Pronunciamento
Joares Ponticelli - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA
Em 28/06/2005
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, ainda para concluir o assunto levantado pelo Deputado Celestino Secco, que rendeu um bom debate aqui nesta Casa, quero dizer que o Deputado Nilson Gonçalves há muito tempo não tomava tão fortemente as dores do Governador Luiz Henrique. Folgo em vê-lo, Deputado Nilson Gonçalves, certamente bem atendido pelo Governo, porque V.Exa. estava um pouco triste neste Plenário, um pouco calado e agora o vejo tão defensor, tão aguerrido, aliás, cumprindo com o seu papel, porque esse é o papel de quem é Governo. V.Exa. ficou um pouco confuso na hora em que o questionei e V.Exa. disse que nesses quatro anos não vai acontecer nada, mas que tem os outros quatro.
Só não entendi se o seu candidato é o atual Governador ou se é o Senador Leonel Pavan, que é do seu Partido e está por este Estado afora se dizendo candidato. Se for, o Governador Luiz Henrique da Silveira, o seu candidato, se ganhar a eleição, porque não existe eleição por antecipação, tem que disputar primeiro, ir para a urna, ir para o voto porque não existe nomeação, e ele não vai poder baixar um decreto e se perpetuar no cargo...
Sei que depois de abril, com a posse do vice-Governador Eduardo Pinho Moreira, certamente o PSDB, o seu Partido, vai estar ainda mais contemplado e aí talvez o Senador Leonel Pavan nem seja candidato, porque penso que aí, de fato, vocês vão ocupar espaços ainda maiores dentro do Governo. Não tenho nenhuma dúvida disso.
Agora, senti que V.Exa. balançou entre Luiz Henrique e Leonel Pavan, senti que balançou, Deputado Nilson Gonçalves.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Eu vi que isso deu uma reação, Deputado Francisco Küster, Deputado Clésio Salvaro, mas daqui a pouco, e nós compreendemos, vamos ver se existe sintonia ou não.
Quero dizer também, Deputado Nilson Gonçalves, já que V.Exa. é tão defensor do Governo, para que peça ao seu Governo para olhar por Tubarão, que é governada por um correligionário seu, por um amigo seu, o nosso querido Prefeito Carlos Stüpp.
Está muito abandonada a nossa cidade pelo atual Governo, Deputado Nilson Gonçalves. Até hoje, dois anos e seis meses de Governo, nenhum centavinho, nenhum centavo a fundo perdido foi para lá. E pelo que me consta foi liberado apenas um empréstimo do Badesc, viabilizado no Governo anterior, que o Governo Stüpp está pagando, devolvendo em dia, e até o final do ano vai estar tudo pago.
Empréstimo pode ser sido feito na Caixa Econômica, no Banco do Brasil, no Besc, em qualquer outro banco, Deputado Nilson Gonçalves. Então, peça um dinheirinho a fundo perdido para Tubarão.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Irei conceder muito rápido, porque V.Exa. me concedeu apenas alguns segundos, então, vou conceder um minuto.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Provavelmente, Deputado Joares Ponticelli, o Secretário Regional da sua região esteja entre aqueles alunos que não estão tendo um bom aproveitamento. V.Exa. tem participado das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional, nas quais são debatidas e deliberadas as verbas, os projetos, os investimentos?
O SR.DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Eu iria falar mais alguma coisa, mas não irei falar mais.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Muito obrigado, Deputado, mas eu conheço a pauta. Agora, quero dizer que não aceito que V.Exa. critique o Secretário Ademir Matos, porque ele não é aluno atrasadinho, não! Ele é um aluno inteligente, trabalhador, um Secretário dedicado.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. tem freqüentado as reuniões de lá?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Deputado, eu já concedi o aparte a V.Exa.
Acontece, Deputado Nilson Gonçalves, que o problema é que ele pede, pede, pede, e o Governo não atende. Não é ele que é atrasadinho, não! O seu Governador que é surdo para os pedidos dele, Deputado Nilson Gonçalves.
