais entidades, para que, de uma forma ou de outra, possamos desenvolver ações que possam melhorar a vida dessas pessoas.
Parabéns pelo pronunciamento, na expectativa de que estaremos irmanados no futuro para que as ações efetivamente possam acontecer.
Meus cumprimentos pelo evento que acontecerá no próximo dia 21. É uma bela iniciativa.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Agradeço, deputado José Nei Ascari, e incorporo o seu aparte ao meu pronunciamento.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar o convite a todas as instituições de Santa Catarina para participarem deste ato comemorativo da síndrome de Down em Santa Catarina, no dia 21.
Fica aqui o convite e agradeço, sr. presidente, a oportunidade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)