Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/02/2022
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Pronuncia-se sobre denúncia recebida, na presente semana, de um professor da rede estadual de ensino que diz ter sido orientado pela Secretaria de Educação para convencer os alunos, em sala de aula nas escolas, a se vacinarem. Também, fala que recebeu outra denúncia referente à maior escola estadual de Içara, quando a diretora-geral constrangeu os alunos no primeiro dia aula, em público, no pátio da escola, por mandar que levantassem as mãos os alunos já vacinados, parabenizando os que já tinham se vacinado.
Menciona que quem decide pela vacinação de crianças e adolescentes são os pais, e que os professores não têm o direito de criar conflitos com os pais no que se refere à vacinação. Pede um posicionamento da Secretaria da Educação a respeito disso.
Discorre sobre a diferença entre incentivar obrigar, e cita casos, como os que perderam a oportunidade de trabalhar como ACTs em escola pública porque não tinham a vacina. Considera que privar a pessoa da oportunidade de trabalhar não é incentivo à vacina. Ao mesmo tempo, refere-se aos professores que estão sendo obrigados a se vacinar para evitar processos administrativos, pois há um decreto fazendo este tipo de imposição. [Taquígrafa: Sílvia]