O Secretário Ademir Matos, e eu quero aqui dar um testemunho, Deputado Antônio Carlos Vieira, é um batalhador para a região, mas o Governador não ouve, não atende, não manda nada, Deputado Nilson Gonçalves. Infelizmente, Tubarão está abandonada pelo atual Governo, assim como outros tantos Municípios. Não há resposta. E ele se esforça, empenha-se, Deputado Pedro Baldissera. Portanto, não é falta de pedido.
Quando vão liberar algumas obras, Deputado Antônio Carlos Vieira, só fazem a festa. No trecho Rio Fortuna-Santa Rosa de Lima, por exemplo, Deputado Nilson Machado, já comeram muita carne e já tomaram muita cerveja! Já foram mais de cinco ordens de serviço. Houve, inclusive, uma pré-ordem de serviço, houve uma carta de intenção de ordem de serviço, houve o anúncio da chegada da outra ordem de serviço e por fim houve a ordem de serviço. Mas até hoje nenhum carrinho de mão, Deputado Manoel Mota, está na estrada.
Há um ano que já morreram muitas vacas, que derrubaram um monte de caixas de cervejas, mas nada da obra, Deputado Manoel Mota. Sabe o que a nossa região ganhou até agora, Deputado Antônio Ceron, sabe qual a obra que tem o DNA desse Governo? Existe uma obra que é deles, uma só, porque as outras só foram inauguradas. Nós iniciamos, e eles terminaram. A única obra que eles fizeram, eu reconheço, foi a reforma de uma garagem, que custou R$ 32 mil, para implantar a Unidade Coletora de Sangue, e o Deputado Vânio dos Santos conhece. Essa é a grande marca daquele Governo por toda Santa Catarina.
Na minha região não chegou nada ainda. E, repito, o Secretário Ademir Matos não é daquela turma de atrasadinhos que o Deputado Nilson Gonçalves falou, não! Ele é um aluno ligeirinho, espertinho, que pede, pede, pede, mas não ganha.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Eu acho também, Deputado Joares Ponticelli, que o Deputado Nilson Gonçalves foi muito infeliz quando quis comparar Secretário de Estado com aluno de escola. Aluno de escola entra na sala de aula para aprender, e Secretário, ao ser nomeado, é para administrar. Então, ser atrasadinho um administrador, um Secretário? Ele tem de receber um pontapé...(Retirado da ata conforme o art. 65, V, "b", do Regimento Interno.) e ser mandado embora. E não se deve dar uma nota maior para ele passar de ano, não. Há uma grande diferença entre um aluno de escola, seja do primeiro grau, do segundo grau ou do terceiro grau, e um administrador. Secretários Regionais, ou qual seja o tipo de Secretário, são nomeados para administrar e não para receber orientação, treinamento, como se estivessem numa sala de aula. Eles não estão lá para receber nota de um a dez, não. Eles estão lá para executar um plano de Governo. Ou conseguem ou não conseguem executar esse plano. Agora, comparar alhos com bugalhos?! Põe
bugalhos nisso!
Obrigado!
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Eu acho, Deputado Antônio Carlos Vieira, que os mais atrasadinhos aos quais o Deputado Nilson Gonçalves se referiu podem ser aqueles que foram nomeados disputando na moeda, no palitinho, porque houve disputa no palitinho, na moeda, no soco, em algumas regiões.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Está na ordem o Deputado Manoel Mota.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Nobre Parlamentar Deputado Joares Ponticelli, V.Exa. está sempre com o teatro montado! V.Exa. sabe perfeitamente, como Líder, que o seu Governo fez um contrato com o Badesc e não cumpriu! Isso é incompetência total. Quer dizer, teve que vir o meu Governo para levar dinheiro para Tubarão, pois o dinheiroGoverno de V.Exa. não levou, e o seu desespero agora é que aquela rodovia de Camacho, que o Governo de V.Exa. prometeu fazer, não foi feita. Mas o meu Governo Luiz Henrique da Silveira está fazendo com a Prefeitura, que é do Partido de V.Exa. Como também, quanto ao asfalto que vai de Tubarão à Guarda, já saiu a licitação.
