Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/03/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Afirma que, não é de hoje, defende o medicamento para tratamento precoce.
Apresenta, através de vídeo, a fala de um médico infectologista, o dr. Francisco, que discorre sobre a pandemia no Brasil. São esses alguns dados de sua fala: "desde o início da pandemia o país vem se preparando para a crise, mas continuam medidas dessincronizadas, cada Município e os Estados tomam atitudes diferentes um do outro. Deveria ter um comando central da crise e uma regra uniforme".
Continua: "Pesquisas feitas na Europa, Estados Unidos, até no Brasil, comprovam que a maior parte da contaminação de Covid se dá no domicílio, a possibilidade de se contaminar é muito maior, dentro de casa, do que na área comercial. Com a política de mandar o doente para casa, com o vírus, sem um remédio para tentar combater a viremia, que é isso que o tratamento precoce se propõe. É uma série de remédios, que vários estudos mostraram que conseguem diminuir a quantidade de vírus dentro do corpo. O remédio tenta bloquear a entrada do vírus na célula, não atua sobre o vírus, com isso ele não consegue se replicar e morre."
Preconiza "Não fazer lockdown e, sim, um distanciamento social rígido, manter a economia, o comércio funcionando, ampliando o horário de funcionamento de bares, restaurantes e outros. Também, oferecer um tratamento precoce com esclarecimentos ao cidadão."
Reforça, então, o que foi dito, que a contaminação acontece mais em casa do que na rua. Cita que os medicamentos de tratamento precoce não atuam no vírus, eles atuam na célula do corpo. Acredita que muitas pessoas poderiam ter sido salvas pelos medicamentos que politizaram.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Ressalta que a saturação viral é prejudicial, isto é, confinar pessoas contaminadas no mesmo ambiente. Questiona sobre o funcionamento das empresas de transporte coletivo, porque se vê pessoas apinhadas, dentro dos ônibus, quando a lógica é aumentar os horários de funcionamento. [Taquígrafa: Eliana]