Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/03/2023
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Refere-se a uma manifestação que irá acontecer, aqui no Estado, a chamada marcha da maconha, marcha para liberação de drogas, num encontro na UFSC. Mostra-se indignado porque o STF, em 2011, disse que marcha da maconha não é crime, não é apologia às drogas, porque é apenas um ato de mobilização para revogar algo que eles não são a favor, e que no momento da marcha eles não estão cometendo crime, não estão utilizando a droga.
Apresenta um vídeo dessa marcha, que já houve, onde aparecem pessoas fazendo uso da droga, ou seja, nitidamente cometendo um crime. Entende que se tem um Judiciário ativista pela legalização das drogas. E lamenta uma universidade, que é pública, ser palco desse tipo de coisa, com um reitor que nada faz como se isso fosse normal. Diz que irá mandar mais uma nota de repúdio para a UFSC por permitir isso lá dentro. Relata que está enviando um pedido de indicação, solicitando ao Conselho Tutelar que acompanhe essa manifestação para que não participem crianças.
Também, encaminhará uma indicação à Polícia Militar, pedindo que essa seja mais ostensiva no acompanhamento dessa manifestação, para que não façam uso da maconha e que sejam presos se isso acontecer.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Afirma que é bom estar em frente a um Parlamentar que também tem um mandato independente voltado para a pauta.
Deputado Carlos Humberto (Aparteante) - Constata que é triste ver essas decisões esdrúxulas dadas pela Justiça Federal, e fala que ainda bem que isso não contamina o Judiciário de Santa Catarina, por ter independência para lutar pelo catarinense. [Taquígrafa: Eliana]