Então, V.Exa. pode ficar tranqüilo. Não precisa esse desespero todo, porque este Governo é de ação, é um Governo moderno e que veio para ficar. Por isso, pode ter certeza, prepare a Oposição para mais quatro anos deste Governo depois de 2006.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Obrigado, Deputado Manoel Mota, para sua informação, a empreiteira abandonou Jaguaruna, Camacho. Estão chamando a segunda, a primeira já foi; a primeira foi embora, não sei por quê. Quanto ao asfalto Tubarão-Guarda, Deputado Manoel Mota, sabe há quanto tempo a licitação está pronta? Dois anos e quatro meses. Foram lá, comeram várias vacas também, e nada da obra. Quanto ao aeroporto, Deputado Manoel Mota, o Governo de V.Exa. abandonou por dois anos. Graças ao empresariado tubaronense, graças à força de toda a região e, acima de tudo, fazendo justiça ao Governo Federal, graças aos investimentos que está fazendo, que banca 70% da obra, as obras foram retomadas, porque o seu Governo abandonou tudo.
O prazo para a inauguração da obra do aeroporto é dia 30 de junho, Deputado Manoel Mota.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Julio Garcia)(Faz soar a campainha) - Deputado Manoel Mota, V.Exa. dispõe de dez segundos para concluir o seu aparte, eis que preciso assegurar a palavra ao Deputado Joares Ponticelli, para que S.Exa. possa concluir o seu pensamento nos próximos 30 segundos.
O Sr. Deputado Manoel Mota - O Deputado Joares Ponticelli está com a palavra assegurada.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Julio Garcia) - Agradeço a V.Exa.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Deputado Manoel Mota, o que ocorreu lá no Sul é que houve muita festa, muita ordem de serviço, muita promessa, mas infelizmente, Deputado Manoel Mota, não há inauguração. As obras são anunciadas, as obras são festejadas, mas infelizmente isso não chega.
Eu quero, Deputado Nilson Gonçalves, fazer um apelo novamente a V.Exa.: ajude-nos, já que V.Exa. tem defendido tanto. V.Exa. que ficou na dúvida entre Luiz Henrique da Silveira e Leonel Pavan como candidato ao Governo, peça para os dois olharem por Tubarão, pela nossa região, porque realmente ela está muito carente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
Só não entendi se o seu candidato é o atual Governador ou se é o Senador Leonel Pavan, que é do seu Partido e está por este Estado afora se dizendo candidato. Se for, o Governador Luiz Henrique da Silveira, o seu candidato, se ganhar a eleição, porque não existe eleição por antecipação, tem que disputar primeiro, ir para a urna, ir para o voto porque não existe nomeação, e ele não vai poder baixar um decreto e se perpetuar no cargo...
Sei que depois de abril, com a posse do vice-Governador Eduardo Pinho Moreira, certamente o PSDB, o seu Partido, vai estar ainda mais contemplado e aí talvez o Senador Leonel Pavan nem seja candidato, porque penso que aí, de fato, vocês vão ocupar espaços ainda maiores dentro do Governo. Não tenho nenhuma dúvida disso.
Agora, senti que V.Exa. balançou entre Luiz Henrique e Leonel Pavan, senti que balançou, Deputado Nilson Gonçalves.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Eu vi que isso deu uma reação, Deputado Francisco Küster, Deputado Clésio Salvaro, mas daqui a pouco, e nós compreendemos, vamos ver se existe sintonia ou não.
Quero dizer também, Deputado Nilson Gonçalves, já que V.Exa. é tão defensor do Governo, para que peça ao seu Governo para olhar por Tubarão, que é governada por um correligionário seu, por um amigo seu, o nosso querido Prefeito Carlos Stüpp.
