Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 023ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/03/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Argumenta que uma das principais funções de um deputado é fiscalizar. Por isso, diz que protocolou, no dia 10 de outubro de 2020, um pedido de CPI na Casa Legislativa para investigar o Porto de São Francisco do Sul, pelo fato de que há 18 anos uma única empresa presta seus serviços e pretende continuar nos próximos dois anos.
No segundo momento, parabeniza o Coronel Zingler, que desfez o monopólio que existia através de credenciamento irregular, que oportunizava a mesma operadora continuar operando, como vem fazendo há 18 anos. Parabeniza a SC-Par por não deixar as mesmas empresas continuarem exercendo o monopólio no Porto de São Francisco.
Seguindo a sua fala, questiona onde está o seu pedido de CPI, que, segundo informações, está na Procuradoria da Casa Legislativa, e indaga por que não devolvem o documento, que tem 14 assinaturas, e foi protocolado no dia 10 de outubro para investigar o monopólio de 18 anos, em detrimento de agricultores que não podem utilizar um bem público e vendendo com menor preço aos terceirizados.
Comenta, surpreso, o afastamento de Carlos Moisés, e declara que a comissão organizada teve o objetivo de proteger o Governador. Afirma que os Deputados que fazem parte do tribunal não podem achar ruim serem cobrados, pois bastava ouvir o povo. Entretanto, diz que os Parlamentares têm 120 dias para fazer o certo, e que neste período serão cobrados pela população.
Ressalta que se manterá atento às ações da Governadora daqui para frente, principalmente em relação aos nomeados atualmente.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o Deputado por abordar o assunto dos portos, reforçando que a Casa tem a obrigação de dar uma resposta quanto a CPI.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Apoia a manifestação do Deputado, afirmando que governar exige concessões, e dá como exemplo o Presidente Bolsonaro.[Taquígrafa: Elzamar]