Pronunciamento

Joares Ponticelli - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/10/2004
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, eu fico satisfeito que o Deputado Manoel Mota tenha voltado ao Plenário, ele que já ocupou a tribuna hoje, fez um comício, saiu e agora retornou. Mas fico satisfeito porque, quem sabe, assim ele possa ouvir atentamente e nos trazer algumas explicações, algumas informações, já que tem se portado como o porta-voz oficial do Governador nesta Casa, atropelando, inclusive, o próprio Líder do Governo.
Aliás, depois do resultado eleitoral no Sul do Estado, Deputado Antônio Carlos Vieira, o Deputado Manoel Mota não fala mais do Sul, ele não quer mais saber de comentar os resultados eleitorais de Tubarão, de Criciúma, de Araranguá, sua cidade natal, e nem das regiões da Amrec, da Amurel e da Amesc.
Ele, como eu já disse, invadiu a área do Deputado João Henrique Blasi, do Deputado Mauro Mariani, do Deputado Herneus de Nadal, do Deputado Romildo Titon. Está procurando se apresentar como Parlamentar das regiões onde o PMDB teve algumas vitórias. O Sul do Estado está abandonado por V.Exa., Deputado Manoel Mota. Até em Tubarão, Município ao qual V.Exa. se referiu hoje, o time do PMDB está esperando orientação, porque precisa assimilar aquele resultado.
Mas, Deputado Manoel Mota, V.Exa., como já disse, tem sido o porta-voz oficial do Governador nesta Casa. Não é Líder do Governo, é porta-voz oficial, inclusive parece-me que V.Exa. fez um comício aqui a pedido do Governador do Estado, aquele do qual nós já pedimos a cópia da fita.
Deputado Manoel Mota, eu vou reproduzir, até para que fique registrada nos Anais desta Casa uma nota publicada na coluna do comentarista Moacir Pereira. Diz o seguinte:
(Passa a ler)
"Desfiliação
O advogado Eimard Pires enviou carta ao Diretório Municipal pedindo o cancelamento de sua filiação no PMDB. Entre os motivos aponta: ‘1. Falta de consulta ao Diretório Municipal. 2. Perda de identidade do Partido em Florianópolis, queimado pela cúpula governamental. 3. Apoio à candidatura que nada tem a ver com Florianópolis, trata-se de um paraquedista’."
Não vou comentar nada. Está na coluna do eminente articulista político Moacir Pereira, no dia de hoje, e serve para V.Exa. fazer uma reflexão e depois dizer-nos alguma coisa.
Vou ler também, na íntegra, sem nenhum comentário, para não incorrer no mesmo erro que V.Exa., que fez um comício do qual, com certeza, decorrerão conseqüências. Mas vou ler, repito, para que fique registrada nos Anais desta Casa, a nota de abertura do colunista Cláudio Prisco Paraíso, do dia de hoje, com o título "Imobilização governamental". Diz a nota:
(Passa a ler)
"Luiz Henrique da Silveira desembarca hoje, pela manhã, em Brasília, depois de quase duas semanas no exterior, em viagem prolongada a pedido do PSDB. Só deve retornar ao Estado no fim da tarde, justamente para não se encontrar com os Senadores Tasso Jereissati e Artur Virgílio, que vieram a Florianópolis pedir votos à candidatura do seu Partido. Amanhã será a vez do Governador Aécio Neves, colega de Luiz Henrique da Silveira, que providencialmente também não estará na Capital para evitar dissabores e constrangimentos eleitorais. Luiz Henrique vai aproveitar o aniversário de casamento para esticar com a mulher, neste fim de semana, bem longe das atividades de campanha deste segundo turno."
Prossegue a nota:
(Continua lendo)
"O Governador só vai reaparecer na segunda-feira, na derradeira semana do embate das urnas em Florianópolis. Tucanos de alta plumagem já se prepararam para reiterar a Luiz Henrique da Silveira que não produza nenhuma declaração. Temem por contaminação, tendo em vista o elevado índice de rejeição de Luiz Henrique na Capital. A cúpula do PSDB vai sugerir o mínimo de aparição pública do Governador em Florianópolis, a fim de evitar que os adversários procurem colá-lo ao candidato, o que já vem acontecendo em santinhos e materiais apócrifos. Diante da verdadeira camisa de força, Luiz Henrique embarca no dia 02 para novo roteiro internacional."
Deputado Manoel Mota, eu imagino que V.Exa. deva ficar constrangido ao ler que tratamento está sendo dado ao Governador. Isso deve ferir o coração de V.Exa. Estão escondendo o Governador, mandando viajar, dizendo que não o querem. Que situação triste para um Governador que não completou nem a primeira metade do Governo ainda, Deputado Manoel Mota.
