Pronunciamento

Joares Ponticelli - 006ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 29/03/2006
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, ainda acerca da polêmica de ontem, ou seja, da interdição da Escola de Educação Básica Professora Antônia Alpaídes dos Santos, no bairro de Nova Brasília, em Joinville, quero dizer que a matéria deixou alguns governistas um pouco irritados. Chegamos a ouvir explicações ou tentativa de explicação de que o culpado é o mordomo. E o mordomo tem nome: é irmão do deputado Valmir Comin, o Zé. Ele é o culpado. Foi o que ouvimos, ontem, aqui, de explicação.
Eu conversei com o irmão do deputado Valmir Comin, ontem. Ele nunca teve cargo no governo do estado, deputado Reno Caramori. Não tinha nenhum vínculo com o governo do estado. O prédio, que é do estado e que pertence à secretaria da Educação, é que foi autuado e interditado pela Vigilância Sanitária da prefeitura de Joinville, em fevereiro de 2005, ou seja, há um ano e dois meses. Nessa ocasião é que foram fechadas essa escola e outras que se encontravam em situação crítica.
Na oportunidade, foi concedido um prazo para que a secretaria da Educação procedesse às reformas, às melhorias. O prazo venceu e nada foi feito e a Vigilância Sanitária da prefeitura de Joinville voltou a interditar. Não resolveram o problema por incompetência, deputado Reno Caramori!
E aí, quando trouxemos o assunto aqui nesta Casa, ontem, houve uma reação quase que histérica, inclusive uma deputada ficou tão irada que disse que vai ingressar na comissão de Ética contra a minha manifestação. É bom mesmo que haja um ingresso de denúncia de uma ação na comissão de Ética, deputado Pedro Baldissera, porque o boletim de ocorrência do policial militar eu já peguei também.
Na semana que vem, vamos discutir muito o conteúdo desse boletim de ocorrência, o conteúdo das notícias veiculadas pelo jornal ANotícia, na coluna Joinville Notícias. As notícias foram veiculadas, em Joinville, por conta daquela ação. Mas hoje o assunto voltou a repercutir em Joinville e na coluna Joinville Notícias, do jornalista Altair Nasário, constam duas notas com o seguinte teor:
(Passa a ler)
"Escola Fechada I
O fechamento da Escola de Educação Básica Professora Antônia Alpaídes dos Santos, no bairro Nova Brasília, em Joinville, pela Vigilância Sanitária, é de causar mais que constrangimento ao governo do estado. Pais, alunos e até o deputado Wilson Vieira, Dentinho, que mora no bairro, já alertavam sobre o estado precário em que se encontrava o prédio desde o ano passado. Declarações de alguns representantes do governo colocam a culpa na administração anterior pelos problemas. Os pais não querem saber de desculpa e cobram uma solução para o problema.
Escola Fechada II
De um pai de aluno da Escola de Educação Antônia Alpaídes dos Santos: ‘Não adianta colocar a culpa no governo anterior que a gente nem lembra mais quem era, tanto tempo faz que esse (governador) assumiu’. Resumiu a ópera."
Portanto, deputado Pedro Baldissera, sras. e srs. deputados, vir com essa desculpa de que o problema é do governo anterior e não ter resolvido?! Mas este governo já está acabando. Faltam pouco mais de dez dias para o atual governador ir embora. Estará picando a mula já no dia 9 de abril.
Um ato festivo lá em Joinville, e ele não resolveu nem o problema das escolas. Pelo menos desta e de outras que vamos trazer diariamente, deputado Nilson Gonçalves, porque existem outras em situação precária.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Deputado Joares Ponticelli, tirando de lado a amizade forte que temos e o respeito que nutro por v.exa. e entrando no campo das idéias, evidentemente que nós temos posições e pensamentos conflitantes em relação principalmente ao governador do estado.
Eu vou tomar o cuidado de tirar uma fotocópia de alguns dados que eu tenho aqui para passar para o ilustre deputado, para que tenha um juízo mais amplo das coisas que estão acontecendo e que aconteceram. Só para se ter uma idéia daquilo que eu vou passar para v.exa., vou frisar rapidamente para não tomar o seu tempo que é precioso.
Foi feito um inventário em 2003, logo que o governador assumiu, e foi demonstrado que 40 das 67 escolas estavam precisando de intervenção em caráter de urgência. A lista era extensa. Era telhado caindo, goteiras, infiltrações, forros, parede, pisos, enfim, era uma série de irregularidades que precisavam ser contempladas. Isso foi em 2003.
V.Exa. sabe que no governo anterior, o nosso governador Esperidião Amin, por quem tenho um grande respeito, tinha inclusive a deputada Simone Schramm como adjunta da secretaria da Educação, não conseguiu atender e fazer tudo aquilo que era necessário. Não foi possível. E a gente sabe, porque o dinheiro era curto e continua curto. Sabemos disso. Nós estamos aqui.
V.Exa. está fazendo oposição e faz uma oposição de maneira muitas vezes até açodada. E até chego à conclusão, quero acreditar, que v.exa. parece que tem um problema meio pessoal com o governador, mas não quero entrar nesse detalhe, porque não me diz respeito. Mas gostaria de passar esses dados que tenho aqui para que v.exa. tenha uma idéia ampla de como estão as coisas e o trabalho que está sendo feito por este governo, que é um trabalho muito sério e muito profundo, até para que não tenhamos daqui a pouco num próximo governo, que eu espero que seja o mesmo, a mesma coisa, ou seja, ter que levantar para fazer, etc.
Vou passar isso aqui para que v.exa. tenha uma dimensão mais ou menos do que foi feito e o que se está fazendo.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Obrigado, deputado Nilson Gonçalves.
Deputado Nilson Gonçalves, a situação estava ruim na educação, é verdade, e Joinville tinha uma secretária adjunta da Educação. Mas mesmo assim não pôde ser feito mais. Talvez por isso o ex-governador tenha perdido com 80% dos votos em Joinville. Pagou um preço por isso. Perdemos a eleição com 80% dos votos para o opositor, que se elegeu prometendo o céu, prometendo melhorar, prometendo acabar com aquela realidade.
Mas aqui está a fotografia! Ganhou os votos e não resolveu o problema! Poderia pelo menos ter solucionado esta que a Vigilância já avisou e interditou há um ano e dois meses. Se o governo passado não o fez, já pagou o preço por isso, pois foi derrotado com 80% dos votos com relação ao adversário. E o que o partido que ganhou os 80% dos votos foi prometendo, como que num passe de mágica resolver todos os problemas, não resolveu, está picando a mula. O atual governador está indo embora, dia 9 de abril próximo, e não resolveu o problema.
Então, deputado Nilson Gonçalves, agradeço a v.exa. e quero ver os documentos, até porque existem mais escolas de Joinville e de outros municípios catarinenses que, a partir da semana que vem, vamos começar a mostrar a situação.
Neste tempo que me resta, quero registrar, sr. presidente, sras. e srs. deputados, que neste final de semana vai acontecer a grande festa do Senhor Bom Jesus dos Passos de Imaruí. É uma festa tradicional, que reúne milhares de romeiros e de fiéis advindos de todas as partes de Santa Catarina, bem como de vários estados da federação.
O padre Realdo, que é o nosso pároco de Imaruí, está preparando uma grande festa e domingo, certamente, teremos mais um grande evento religioso, que haverá de confirmar, de consolidar ainda mais esta que é uma das maiores festas religiosas de Santa Catarina.
Era este o registro que queria fazer, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)