Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/08/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Ressalta a importância de cobrar que as universidades públicas devam retornar aos trabalhos integrais. Exibe um vídeo que mostra as universidades fechadas, onde o prefeito de Criciúma cobra a reabertura dessas, dizendo que o Presidente deveria dar um prazo de 24 horas para isso, caso contrário, as universidades deveriam ser fechadas de forma definitiva.
O Deputado comenta a importância de fazer cobranças, pois as universidades são pagas com dinheiro público e devem retornar às atividades. Sobre o vídeo apresentado, não concorda com o posicionamento do prefeito, dizendo que colocar a culpa no Presidente demonstra sua falta de conhecimento.
Informa que as universidades públicas têm autonomia para se administrar, dizendo que já levou diversas denúncias pessoalmente ao MEC, como por exemplo, da greve ilegal, mas que pouco pode ser feito nesses casos, o que é lamentável. Diz que muitas situações devem ser ajustadas no que diz respeito às universidades públicas, mas que o posicionamento do prefeito de Criciúma não é o caminho certo. Sobre o fechamento dessas, diz que realmente é um debate a ser feito, pois representam um custo benefício baixo em relação ao que é investido e ao que é fornecido em troca para a sociedade.
Responde ao Deputado Dr. Vicente Caropreso que em nenhum momento tentou desmoralizar o Prefeito, mas que achou irresponsabilidade de sua parte jogar a culpa da situação no Presidente.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Reforça que o prefeito de Criciúma é uma das figuras públicas mais bem avaliadas do Estado e que as suas afirmações são força de expressão da sua indignação, porém discorda dele no mérito, devido às dificuldades impostas pela pandemia, e afirma que não viu nada demais no vídeo. [Taquigrafia: Northon]