É uma situação diferente daquela que V.Exa. propala aqui diariamente! V.Exa. diz que ele é um grande Líder, que Santa Catarina está sorridente com seu Governo, que a Capital está contente. Não é o que a imprensa e seus aliados dizem, Deputado Manoel Mota. O esforço de V.Exa. é compreensível, mas essas notícias carecem de uma explicação de V.Exa., que, como disse, é o porta-voz oficial do Governador, fazendo inclusive comício nesta Casa a pedido do Governador Luiz Henrique da Silveira.
Por falar nisso, Deputado Manoel Mota, eu também quero que V.Exa. nos diga o que o Governador produziu nessa viagem à Rússia. Sabe, Deputado Manoel Mota, eu acompanhei atentamente as notícias de todo esse período em que o Governador esteve no exterior, especialmente em Moscou, de novo.
Eu não sei se tem uma Secretaria de Desenvolvimento Regional implantada em Moscou ou se apenas o Balé Bolshoi move tanto o sentimento e a agenda do Governador para aquela parte do mundo, porque com relação à carne suína, Deputado Manoel Mota, quanto àquilo que foi colocado aqui como verdadeiro propósito de levar o Governador para o exterior, para a Rússia, a reabertura do mercado russo para as exportações catarinenses, não foi publicada nenhuma notícia!
Eu também não estou lendo hoje informação de que o Governador vai conceder uma coletiva para fazer um balanço da viagem. Não tem nada para apresentar, Deputado Manoel Mota? Essa viagem não produziu nada, concretamente, efetivamente em favor dos produtores, do setor primário de Santa Catarina? Não era esse o motivo?
Quero dizer a V.Exa. que sou a favor, que penso que os Governos devem empreender viagens internacionais. Sou um defensor disso! Inclusive que em cada evento esta Assembléia Legislativa esteja representada! V.Exa. acompanhou o Governo Esperidião Amin em várias missões ao exterior, assim como eu. Nunca acompanhei este, mas sou a favor. Não voto contra, pois acho que essas missões são importantes. Mas é preciso, Deputado Manoel Mota, que apresentem um balanço, que mostrem para Santa Catarina o que foi feito, o que o Governador produziu nessa viagem.
Foi montada uma verdadeira operação de guerra, Deputado Pedro Baldissera, para colocar os Deputados da base do Governo aqui, há duas semanas, para autorizar o Governador a viajar. Eu nunca vi tanta movimentação governamental. Era avião indo e vindo, buscam Deputados, procuram Deputados, caçam Deputados para colocá-los aqui, e sem necessidade, Deputado Dionei Walter da Silva, porque iríamos votar. Não somos contra a nenhuma viagem do Governador para o exterior! Mas nós queremos saber qual o resultado!
Essa viagem não era importante para o setor primário, para a agroindústria, para os produtores, especialmente de suínos? A sua região também carece de informações, Deputado Pedro Baldissera, assim como a minha, que é uma grande produtora.
Qual foi a notícia produzida por essa viagem até o presente momento? Nenhuma. E no dia 2 o Governador vai de novo para o exterior! Não sei qual é o motivo da viagem, não sei o que Santa Catarina vai ganhar com isso. Reitero que viagens internacionais devem ser empreendidas, mas não apenas para fazer turismo! Elas têm que produzir algo concreto em favor da gente catarinense, porque Sua Excelência viaja, não produz nada e não governa!
Eu tenho dito sempre, algum tempo já, que o que falta para Santa Catarina é um Governador que comande, de fato, administrativamente o Estado. O que nós percebemos, Deputado Manoel Mota, é que nós temos um Governador que só pensa em votos, em arranjos, em acertar com o candidato do Partido "a", "b" ou "c", dependendo dos interesses locais. Mas para Santa Catarina falta um Governador, um Chefe do Poder Executivo que tenha as rédeas do Governo na mão.
Veja a situação aqui levantada pelo Deputado Antônio Ceron com relação à situação do professor, do funcionário público, Deputado Manoel Mota. Nós precisamos de um comandante administrativo para este Estado. V.Exa., que é o porta-voz do Governador, leve essa mensagem a ele, faça uma reflexão com ele! Não fique só sendo usado pelo Governador para pedir votos para o candidato dele aqui na Assembléia porque isso é proibido pela Lei. O Governador não pode pedir a V.Exa. para vir aqui pedir votos para o seu candidato; ele tem que dar satisfações a V.Exa. para trazer...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)