Está muito abandonada a nossa cidade pelo atual Governo, Deputado Nilson Gonçalves. Até hoje, dois anos e seis meses de Governo, nenhum centavinho, nenhum centavo a fundo perdido foi para lá. E pelo que me consta foi liberado apenas um empréstimo do Badesc, viabilizado no Governo anterior, que o Governo Stüpp está pagando, devolvendo em dia, e até o final do ano vai estar tudo pago.
Empréstimo pode ser sido feito na Caixa Econômica, no Banco do Brasil, no Besc, em qualquer outro banco, Deputado Nilson Gonçalves. Então, peça um dinheirinho a fundo perdido para Tubarão.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Irei conceder muito rápido, porque V.Exa. me concedeu apenas alguns segundos, então, vou conceder um minuto.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Provavelmente, Deputado Joares Ponticelli, o Secretário Regional da sua região esteja entre aqueles alunos que não estão tendo um bom aproveitamento. V.Exa. tem participado das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional, nas quais são debatidas e deliberadas as verbas, os projetos, os investimentos?
O SR.DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Eu iria falar mais alguma coisa, mas não irei falar mais.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Muito obrigado, Deputado, mas eu conheço a pauta. Agora, quero dizer que não aceito que V.Exa. critique o Secretário Ademir Matos, porque ele não é aluno atrasadinho, não! Ele é um aluno inteligente, trabalhador, um Secretário dedicado.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. tem freqüentado as reuniões de lá?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Deputado, eu já concedi o aparte a V.Exa.
Acontece, Deputado Nilson Gonçalves, que o problema é que ele pede, pede, pede, e o Governo não atende. Não é ele que é atrasadinho, não! O seu Governador que é surdo para os pedidos dele, Deputado Nilson Gonçalves.
O Secretário Ademir Matos, e eu quero aqui dar um testemunho, Deputado Antônio Carlos Vieira, é um batalhador para a região, mas o Governador não ouve, não atende, não manda nada, Deputado Nilson Gonçalves. Infelizmente, Tubarão está abandonada pelo atual Governo, assim como outros tantos Municípios. Não há resposta. E ele se esforça, empenha-se, Deputado Pedro Baldissera. Portanto, não é falta de pedido.
Quando vão liberar algumas obras, Deputado Antônio Carlos Vieira, só fazem a festa. No trecho Rio Fortuna-Santa Rosa de Lima, por exemplo, Deputado Nilson Machado, já comeram muita carne e já tomaram muita cerveja! Já foram mais de cinco ordens de serviço. Houve, inclusive, uma pré-ordem de serviço, houve uma carta de intenção de ordem de serviço, houve o anúncio da chegada da outra ordem de serviço e por fim houve a ordem de serviço. Mas até hoje nenhum carrinho de mão, Deputado Manoel Mota, está na estrada.
Há um ano que já morreram muitas vacas, que derrubaram um monte de caixas de cervejas, mas nada da obra, Deputado Manoel Mota. Sabe o que a nossa região ganhou até agora, Deputado Antônio Ceron, sabe qual a obra que tem o DNA desse Governo? Existe uma obra que é deles, uma só, porque as outras só foram inauguradas. Nós iniciamos, e eles terminaram. A única obra que eles fizeram, eu reconheço, foi a reforma de uma garagem, que custou R$ 32 mil, para implantar a Unidade Coletora de Sangue, e o Deputado Vânio dos Santos conhece. Essa é a grande marca daquele Governo por toda Santa Catarina.
Na minha região não chegou nada ainda. E, repito, o Secretário Ademir Matos não é daquela turma de atrasadinhos que o Deputado Nilson Gonçalves falou, não! Ele é um aluno ligeirinho, espertinho, que pede, pede, pede, mas não ganha.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Eu acho também, Deputado Joares Ponticelli, que o Deputado Nilson Gonçalves foi muito infeliz quando quis comparar Secretário de Estado com aluno de escola. Aluno de escola entra na sala de aula para aprender, e Secretário, ao ser nomeado, é para administrar. Então, ser atrasadinho um administrador, um Secretário? Ele tem de receber um pontapé...(Retirado da ata conforme o art. 65, V, "b", do Regimento Interno.) e ser mandado embora. E não se deve dar uma nota maior para ele passar de ano, não. Há uma grande diferença entre um aluno de escola, seja do primeiro grau, do segundo grau ou do terceiro grau, e um administrador. Secretários Regionais, ou qual seja o tipo de Secretário, são nomeados para administrar e não para receber orientação, treinamento, como se estivessem numa sala de aula. Eles não estão lá para receber nota de um a dez, não. Eles estão lá para executar um plano de Governo. Ou conseguem ou não conseguem executar esse plano. Agora, comparar alhos com bugalhos?! Põe
bugalhos nisso!
