Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/06/2020
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Defende o Governo Federal da responsabilidade sobre a pandemia, dizendo que as decisões ficaram com os Governadores e Prefeitos, e sempre se posicionará desta forma.
Comenta a fala do Deputado Federal Daniel Freitas que, em resposta à fala do Deputado Estadual Rodrigo Minotto, descreveu em texto todos os feitos do Governo Bolsonaro em favor da luta contra a pandemia no Brasil, mais especificamente o que trouxe para o estado.
Apresenta, no telão do Plenário, três portarias do Governo Federal, que destinaram verbas para hospitais de Santa Catarina, e também uma lista de todos os hospitais que receberam verba para abertura de leitos de UTI, frisando que é tudo dinheiro extraordinário do Governo Federal.
Fala da diferença entre gestão plena e gestão estadual nos hospitais, explicando que na gestão plena o dinheiro vem para o Estado, este dinheiro vai para o Município que manda para o hospital, e na gestão estadual o dinheiro vem para o Governo do Estado que o repassa para os hospitais. Mas o que chama atenção neste caso é que todos os hospitais de gestão plena receberam integralmente os valores a eles destinados, e todos os de gestão estadual não receberam ainda os valores referentes às portarias, que são de três meses atrás.
Cobra uma resposta sobre os recursos que estão sob gestão estadual, e neste sentido está fazendo um pedido de informação, e reforça que o Governo do Estado não repassou nenhum valor para estes hospitais do recurso já disponibilizado pelo Governo Federal, por isso não pode aceitar as críticas ao Presidente neste sentido. [Taquigrafia: Guilherme]