Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 117ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/12/2023
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Lamenta o ocorrido com o Deputado Federal Nicolas Ferreira que foi processado e condenado a pagar R$ 30 mil por transfobia, quando se dirigiu a outra parlamentar como sendo "ele".
Posiciona-se contra as pessoas trans de participarem de modalidades femininas, de utilizar banheiros femininos, e discorre sobre seus projetos que estão tramitando na Casa. Lembra que também responde a um processo de transfobia por ter repudiado, em um evento no Dia da Mulher, a uma palestrante que era um trans, porém o evento utilizava recursos públicos, e reforça que a sua crítica foi ao instituto e não à pessoa. Questiona até onde o ativismo vai penetrar nas esferas do Judiciário e do Legislativo cerceando o direito de fala dos parlamentares, e diz que algo precisa urgentemente ser feito. [Taguigrafia: Guilherme]

Partido: MDB
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - Cita que aprendeu, desde pequeno, a dificuldade que é viver da agricultura e relembra a sua história e carreira. Menciona que quando faz críticas à gestão pública, é porque sabe do que está falando. Diz que por esses e outros motivos se revolta com o Governo do PT por sua incompetência e falta de equilíbrio fiscal juntamente com a corrupção, levando a todos a arcar com a falta de responsabilidade.
Lê uma notícia de que as estatais administradas pelo Governo Federal fecharão o ano com prejuízos de mais de R$ 4,5 bilhões. Cita que a falta de gestão do Governo é gigante e que o inchaço de quadros não técnicos traz déficit estratosférico a essas empresas. Questiona o porquê de se não privatizar essas empresas, e traz a resposta ao informar que assim perde espaço para indicar cargos políticos.
Em tempo, pede a aprovação de sua moção ao médico, doutor Amaro, o qual tem dedicado sua vida ao excelente atendimento à sociedade com grande eficiência, com um vasto currículo e que, por vezes, atendeu à sociedade sem custo algum. [Taquigrafia: Guilherme]