Obrigado!
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Eu acho, Deputado Antônio Carlos Vieira, que os mais atrasadinhos aos quais o Deputado Nilson Gonçalves se referiu podem ser aqueles que foram nomeados disputando na moeda, no palitinho, porque houve disputa no palitinho, na moeda, no soco, em algumas regiões.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Está na ordem o Deputado Manoel Mota.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Nobre Parlamentar Deputado Joares Ponticelli, V.Exa. está sempre com o teatro montado! V.Exa. sabe perfeitamente, como Líder, que o seu Governo fez um contrato com o Badesc e não cumpriu! Isso é incompetência total. Quer dizer, teve que vir o meu Governo para levar dinheiro para Tubarão, pois o dinheiroGoverno de V.Exa. não levou, e o seu desespero agora é que aquela rodovia de Camacho, que o Governo de V.Exa. prometeu fazer, não foi feita. Mas o meu Governo Luiz Henrique da Silveira está fazendo com a Prefeitura, que é do Partido de V.Exa. Como também, quanto ao asfalto que vai de Tubarão à Guarda, já saiu a licitação.
Então, V.Exa. pode ficar tranqüilo. Não precisa esse desespero todo, porque este Governo é de ação, é um Governo moderno e que veio para ficar. Por isso, pode ter certeza, prepare a Oposição para mais quatro anos deste Governo depois de 2006.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Obrigado, Deputado Manoel Mota, para sua informação, a empreiteira abandonou Jaguaruna, Camacho. Estão chamando a segunda, a primeira já foi; a primeira foi embora, não sei por quê. Quanto ao asfalto Tubarão-Guarda, Deputado Manoel Mota, sabe há quanto tempo a licitação está pronta? Dois anos e quatro meses. Foram lá, comeram várias vacas também, e nada da obra. Quanto ao aeroporto, Deputado Manoel Mota, o Governo de V.Exa. abandonou por dois anos. Graças ao empresariado tubaronense, graças à força de toda a região e, acima de tudo, fazendo justiça ao Governo Federal, graças aos investimentos que está fazendo, que banca 70% da obra, as obras foram retomadas, porque o seu Governo abandonou tudo.
O prazo para a inauguração da obra do aeroporto é dia 30 de junho, Deputado Manoel Mota.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Julio Garcia)(Faz soar a campainha) - Deputado Manoel Mota, V.Exa. dispõe de dez segundos para concluir o seu aparte, eis que preciso assegurar a palavra ao Deputado Joares Ponticelli, para que S.Exa. possa concluir o seu pensamento nos próximos 30 segundos.
O Sr. Deputado Manoel Mota - O Deputado Joares Ponticelli está com a palavra assegurada.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Julio Garcia) - Agradeço a V.Exa.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Deputado Manoel Mota, o que ocorreu lá no Sul é que houve muita festa, muita ordem de serviço, muita promessa, mas infelizmente, Deputado Manoel Mota, não há inauguração. As obras são anunciadas, as obras são festejadas, mas infelizmente isso não chega.
Eu quero, Deputado Nilson Gonçalves, fazer um apelo novamente a V.Exa.: ajude-nos, já que V.Exa. tem defendido tanto. V.Exa. que ficou na dúvida entre Luiz Henrique da Silveira e Leonel Pavan como candidato ao Governo, peça para os dois olharem por Tubarão, pela nossa região, porque realmente ela está muito carente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)