Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 118ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/11/2022
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Comenta que os casos antidemocráticos que acontecem nas manifestações precisam ser analisados de forma isolada, sem generalizar.
Lamenta a nota do Procurador-Geral da Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, que informou ao Ministro sobre a presença de crianças e idosos, no seu entendimento usados como escudos humanos nos bloqueios das rodovias, e também sobre financiamento de empresários e comerciantes.
Também lê a nota de uma Desembargadora de Santa Catarina, dizendo que as manifestações são em razão do resultado do pleito eleitoral presidencial, com possível presença de crianças e adolescentes nos locais e violação dos direitos humanos.
Tece críticas aos posicionamentos do procurador e da desembargadora, afirmando que provavelmente estas autoridades não foram pessoalmente até os locais das manifestações. Exibe um vídeo mostrando o Conselho Tutelar fiscalizando as manifestações em outros Estados.
Faz questionamentos quanto ao Ministro Alexandre de Moraes bloquear contas bancárias de 43 empresários por financiamento de atos antidemocráticos. Acrescenta que o TSE foi contra o voto impresso, portanto, terá que lidar com os questionamentos e buscar soluções. [Taquigrafia: Northon]